Ford F-150 Raptor R. A hipérbole americana!

O V8 está de volta à carrinha favorita dos Estados Unidos. A nova Ford Raptor R é a solução para quem achava a nova Raptor… “morninha”.

É uma verdadeira “corrida às armas” à americana. A nova F-150 Raptor R, recupera o colossal motor V8 5.2 litros do Mustang Shelby GT500 e leva a luta diretamente à porta da rival Dodge Ram TRX. O novo modelo é o primeiro upgrade à gama Raptor desde a introdução da gama há três gerações atrás.

E vão três! Loucura Raptor chega ao Ford Bronco

Tem sido a linhagem de modelos da Ford com mais impacto na última década. Os irmão Raptor são agora três com a chegada do novo Bronco.

Ler mais

Amor à primeira vista

É uma verdadeira história de sucesso. Lançada em 2010, ainda sob a alçada da, agora extinta, divisão SVT, a primeira geração da F-150 Raptor, foi um verdadeiro marco na (enorme) indústria das pick-up no mercado americano. Até então nenhuma marca tinha feito uma interpretação tão extrema deste tipo de veículos, optando antes por oferecer acabamento cada vez mais luxuosos ao invés de desportivos. Com a Raptor tudo mudou. O modelo mais vendido do mundo, ganhava assim um novo mercado, junto dos seus clientes mais aventureiros.

Inicialmente lançada com um bloco 5.4 litros, atmosférico, aumentando mais tarde a cilindrada para 6.2 litros, o motor foi desde o início um dos grandes atrativos do novo modelo. Este propulsor foi mais tarde eliminado, na segunda geração da Raptor, dando lugar ao mutli-facetado V6 EcoBoost, que, numa das suas versões, equipa o muito aclamado Ford GT.

Esta nova geração viu também a introdução de uma suspensão mais capaz e com mais curso, assim como uma perda de peso na ordem 200kg, fazendo, para isso, um uso intensivo do alumínio. A nova Raptor entrava então no mundo Ford Performance, deixando a sigla SVT para trás, como os demais modelos da oval azul.

Ford Ranger Raptor – Do outro mundo!

Sem dúvida uma pick-up do outro mundo! A versão europeia da Ford Raptor veio para conquistar. Num segmento com várias propostas esta é, muito diferente!

Ler mais

A derradeira Raptor

A Ford acedeu ao pedido, de tantos dos seus mais ferverosos fãs. Desde a introdução do motor EcoBoost no topo de gama do alinhamento F-150, que se sentia a falta do tradicional V8. Com a segunda geração a não ser “abençoada” com essa sorte, coube agora à nova versão essa honra.

O bloco 5.2 litros, com compressor, da divisão Ford Performance, originalmente apresentado no Mustang Shelby GT500, foi optimizado para o uso off-road, oferecendo agora cerca de 700 cv de potência disponível.

As afinações do motor, apesar de fazerem com que perca alguma potência face ao equipado no Mustang, permitem uma entrega de potência, mais cedo, em rotações médias e baixas. Esta afinação é assim a ideal para o uso fora de estrada. Elementos como o filtro de óleo e o sistema de arrefecimento do lubrificante foram alterados, assim como foi introduzida um novo cárter, optimizado para a finalidade. O colector de escape é igualmente novo, sendo acompanhado de uma entrada de ar com mais capacidade. Foi também introduzido um novo filtro de ar cónico de alto rendimento.

Ao nível do chassis, as afinações são menos impressionantes. Segundo a Ford, a nova geração da F-150 Raptor foi desenvolvida desde o início para albergar o motor V8. Por essa razão, as suspensões e afinações mecânicas não tiveram de sofrer uma grande alteração. Os cuidados viraram-se apenas para a adaptação ao peso ligeiramente superior do V8 face ao V6 EcoBoost e outras aperfeiçoamentos de detalhe.

A transmissão essa sim sofreu alterações, com novos semi-eixos em alumínio, de maior diâmetro, associados a um novo conversor de binário, com afinação específica. Foram ainda acrescentadas proteções a alguns destes componentes, assim como uma nova calibração da caixa de velocidades, Select Shift, de 10 marchas.

Estética a condizer

Esteticamente, a nova Raptor R, conta com novos símbolos R na grelha frontal, em Code Orange, assim como no decalque na carroçaria. O capot tem agora uma nova perturberância, 2,5 cm mais alta que na versão convencional, ajudando também a extrair o ar quente do motor. Para complementar o estilo exterior, existem mais detalhes em preto, conferindo um ar, ainda, mais agressivo ao modelo.

Lá dentro, as alterações seguem a mesma linha. Encontramos, nos encostos de cabeça a referência ao modelo, assim como, no apoio de braço, acabados, novamente, na cor Code Orange, típica da gama Raptor.

Os bancos são cortesia da Recaro, em pele e alcântara, desenvolvidos para garantir o máximo conforto e apoio, fora de estrada. O interior está ainda equipado com pormenores em fibra de carbono, como, por exemplo, no tablier. Nota ainda para pequenos pormenores, novamente em Code Orange, como as costuras dos assentos e os pequenos entalhes nas grelhas de ar-condicionado.

Contas feitas, a nova Raptor R, volta a fincar o pé como o alvo a abater, depois da Dodge Ram TRX, lhe ter roubado, recentemente, esse posto. A nova carrinha saída de Dearborn, no Michigan, está já disponível para encomenda no mercado norte-americano, com os valores a suplantarem os 100.000$. Por este lado do Atlântico, no entanto, teremos de nos contentor com a mais modesta Ranger Raptor.