BMW lança subscrição para se poder usufruir dos opcionais!

A subscrição BMW que permite a utilização de opcionais da viatura, já é uma realidade noutros países. Chegará a Portugal? Provavelmente sim!

Cada vez mais, a compra de um automóvel se assemelha à de um qualquer gadget tecnológico. Inúmeras opções, cores e configurações tornam cada vez mais difícil a decisão e a escolha dos extras realmente úteis. Os modelos BMW permitem agora a subscrição de alguns destes extras, sem obrigar à sua compra, mesmo estando estes fisicamente instalados no veículo. Confuso? Nós explicamos!

BMW M3 Touring: Tudo sobre esta carrinha única! 

A BMW M3 Touring é um unicórnio, por ser única e a primeira carrinha do M3. A BMW andava a ameaçar fazer uma carrinha ultradesportiva

Ler mais

Bancos aquecidos, mas não só!

O conceito é simples, o automóvel é equipado de fábrica com todos os componentes necessários à operação das funcionalidades, mas o seu acesso encontra-se barrado digitalmente. Trocando por miúdos temos tudo, mas não podemos usar! Não podemos, até pagar…

Para desbloquear estes extras é necessário aceder à loja BMW ConnectedDrive, escolher aquilo que pretendemos desbloquear e, em cinco minutos, passamos a ter um novo componente no carro.

Mas que extras são estes? Bem um pouco de tudo a que estamos habituados. Os bancos aquecidos são um deles, assim como os máximos inteligentes, que desligam automaticamente quando detetam a presença de outros veículos.

Tomando o primeiro como exemplo, a subscrição mensal, no Reino Unido tem um custo de 15 libras. Pode-se ainda optar por um serviço de três meses ou três anos, pelo valor de 150 ou 250 libras respetivamente. Está ainda disponível a opção de compra total por 350 libras. Tudo através da BMW ConnectedDrive!

As funcionalidades disponíveis para subscrição incluem ainda o serviço de aviso de aproximação de radar de velocidade fixo e outras mais caricatas como a introdução de um som de motor desportivo na cabine através do sistema de som.

A promessa, entretanto, é que irão estar cada vez mais opções disponíveis para subscrever a qualquer momento da vida útil de um modelo BMW. Atualmente esta subscrição BMW não está disponível em Portugal, estando presente noutros mercados como é o caso do Reino Unido ou Alemanha, prevendo-se o seu alargamento geográfico no futuro.

Comprar ou subscrever?

O conceito de subscrição é cada vez mais comum nos dias de hoje. Seja em serviços de entretenimento ou caixas de meias mensais, estas transações vão tomando o lugar de compras únicas, permitindo o acesso a produtos e serviços com um esforço financeiro reduzido.

Esta modalidade também já chegou às quatro rodas. Ainda recentemente a Mercedes-Benz foi notícia, ao bloquear a utilização do seu eixo traseiro direcional na totalidade, a menos que o mesmo fosse subscrito. A, sempre irreverente, Tesla é também conhecida por estas ofertas, libertando toda a potencialidade de condução autónoma dos seus modelos mediante o pagamento mensal de um valor.

A notícia da entrada da BMW nesta realidade de subscrições não é, portanto, nada novo mas mostra a consolidação da tendência na indústria. Traduzindo para a realidade portuguesa, a subscrição de um serviço como os bancos aquecidos poderá até ser vantajosa. Com um clima ameno como o nosso, a necessidade desta função apenas se verifica em cerca de dois meses por ano, fazendo por isso sentido financeiramente optar por esta modalidade.

Por fim, e para que estas subscrições BMW até possam ser vistas com bons olhos, era necessário que a BMW reduzisse significativamente o preço dos opcionais, conseguindo que os seus modelos bem equipados ficassem um pouco mais acessíveis no momento da aquisição. Pegando no caso do BMW X4 30d ou do BMW 545e que ensaiámos, o preço dos opcionais ultrapassa os 20 mil euros e 35 mil euros respetivamente.