Opel Astra Sports Tourer. A nova carrinha alemã chega em outubro

O Astra Sports Tourer perpetua a tradição da marca alemã, chegando à 11ª geração com 5,8 milhões de vendas. Eis a nova carrinha Opel Astra!

O Opel Astra Sports Tourer perpetua uma tradição da Opel que chega à 11ª geração entre os modelos Kadett e Astra. Perfaz a belíssima cifra de 5,8 milhões de unidades vendidas ao longo destas gerações que começaram em 1963, ou seja, quase 60 anos. A chegada do novo Astra Sports Tourer marca uma nova era na história das carrinhas compactas da casa de Russelsheim. Para lá da digitalização com o Pure Panel e a frente Opel Vizer a marcar o estilo, o Opel Astra Sports Tourer surge com mecânicas híbridas e uma versão 100% elétrica.

OPEL ASTRA SPORTS TOURER 2

Prático, espaçoso e elegante, o novo Opel Astra Sports Tourer acaba de ser apresentado, estando prevista a sua chegada a Portugal a partir de outubro deste ano. O novo modelo terá uma oferta híbrida Plug-In com dois níveis de potência e versões a gasolina e Diesel. Uma oferta completa para todas as necessidades.

OPEL ASTRA SPORTS TOURER 30

Opel Astra. Sexta geração chega no outono. Preços e versões aqui.

O novo Opel Astra vai chegar a Portugal no final do outono deste ano com várias versões e mecânicas térmicas, híbridas e elétrica.

Ler mais

Os motores em detalhe

A Opel oferece no Astra Sports Tourer o sistema híbrido Plug-In com 180 cv e 360 Nm de binário. Os consumos são de 1,2 l/100 km e emissões de CO2 entre 25 e 27 g/km. Utiliza um motor a gasolina 1.6 litros com 150 cv e um motor elétrico com 110 cv. Com uma bateria de 12,3 kWh, a autonomia em modo elétrico chega aos 60 km.

Mais tarde chegará a versão de topo com 225 cv e 360 Nm de binário. O bloco a gasolina debita 180 cv. O bloco 1.2 litros com três cilindros a gasolina tem 130 cv e 230 Nm de binário (consumo combinado de 5,8 – 5,6 l/100 km e emissões de CO2 de 131 -127 g/km) e pode ter caixa manual de seis velocidades ou automática de 8 relações(consumo combinado de 5,9-5,7 l/100 km, emissões de CO2 de 133-129 g/km). Consegue-se assim adivinhar a proveniência deste bloco, agora que a Opel é mais um dos construtores que integram o grupo Stellantis.

Já o bloco a gasóleo tem quatro cilindros com 1.5 litros de cilindrada a debitar 130 cv e 300 Nm de binário, associado a uma caixa de 8 velocidades automática (consumo de 4,7 – 4,6 l/100 km e emissões de CO2 de 124 – 120 g/km). Mais uma vez números que denunciam a proveniência também deste bloco Diesel.

Carrinha prática e espaçosa!

Uma carrinha deseja-se prática e espaçosa. Com dimensões de 4642 x 1860 x 1480 milímetros (comprimento, largura e altura), o Opel Astra Sports Tourer é mais curto 60 mm que o modelo anterior. Apesar disso, oferece uma distância entre eixos de 2732 mm, mais 70 mm que anteriormente e mais 57 mm que o Astra de cinco portas.

Contas feitas, o Astra Sports Tourer oferece 600 litros de espaço útil de carga que pode chegar aos 1634 litros com o rebatimento dos bancos. Estes têm costas com rebatimento tripartido 40:20:40 e deixam o piso totalmente direito. As versões híbridas oferecem uma capacidade de carga de 548 a 1574 litros.

OPEL ASTRA SPORTS TOURER 20

O sistema Intelli-Space é um versátil piso da bagageira que pode ser facilmente ajustado com apenas uma mão nas posições alta ou baixa e fixada num ângulo de 45 graus. Além disso, para ainda maior comodidade, a chapeleira retrátil pode ser guardada por baixo do piso ajustável quando este está na posição mais alta ou na mais baixa.

OPEL ASTRA SPORTS TOURER 22

Elegante com Opel Vizor e Opel Compass

A carrinha do Opel Astra exibe o mesmo código de estilo do modelo de cinco portas. Ou seja, utiliza a frente Opel Vizor, o “rosto” da marca. Este acompanha toda a frente e alberga os faróis Intelli-Lux LED Pixel e as luzes diurnas. Junta o Opel Compass, onde se intersectam os eixos verticais e horizontais. O vinco pronunciado no capot e o grafismo em forma de asa das luzes diurnas – com o logótipo da Opel ao centro.  

Está disponível uma pintura bicolor opcional e, de perfil, o Opel Astra Sports Tourer replica a versão de cinco portas até ao final das portas traseiras. Na traseira, repete-se o Opel Compass como na frente, com os farolins estreitos em LED.

Interior espaçoso e… digital

O interior do Opel Astra Sports Tourer replica a berlina de cinco portas, destacando o Pure Panel.

Debaixo do tema “detox to the max”, a Opel tornou a experiência de condução totalmente digital. Tudo é operado a partir de um ecrã sensível ao toque de generosas dimensões. Onde está tudo como o controlo da climatização. Um clássico na Stellantis.

Há alguns comandos físicos, poucos, e o sistema multimédia e de conectividade oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fios. Também há um “head up display”.

Também confortável…

Unindo esforços com a AGR (Aktion Gesunder Rucken) e com a campanha “Costas Saudáveis), a Opel volta a oferecer os bancos certificados por este instituto alemão especialista em ergonomia. Bancos revestidos em pele sintética com ventilação e massagem estão disponíveis para ainda maior conforto na nova carrinha Opel Astra.

Numerosos sistemas de ajuda à condução, tais como o aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática, deteção de peões, aviso de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, deteção de sonolência, bem como o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (que inclui função de paragem com caixa automática), integram o equipamento de série em todas as versões do Opel Astra Sports Tourer que abre as encomendas em outubro deste ano.