Guarda Racing Days 2022 – Treinos livres já mostram favoritos

As primeiras sessões de treinos terminaram. Já temos os favoritos para as corridas de amanhã do Guarda Racing Days 2022.

A tarde de sábado arrancou com muito calor, mas sobretudo muita vontade dos pilotos se fazerem à pista. Começavam os Treinos do Guarda Racing Days 2022. As condições reunidas pelo Clube Escape Livre e pela Câmara Municipal da Guarda, bem como todos os patrocinadores presentes, têm tudo para oferecer um grande espetáculo a todos os presentes.

À espera de máquinas e pilotos estava o traçado misto de 1,5 km onde teriam oportunidade de medir forças, marcar tempos e afinar pontos de travagem. Vamos a isso?

Primeira sessão de treinos cronometrados

A primeira sessão de treinos cronometrados foi para isso mesmo. E os tempos ainda não serviam de referência para a prova. No entanto, vamos aos resultados.

Alexandre Borges, num rapidíssimo Semog, foi o mais rápido à Geral e da Categoria Offroad, estabelecendo um tempo de 2.59,982. Depois seguiram-se os Can Am da categoria SSV, com Sérgio Batista a registar o tempo mais rápido da categoria e segundo à Geral com 3.08,138. Logo atrás ficou também o Can Am de Luís Tavares com 3.09,046.

Nota para dois dos pilotos da Guarda presentes a brilhar nesta sessão. Primeiro, António Matias, segundo na categoria Offroad com o seu Mitsubishi, com 3.23,604. E Fábio Cruz, em BMW, foi mesmo o mais rápido dos carros de Rali com 3.22,446.

Na categoria Todo Terreno, foi Carlos Silva, em Isuzu D-Max, a encabeçar a classificação com 3.37,788.

Guarda Racing Days 2022 Treinos 3

Sessões de Co-Drive e espetáculo

A pausa entre as duas sessões de treinos cronometrados foi aproveitada pelas equipas para algumas sessões de co-drive. Além disso, Marco Martins, no espetacular MG-Metro, e Fernando Silva no fantástico Bentley Continental GT, aproveitaram para dar espetáculo ao muito público presente no anfiteatro natural do Guarda Racing Days.

E, se na prova tudo tinha corrido bem a Fernando Barreiros, na Isuzu D-Max que partilha com Carlos Silva nesta prova, um toque acabou por deixar algumas marcas na dianteira do carro. Felizmente, nada que impeça ambos os pilotos de continuar em competição.

Um co-drive especial

Também nós estávamos cheios de vontade de ir experimentar a pista. E tivemos a sorte de o poder fazer ao lado de Alexandre Borges, o piloto do Semog amarelo que definiu o tempo a bater nos treinos. Sim, o Semog é um monolugar! Mas foi ao volante do Renault Twingo preparado pela Art of Speed que nos fizemos à pista.

Afinal, a categoria Rali é a grande paixão do jovem piloto e também ele não resistiu a poder experimentar a pista num carro da categoria. Um carro diferente mas, sem dúvida uma experiência única.

Para recordar, deixamos aqui a sugestão para verem o vídeo de um on-board desta pista, realizado na edição anterior, a bordo do SSV de Miguel Correia, que acabou por vencer a edição de 2021 do Guarda Racing Days.

Segunda sessão de treinos cronometrados

A segunda sessão de treinos cronometrados do Guarda Racing Days 2022 já permitiu melhorar tempos. E, claro, aproximar um pouco mais as marcas do que se espera amanhã nas mangas de qualificação.

Alexandre Borges manteve o favoritismo da primeira sessão e melhorou o seu tempo. Assim, o jovem piloto voltou a liderar a Geral e a categoria Offroad com 2.57,762. Também Sérgio Batista voltou a repetir o segundo lugar à Geral e primeiro da categoria de SSV, com 3.03,580. Já o terceiro lugar à Geral foi, desta feita, ocupado por Nuno Rodrigues, também em Can Am, com 3.05,590.

O melhor da categoria Rali foi agora Frederico Luís, em Renault Twingo, com 3.26,830. Já na categoria Todo Terreno, Carlos Silva mantém o favoritismo (pese os danos na frente da Isuzu D-Max causados pelo embate de Fernando Barreiros durante os co-drives), com 3.35,022.

Guarda Racing Days 2022 Treinos 2

Warm-up e corrida

A manhã de domingo está reservada para a sessão de Warm-up e, a partir das 14h, começam as corridas a valer. O ensaio do dia de hoje promete ser apenas um aperitivo do que o muito público que amanhã se espera vai poder viver.

Continuem desse lado a acompanhar tudo!