Guarda Racing Days 2022 – As máquinas estão a chegar à mais alta!

A cidade da Guarda acordou este sábado com o ronco dos motores das primeiras equipas a chegar para o Guarda Racing Days.

O Guarda Racing Days 2022 tem como base o renovado Hotel VanGuarda. Este abriu pela primeira vez desde o início da requalificação para unidade de quatro estrelas. Aqui, máquinas, pilotos e equipas técnicas começaram a ocupar os seus lugares no paddock urbano.

Guarda Racing Days 2022 2

São quatro as categorias em prova: Rali, Offroad, SSV e Todo-Terreno. E, a montra de automóveis de competição que se começa a formar impressiona quem passa pela Avenida Monsenhor Mendes do Carmo.

Guarda Racing Days 2022 – Público num anfiteatro natural

A localização não é um mero acaso. Do alto do Hotel VanGuarda desce um anfiteatro natural até à pista do Guarda Racing Days. Colina abaixo, com todas as condições de segurança, irá concertar-se o público. E, a julgar pela adesão dos anos anteriores, todos esperam ansiosamente pelo início dos treinos cronometrados, previstos para a tarde de sábado.

Um traçado único

A pista do Guarda Racing Days 2022 é o grande atrativo da prova. Este é um traçado misto, parte terra batida, parte asfalto. Uma pista que permite que os diferentes tipos de veículos mostrem os seus pontos fortes e pontos fracos, equilibrando a contenda.

Guarda Racing Days – O Circuito! (com onboard)

Conhece o traçado misto desenhado no centro da cidade para o Guarda Racing Days com um “onboard” do piloto Miguel Correia.

Ler mais

Preparação das máquinas para o Guarda Racing Days 2022

O início de qualquer prova é marcado pelo forte trabalho das equipas de assistência. Sempre, claro, em conjunto com os pilotos. É preciso afinar os carros, verificar pneus, óleos, combustível, afinações e motores.

Um trabalho fundamental para que as máquinas respondam na perfeição aos comandos dos pilotos. Especialmente quando estiverem em prova. E, claro, um trabalho que será constante ao longo dos dois dias. Isto porque à medida que se vão fazendo voltas à pista, as sensações do piloto vão determinar futuras afinações. Tudo para encontrar a combinação certa para fazer o melhor tempo à volta do traçado.

Tudo pronto para dois dias de corridas

A tarde de sábado está assim reservada para os treinos livres e cronometrados de todas as categorias. Uma tarde onde também haverá oportunidade para patrocinadores e entidades locais visitarem a pista e as equipas. E, claro, proporcionarem alguns co-drives com alguns dos melhores pilotos de cada modalidade.

A manhã de domingo servirá para as últimas afinações e warm-up. Na parte da tarde, é a valer. Com os carros a batalhar pelo tempo mais rápido e pela vitória em cada categoria. Depois, tempo para batalhas inter-categorias, algo único do Guarda Racing Days. Aqui, os 4 vencedores das categorias de Rali, Offroad, SSV e Todo-Terreno irão competir entre si. Primeiro nas semi-finais e depois na final para encontrar o vencedor absoluto da prova.

Por agora, tempo para montar as boxes, afinar os carros e fazer os primeiros reconhecimentos a pé do percurso. Fiquem desse lado a acompanhar tudo. Entretanto, podem espreitar como tudo aconteceu na última edição do Guarda Racing Days, em 2021.