Hummer EV 100% elétrico! O mundo está perdido, ou faz todo o sentido?

O gigante e imponente Hummer também já está 100% eletrificado. O Hummer EV tem 1000cv e 250 kWh de bateria. Onde é que isto irá parar?

O mundo automóvel está a mudar, e a prova disso é o colossal GMC Hummer EV! Quem imaginaria que um modelo que sempre foi um sorvedor nato de gasolina (à americana), com motores de grande cilindrada, ruídos icónicos dos blocos V8 iria virar o extremo oposto – um veículo elétrico (VE).

O primeiro pensamento que me surgiu, quando vi digitalmente o novo Hummer EV foi: a GMC não teve como objetivo criar um veículo “verde”, amigo do ambiente, com o intuito de constar no ranking dos veículos elétricos mais ecológicos e mais eficientes… ou até desenvolver um concorrente dos SUV elétricos vindos da Europa, como os Mercedes EQ, ou os BMW iX ou até mesmo os Audi e-tron, mas a principal razão deve ter sido a capacidade tecnológica, as performances e a prova que a engenharia americana pode fazer algo diferente e inovador… talvez a pensar no “modus operandi” da Tesla e no seu sucesso.

Hummer EV – Pick up ou SUV?

Dados impressionantes!

Mas porque é que facilmente ficamos impressionados com o novo Hummer EV? Vamos a números, que para já não se encontram homologados, mas que impressionam: potência 1000 cv, binário disponível cerca de 11 000 Nm, três motores elétricos, 0-100 km/h em cerca de 3 segundos, bateria de 250 kWh de capacidade, uns expressivos 4000 kg de peso, numa carroçaria pick-up! Existe a versão “maxi” SUV, mas com performances inferiores.

Esmiuçando um pouco estes dados verificamos que este modelo é o maior em tudo. No peso é o VE de série mais pesado, superando o Mercedes-EQV (que possui quase três toneladas), ou seja, mais de uma tonelada, o que dá que pensar num caso de um embate. Para terem uma ideia só a bateria pesa 1315 kg. O mesmo que um Toyota Corolla Touring Sports.

Bateria colossal!

Relativamente à sua bateria de 250 kWh, é a maior alguma vez encontrado num VE, em termos comparativos é mais do dobro do novo Mercedes-EQS. Como em tudo na vida, tudo tem um lado positivo e um lado negativo, se por um lado temos uma autonomia (segundo a GM) superior a 560 quilómetros, por outro, para carregar totalmente numa tomada convencional de 220V demoraria cerca de três dias consecutivos!

Para além disso, e conforme se pode comprovar pelas imagens, o interior recebeu toda a tecnologia atual com ecrãs, sistema de info-entretenimento e muito mais. Tudo isto no já característico amplo interior dos modelos Hummer.

Hummer pick-up? Tal e qual!

Ora uma pick-up deste tipo é para fazer quilómetros em trabalho ou em lazer e, por essa razão, o GMC Hummer EV permite carregamento rápido de 350 kWh em corrente contínua (DC)… isto se encontrar postos com essa capacidade, uma vez que, a Tesla por exemplo, possui no máximo carregador de 250 kW!

Para além deste compêndio massivo na motorização, o chassis, também foi alvo de grandes desenvolvimentos por parte da equipa de engenharia.

“Modo caranguejo”?

Uma inovação é o modo caranguejo ou “crab mode”. Esta é uma das tecnologias que me fascinou, pois é algo que foi muito bem explorado tendo em conta a dimensão deste modelo. Basicamente não existe nenhuma novidade mundial, trata-se apenas do sistema de rodas traseiras direcionais, contudo, este sistema permite até no máximo 10º de rotação. Para terem ideia os valores normais são 3º a 5º…

Esta característica pode ter duas vertentes, ou virar as rodas para o mesmo lado que as da frente, ou então para o lado oposto. Virando para o mesmo lado que as da frente, é útil para sair de situações todo-o-terreno. Como por exemplo, quando o Hummer EV passa por zonas estreitas, ou se encontra atascado. Isso permite que o carro se movimente na diagonal, tal como os caranguejos andam, e assim, possa evitar manobras desnecessárias ou sair de situações complicadas.

Este sistema é útil também quando as rodas traseiras viram para o lado oposto da frente, por exemplo em situação de todo-o-terreno, em que é conveniente que por onde passem as rodas da frente seja o mesmo que as rodas traseiras, ou, então, para dar a volta em locais apertados.  O Hummer EV apesar de ter mais de 5,5 metros, consegue ter um raio de viragem de apenas 11.3 metros, estando ao nível de um Renault Mégane Sport Tourer por exemplo! Não podemos considerar uma pick-up ágil, pois não consegue diminuir os 2,2 metros de largura, contudo, pode conviver facilmente na cidade….

Hummer EV

Muita tração!

A suspensão do Hummer EV é pneumática e permite alterar as alturas, seja para ficar mais baixo ou subir a carroçaria. Este elemento é fundamental, por exemplo para conseguir uma maior tração para cumprir com os três segundos dos 0 aos 100 km/h. Quando se encontra no modo de “launch” para além de baixar no geral, o eixo frontal desce mais do que o traseiro ficando em posição de “ataque”, depois temos o modo “extract” que em situações de todo-o-terreno difíceis (por exemplo quando o meio do carro se encontra pousado) a suspensão eleva-se mais de 40 cm.

A nível de equipamento de segurança e conforto, tem tudo o que se pode esperar de um modelo premium, como condução autónoma nível 3, alteração de pressão dos pneus, 18 câmaras, sim leu bem 18 câmaras, incluindo algumas por baixo do carro de forma a ajudar a progredir em terreno muito acidentado, entre muitos outros aspetos.

Em resumo, é um carro enorme capaz de deixar muitos desportivos para trás no arranque, é civilizado na cidade pela sua capacidade de manobrar e pelas emissões/ruído zero e ao mesmo tempo um puro e duro de todo-o-terreno, espaçoso, luxuoso, uma pick-up Premium. É de facto  contraditório, que me deixa um pensamento agridoce e algo confuso, mas que lá no fundo é muito interessante e gostei do que vi, parabéns GM!