Rally de Lisboa 2022: o guia completo da prova

O Rally de Lisboa está de regresso depois de uma edição 2021 atribulada muito por culpa da pandemia de Covid-19.

O Rally de Lisboa 2022 está de regresso depois de uma edição 2021 atribulada muito por culpa da pandemia de Covid-19. A prova, organizada pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo (CPKA) que devolveu os ralis ao centro da capital e à zona Oeste regressa este fim de semana à estrada (dias 18 e 19 de junho), uma vez mais, com uma estrutura simples e compacta. Aliás, o rali será muito semelhante ao de 2021 exceção feita ao troço de Alenquer, mais longo que o ano passado em 8 quilómetros. A prova lisboeta terá, uma vez mais, base no Parque das Nações, mas com várias alterações, desde logo uma zona de restauração. A cobertura televisiva será assegurada através de “live streaming”.

O Rally Lisboa 2022 terá como base o Parque das Nações onde estará o Parque de Assistências e o Parque Fechado, que utilizará a antiga Praça Sony. A estrutura da prova contará com cinco troços e uma Super Especial.

rally lisboa 6

Rally de Lisboa 2022 com 55,5 km de troços no primeiro dia

Assim sendo, no primeiro dia (sábado) teremos o ”shakedown” (entre as 9h00 e as 12h00) realizado em Loures num troço de 2,47 km, que passa ao lado do Parque Municipal do Cabeço de Montachique. Terá uma zona espetáculo. Onde assistir? Basta seguir pela A8 desde Lisboa, sair da A8 para N374-2 Lousa / Montachique. Após as portagens (no Stop) virar à esquerda direção Montachique. Seguir pela N374-2 durante cerca de 1,5 km e virar à Direita em direção a Alverca / Bucelas entrando na N116. 275 metros depois, na rotunda sair pela segunda saída (a Partida do Shakedown fica do lado direito). Seguir pela N116 durante 4,5 km e á saída da localidade de Freixial virar à direita para Parque Municipal Cabeço Montachique / Ribas / Circuito de Ribas. Depois basta seguir durante cerca de 2,5 km pela Estrada das Ribas até que chega à Zona Espetáculo.

A primeira etapa terá 55,5 km de troços com a dupla passagem por Arruda dos Vinhos (11,10 km) e Sobral de Monte Agraço (15,4 km), fechando o primeiro dia de prova na Alta de Lisboa com uma superespecial de 2,5 quilómetros.

rally lisboa 3

Arruda dos Vinhos (11,10 km), PEC 1 e 3 (15:38 e 19:10 horas)

Para os espetadores, estão previstas cinco Zonas Espetáculo (ZE de Cachoeiras 1 e 2, Viadutio A10, Granja, Corredouras e Arruda) para o troço de Arruda dos Vinhos. A primeira será nas Cachoeiras, junto à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Entrar na N248 no sentido Vila Franca de Xira / Cadafais. Cerca de 2 km depois, abandonar a N248 e virar à direita para a M524 sentido Cadadais / Loja Nova. 

Após 2 km passa a placa de Loja Nova e vira à direita. Segue 1,3 Km no empedrado tomando as direções para Igreja N. Sra. Purificação / Parque de Jogos. 400 metros depois, junto á Igreja da Loja Nova, virar à direita em direção a Carregado / Cadafais / Casa Mortuária / Sanitário. 500 metros depois virar à direita (ZE Cachoeiras 1). Se seguir em frente vai para a ZE Cachoeiras 2.

Para a ZE do Viaduto da A10, siga na N115-4 no sentido Cadafais / Arruda dos Vinhos. Na localidade de St. Estevão, virar à esquerda para “Academia de Dressage” / Cachoeiras. A Zona Espetáculo fica após o viaduto da A10.

Já para a ZE da Granja, seguir pela N115-4 no sentido Cadafais / Arruda dos Vinhos, virar à esquerda junto ao Restaurante Cantinho da Granja, seguindo em direção a Antas / Quita da Serra. A ZE fica a 1,5 km. Na ZE da Corredouras, tomar a N115-4 no sentido Cadafais / Arruda dos Vinhos. Na localidade de Corredouras, entrar no meio da Zona Industrial. No final descida, virar à esquerda e após 50 metros virar à direita junto do armazém da empresa Meteoro. A Zona Espetáculo fica a 700 metros.

