Proprietários Tesla fazem fila para carregar a caminho do Algarve

Se alguns proprietários Tesla hoje tiveram que esperar para carregar num supercarregador, imagine-se o que terá sucedido aos restantes…

O Verão está a chegar e com ele os feriados de junho. Uma ótima oportunidade para umas mini férias, apanhar sol e aproveitar as temperaturas quentes do nosso país. Assim, muitos rumam até Sul para encontrarem o Algarve ainda sem a confusão habitual dos meses de agosto e setembro. Contudo, é nestas alturas que se dão também alguns engarrafamentos. Desta vez não foi na estrada mas sim nos Supercarregadores da Tesla em Alcácer do Sal. Algo inevitável que prova que nem a Tesla é imune a estas consequências da massificação dos elétricos.

Não é novidade que com o aumento constante dos veículos 100% elétricos nas nossas estradas, os pontos de carregamento têm de aumentar. O estado continua com o incentivo do fundo ambiental para a compra de veículos 100% elétricos. Atualmente são 4000€ de incentivo para um particular que pretenda adquirir um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico.

Porém, as redes de carregamento são manifestamente insuficientes, e ainda que tenham vindo a aumentar como já aqui demos conta por várias vezes, continuam a revelar lacunas. Há cerca de três meses demos conta que, para atingir os objetivos previstos até 2030, a rede pública de carregamento precisava de mais 6,8 milhões de carregadores em toda a Europa. A fila que se verificou hoje no SuC da Tesla em Alcácer do Sal é a prova disso mesmo.

Power Dot reforçou rede nacional de carregadores elétricos

A startup portuguesa instalou 36 novos pontos de carregamento elétricos em oito distritos nos primeiros três meses de 2022.

Ler mais

Tesla na frente

E se a venda de automóveis 100% elétricos tem aumentado no geral, em particular a Tesla foi a marca mais vendida em 2021 com 936 172 unidades. O Model 3 foi o veículo elétrico mais vendido com mais de 500 mil unidades entregues. E Portugal não foi exceção. O modelo da Tesla não só foi campeão europeu como também o elétrico mais vendido a nível nacional.

Imbatível na tecnologia e serviços ao dispor do condutor, aliciante nas autonomias disponíveis e inigualável na simplicidade de utilização, o Tesla Model 3 vendeu em Portugal durante o ano passado, 1140 unidades. Ora, isto vem colocar em cima da mesa a questão dos postos de carregamento.

Marcas e modelos elétricos mais vendidos em 2021 em todo o Mundo!

A lista das marcas e modelos elétricos mais vendidos em 2021 globalmente determina uma vitória para a Tesla, em ambas as tabelas.

Ler mais

Rede de Supercarregadores Tesla não é imune

E se a Tesla até tem uma rede própria de carregadores muito bem composta e bem distribuída, e numa altura de pico de afluência consegue criar uma considerável fila com proprietários Tesla a terem que esperar algum tempo para carregar, o que dizer todos os proprietários dos restantes veículos 100% elétricos, condenados aos reduzidos postos de carregamento?

É que enquanto os Superchargers da Tesla de Alcácer do Sal dispõem de 10 carregadores capazes de carregar os modelos norte-americanos a uma velocidade até 150 kW, nos restantes pontos ao longo da A2 podemos contar com um ou dois carregadores por área de serviço. Para além disso, e excetuando os carregadores da IONITY em Almodôvar capazes de velocidades até superiores, os restantes ficam-se pelos 50 kW.

Na imagem partilhada hoje no Grupo de proprietários e utilizadores de veículos Tesla, é possível ver mais de seis carros em fila a aguardar a sua vez para carregar. Assumindo que cada um carregará pelo menos 20 minutos, o autor da foto ainda irá esperar algum tempo até chegar a sua vez.

Publicacao Facebook Tesla

O dia em que carreguei a bateria de um Tesla… com um Hyundai!

Este foi o dia! Em que carregamos um carro elétrico, com outro carro elétrico. O mundo está a mudar, e o mercado automóvel acompanha.

Ler mais

É urgente aumentar a rede!

Referir ainda que, para além dos 10 carregadores disponíveis no local, existem ainda outros quatro já instalados. Ao que parece, aguardam por burocracias… algo infelizmente muito comum no nosso país. A disponibilidade destes ajudaria alguma coisa numa altura em que se aproximam as férias de verão. Quando estiverem disponíveis, só este ponto em Alcácer do Sal, terá 14 carregadores disponíveis.

E se no caso da Tesla esta situação se verifica pontualmente em determinados períodos de anormal afluência, o mesmo não se pode dizer dos restantes carregadores, nomeadamente os das auto estradas portuguesas. Nesses, muito em breve o novo normal será esperar algumas horas para poder carregar o carro. Facto que prova que apesar das evoluções, e das cada vez maiores autonomias, é urgente aumentar significativamente a rede de carregamento. Não será tão pouco a eventual abertura da rede de supercarregadores Tesla aos restantes veículos, que irá resolver esta questão no nosso país.

Diário de bordo. 10 000 km percorridos em carro elétrico. Quanto poupámos?

Uma das mais aclamadas vantagens dos carros elétricos é o baixo custo por quilómetro percorrido. Percorridos 10 000 km com o Volvo XC40 Recharge fizemos as contas. Afinal, quanto poupámos?

Ler mais