Skoda Fabia Rally2: a nova máquina de Mlada Bolkeslav para os ralis

O Skoda Fabia Rally2 é um dos carros mais utilizados na segunda categoria do Mundial de Ralis, o WRC2.

O Skoda Fabia Rally2 é um dos carros mais utilizados na segunda categoria do Mundial de Ralis, o WRC2. Em Portugal, o carro já foi várias vezes campeão com Ricardo Teodósio e Armindo Araújo, para citar os últimos títulos. A Skoda Motorsport tinha parado a produção do Fabia R5 e da versão Evo para o Rally2. E a razão está aqui: o novo Skoda Fabia Rally2.

Após alguns “teasers” do modelo, finalmente, a Skoda revelou um dos carros de competição mais esperados. Um carro que, como pode ver nas fotos, merecia ter uma variante legal para utilização e estrada. Que a casa de Mlada Boleslav não vai, naturalmente, fazer.

Skoda Fabia Rally2 é novidade para o WRC

Depois de um longo período de desenvolvimento, o Skoda Fabia Rally2 está baseado na quarta geração do Skoda Fabia, revelada o ano passado e à venda há poucas semanas. 

Pintado de verde, o Skoda Fabia Rally2 exibe um pacote aerodinâmico que evolui a partir do carro anterior, com umas jantes de 18 polegadas (versão asfalto, 15 polegadas versão terra) pintadas de preto. O conjunto é soberbo!

Aproveitando a excelente aerodinâmica do carro de estrada, a Skoda Motorsport encontrou quase o dobro da força descendente face ao anterior modelo. 

Motor turbo com 291 cv

Por baixo do capot Skoda Fabia Rally2 está o bloco 1.6 litros com quatro cilindros (a base é a do motor do Fabia RS) com 291 cv e 430 Nm de binário. Tem uma caixa sequencial, manual, de seis velocidades, sem diferencial central e dois diferenciais mecânicos em casa eixo com autoblocante mecânico.

A velocidade máxima está limitada aos 200 km/h e a aceleração 0-100 km/h depende das relações de caixa. Por isso, a Skoda não refere cifras. O motor utiliza combustível sintético igual ao do WRC.

A suspensão dianteira tem sistema MacPherson com longo curso e otimização da estrutura, com travagem entregue a discos ventilados com 335 mm à frente e 300 mm atrás, na configuração de asfalto. Discos de 300 mm nas quatro rodas são os escolhidos para os pisos de terra.

O Skoda Fabia Rally2 segue para os compradores com bancos de competição e com cintos de segurança de seis apoios, de qualidade superior. O carro tem um novo painel de controlo central com ecrã sensível ao toque, com quase todas as funções acedidas pelos botões colocados no volante.

As janelas laterais do Skoda Fabia Rally2 são feitas em policarbonato e facilmente retiradas, o carro tem um sistema de extinção de incêndios e um “rol bar” de última geração feito em crómio molibdénio, que faz parte do chassis e aumenta a rigidez. Há, também, novas proteções para piloto e copiloto em fibra de carbono, kevlar e espuma de absorção de energia.