Finalmente, a ZE de Arruda fica na Estrada da Costa (Arruda dos Vinhos) no sentido Arruda dos Vinhos / Cachoeiras.

rally lisboa 2

Sobral de Monte Agraço (15,4 km), PEC 2 e 4 (16:26 e 19:58 horas)

A prova especial de classificação 2 e 4 do Rally Lisboa 2022, é o troço de Sobral de Monte Agraço com 14,78 km. Um traçado com muitas zonas técnicas e complicadas para os pilotos que terá cinco ZE, Baloiço dos Gafanhotos, Arranhó 1 e 2, Louriceira de Cima e Lameiro das Antas.

Para a primeira ZE deve seguir a N248 sentido Sobral de Monte Agraço / Arruda dos Vinhos. Á saída da localidade de Pinheiro, virar à direita para Outeiro / São Quintino. Cerca de 300 metros depois, na localidade de Outeiro, seguir em direção á Igreja de Santo Quintino. Antes da Igreja, virar à Esquerda, para 300 metros depois virar à esquerda para o estradão da eólica. Cerca de 800 metros depois chega ao troço.

Para as ZE de Arranhó, seguir a N115 no sentido Bucelas / Sobral de Monte Agraço. A Zona Espetáculo situa-se após uma zona industrial à saída de Arranhó. Para chegar à segunda ZE , seguir a N115-4 no sentido Arranhó / Louriceira de cima. A Zona Espetáculo situa-se na rotunda da N115-4 para a Louriceira.

Se seguir na N248 no sentido Sobral de Monte Agraço / Arranhó, encontrará a ZE de Louriceira de Cima na interseção com a N115-4 em Arranhó, após passar a localidade da Louriceira de Cima.

Finalmente, se seguir a M528 no sentido Santiago dos Velhos / Arruda dos Vinhos, depara-se com a ZE de Lameiro das Antes na interceção entre a M528 e a N115 sentido Arruda dos Vinhos.

Alta de Lisboa (2,5 km), PEC 5 (21:26 horas)

A classificativa que fecha o primeiro dia do Rally Lisboa 2022 utiliza as vias entre as rotundas Nelson Mandela e frente à estação de recolha da Carris na Musgueira, passando pelo Colégio de São Tomás e pelos pontos de observação de aviões do Aeroporto de Lisboa. Um troço com várias chicanes e muitas oportunidades para ver os pilotos em ação.

31,98 km de troços no segundo dia

Na segunda etapa teremos a maior novidade desta segunda edição do Rally de Lisboa: o troço de Alenquer terá mais 8 quilómetros. Assim, a primeira prova especial de classificação (PEC) do dia terá 16,79 km. É o troço mais longo da prova!

O Rally Lisboa 2022 encerrará com a passagem pelo mítico troço de Montejunto (9,97 km) e a disputa da classificativa de Vinhos de Lisboa (5,22 km).

Alenquer (16,79 km), PEC 6 (10:41 horas)

Quem quiser ver o troço de Alenquer tem seis Zonas Espetáculo (ZE) para o fazer: Casais da Marmeleira, Carnota, Cabeços, Arco da Pipa, Crespo e Casais da Marinela. A primeira alcança-se seguindo N1 no centro do Carregado, sentido Carregado / Alenquer. Depois do Quiosque, virar à esquerda no cruzamento em direção Casais da Marmeleira / Ferraguda / Guizanderia. Após 250m (junto ao Rancho Folclórico) virar à direita e logo de seguida à esquerda em direção a Casais da Marmeleira. 500 metros depois seguir pela esquerda (tem portão de quinta á frente). Após 100 metros segue pela direita entrando na localidade de Casais da Marmeleira, seguindo sempre em frente durante dois quilómetros até que chega à Zona Espetáculo. 

Para a segunda ZE tem duas opções: segue a N115-3 no sentido Sobral de Monte Agraço – Cadafais, entra na localidade de Santana da Carnota. Após o semáforo junto à Escola Primária (virar à direita para rua paralela à principal, onde vai encontrar bastantes lugares de estacionamento). Ou então após o semáforo manter-se na principal e passar zona estreita de Carnota junto da Igreja e no cruzamento do Café Carioca virar à esquerda para a Rua de Santa Ana (a que tem o semáforo de velocidade controlada). 200 metros depois vira á direita para Rua da Pedreira (tem um desnível na mudança de rua). A Zona Espetáculo situa-se em terreno a urbanizar.

Múltiplas opções para o troço de Alenquer

Para a ZE de Cabeços, deve seguir a EM523 no sentido Alenquer / Cabeços. A Zona Espetáculo fica no lugar de Cabeços, no cruzamento para a Silveira da Machôa.

Para chegar à ZE do Arco da Pipa, no centro da localidade de Carnota, seguir as indicações de Pipa. Cerca de um quilómetro depois encontra a Zona Espetáculo que fica junto da Quinta no Chafariz, na passagem do arco da Pipa.

Vindo na N9 sentido Alenquer / Torres Vedras, dentro da localidade de Porto da Luz (atenção, pouco visível), virar à esquerda para Pancas. Cerca de 200 metros após abandonar a N9, passa uma ponte e no cruzamento após a Escola Primária seguir em frente para subida muito acentuada, deixando o Centro de Convívio de Porto da Luz do lado esquerdo. Cerca de 1,5 km depois chega á ZE de Crespo.

Finalmente, para chegar à ZE de Casais da Marinela, seguir na N9 no sentido Alenquer / Torres Vedras, na localidade de Estalagem, virar para Casais da Marinela. 250 metros depois voltar a virar à esquerda para Casais da Marinela / Santana da Carnota. Após dois quilómetros numa subida muito acentuada encontrará a Zona Espetáculo.

Montejunto (9,97 km), PEC 7 (11:39 horas)

O troço do meio desta segunda etapa terá três Zonas Espetáculo (ZE). A primeira está no Cruzamento de São Salvador, o cruzamento da classificativa original de Montejunto, em terra, na descida em pisos de terra para São Salvador. Acesso que é indicado para veículos 4×4. Os restantes seguem pelo IC2 sentido norte, após a Galp, virar à esquerda para Caldas da Rainha / Cercal / Montejunto e logo de seguida virar á esquerda para São Salvador, passando atrás da Galp, onde volta a virar à direita, subindo a Rua do Montejunto até ao final, virando à esquerda para a Rua dos Carmos. No final desta, seguir pela subida em terra durante 5,4 km.

A ZE do Estádio tem acesso pelo interior da ZE do Cruzamento de São Salvador. Finalmente, na localidade de Pragança, seguir em direção a Montejunto e encontra a ZE de Pragança.

Vinhos de Lisboa (5,22 km), PEC 8 (12.32 horas)

Para ver a última especial do Rally de Lisboa, há duas ZE. A primeira em Ribafria. Vindo na N9 sentido Alenquer / Torres Vedras, ao chegar à localidade de Estalagem, virar à esquerda para a N9-3 (Ribafria – Espiçandeira).

Seguir sempre pela N9-3 durante cerca de 6 km sem mudar de direção. Depois de passar pela localidade de Ribafria vai chegar á Zona Espetáculo que se situa no cruzamento para Pereiro de Palhacana / Cemitério de São Miguel.

Para ver o troço em Pereiro de Palhacana, Vindo na N115-3 sentido Alenquer / Sobral de Monte Agraço, virar à direita para Pereiro de Palhacana. Segue em direção a Pereira de Palhacana durante cerca de um quilómetro e na rotunda seguir pela segunda saída.

Atravessa depois a localidade de Pereiro de Palhacana (zona estreita ao longo de 1 km) até que chega á Zona Espetáculo.

Rally de Lisboa com lista de inscritos… recheada!

Contando para o Campeonato Start Sul de Ralis, Troféu Regional de ralis Sul e Desafio Kuhmo, o Rally de Lisboa tem duas listas de inscritos. A primeira, para aquelas competições, conta com 35 inscritos. A segunda exibe 16 automóveis, mas aqui com alguns nomes que deixariam provas do Campeonato de Portugal de Ralis muito satisfeitas.

Nesta última encontramos os nomes de Bernardo Sousa (Citroën C3 R5), Miguel Campos (Porsche 911 GT3 Cup), Gil Antunes (Dacia Sandero R4), Daniel Nunes (Ford Fiesta Rally3), Pedro Leal (Mitsubishi Lancer Evo IX). O jovem Kevin Saraiva estará presente com o seu Toyota Yaris GR, a que se juntam mais quatro Porsche 911 GT3 Cup (um deles para o espanhol José Perez Alonso) e um Hyundai i20 R5 (para Pauric Duffy), um Peugeot 208 T16 e dois Lancer Evo, mais um Ford Escort MKII. 

Salientar que nos carros “0” vão estar Rui Madeira, Ricardo Teodósio e Nuno Tordo, uma tripla de campeões que sublinha a traço grosso a qualidade desta segunda edição do Rally de Lisboa que pode acompanhar amanhã nas estradas da região de Lisboa.