Peugeot 408 revelado. Berlina? Crossover? Coupé? Um pouco de tudo!

O Peugeot 408 já chegou e mostra-se irreverente e primogénito pois a casa francesa nunca teve um “fastback” na sua gama.

O Peugeot 408 já chegou e mostra-se irreverente e primogénito pois a casa francesa nunca teve um “fastback” na sua gama. É uma espécie de crossover que tenta oferecer uma alternativa aos SUV. Se está a pensar “onde diacho é que eu já vi isto” tem toda a razão… Citroën C5 X diz-lhe alguma coisa? Pois é, é o irmão deste 408. As diferenças acabam por ser marcantes, pois, o carro da casa de Sochaux é mais agressivo e… felino, como não poderia deixar de ser.

Peugeot 408

Aparência inédita de “fastback”

O Peugeot 408 destaca-se, desde logo, pela aparência. Possui uma carroçaria pouco habitual, tão rara que é uma estreia absoluta na casa francesa! Segundo a Peugeot este é um “fastback” dinâmico com um estilo inconfundível. Duas verdades que acabam por desaguar num carro que tem, claras, semelhanças com o Citroën C5 X, mas consegue sair dessa pele graças a detalhes muito bem conseguidos.

Depois há vários detalhes surpreendentes: o recorte invertido do para choques traseiro e a grelha da mesma cor da carroçaria, o enorme símbolo da marca e as jantes com 720 mm de diâmetro (20 polegadas) com um desenho verdadeiramente fora da caixa.

Peugeot 408

Peugeot 408 oferece com amplo espaço

Contas feitas, o Peugeot 408 tem um comprimento de 4,69 metros e uma distância entre eixos de 2,79 metros, cifra que permite oferecer uma excelente habitabilidade. Traduzida num espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro de 188 mm. Por outro lado, a bagageira oferece 536 litros de capacidade que pode ser “esticada” até aos 1611 litros com o rebatimento do banco traseiro. Simultaneamente, a altura de apenas 1,48 metros oferece uma silhueta esguia, elegante e, paralelamente, aerodinâmica.

Vem aí o Peugeot 408. O novo crossover da casa francesa

O Peugeot 408 será revelado no mês de junho e será um crossover que se vem juntar à gama 308 (carro e carrinha) e ao SUV 3008.

Ler mais

Interior com o Peugeot i-Cockpit

O Peugeot 408 já chegou e tem consigo o habitual habitáculo i-Cockpit de última geração. Por outro lado, o interior do novo modelo, diz a Peugeot, está focado na qualidade e conectividade, sempre com as mais recentes tecnologias.

Os sistemas de ajuda à condução seguem a tendência dos últimos produtos da casa francesa e da Stellantis. Destacamos o “cruise control” adaptativo com função “Stop & Go” e “night vision” que alerta para a presença de animais, peões e ciclistas no caminho antes de os iluminar, vigilância do ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego traseiro que avisa sobre um perigo ao fazer marcha atrás.

Peugeot 408

Peugeot i-Connect Advanced é destaque na conectividade

O sistema i-Connect Advanced é a mais atual experiência de info entretenimento a que se junta um sistema de navegação da TomTom, coim um mapa que se espraia pelo ecrã de 10 polegadas. Tudo é atualizado via internet.

Para lá de tudo isto, há a possibilidade de ligar dois “smartphones” ao sistema, existem quatro tomadas USB-C e um ecrã de 10 polegadas. Pode “chamar” o 408 com o comando por voz natural “Ok Peugeot”.

Ajudas á condução no Drive Assist 2.0

Referir, ainda, que o pacote “Drive Assist 2.0” é mais um passo a caminho da condução semiautomática e contempla o cruise control adaptativo e o assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Há duas novas funções: mudança de faixa semiautomática (que permite ultrapassar o veículo à frente e depois regressar à faixa, entre os 70 e 180 km/h) e recomendação antecipada de velocidade (que sugere ao condutor que acelere ou desacelere de acordo com os sinais de trânsito).

Os bancos dianteiros são da AGR iguais aos que a Opel já usa há algum tempo, podendo ter ajustes elétricos segundo dez vias com função de memória (seis vias para o passageiro) e possibilidade de massagem e refrigeração e aquecimento.

Bagageira com ampla capacidade

Graças à longa distância entre eixos, o espaço no banco traseiro é amplo, o mesmo se passando na bagageira. A capacidade vai dos 536 aos 1611 litros, onde estão incluídos 36 litros por baixo do tapete da mala, nas versões com motor a gasolina. Com o encosto rebatido, pode ser transportado um objeto de comprimento de 1,89 metros.

A bagageira pode ser aberta com um gesto debaixo do para choques, com o controlo remoto ou através de um botão no painel de instrumentos.

Peugeot 408 com maior conforto térmico

Para ajudar o conforto térmico e acústico o para brisas pode ser totalmente aquecido (opcional) e a espessura dos vidros dianteiros aumentou (3,85 mm), sendo laminados passando a ter 3,96 mm de espessura. O sistema de ar condicionado conta com o AQS (Air Quality System) que monitoriza de forma constante a qualidade do ar que entra no compartimento dos passageiros. O “Clear Cabin” é um sistema de tratamento de ar que filtra gases e partículas. 

Gama de motores inclui blocos híbridos Plug-In

A gama de motores do Peugeot 408 tem inclui duas versões híbridas Plug-in com 180 e 225 cv, respetivamente e, ainda, uma variante a gasolina com 130 cv. Todos os motores estão acoplados a uma caixa automática de 8 velocidades e no próximo ano surgirá uma variante 100% elétrica.

As variantes híbridas utilizam uma bateria de 12,4 kWh e o Peugeot 408 tem dois tipos de carregador de 3,7 e 7,4 kW (este como opcional). Numa tomada padrão, são precisas 7 horas e 5 minutos, ligado a uma tomada de 16 amperes leva 3 horas e 50 minutos e numa “wallbox” de 7,4 kW, a bateria fica totalmente carregada em 1 horas e 55 minutos.

Peugeot 408 chegou e com soluções para o dia a dia

Duas soluções são propostas para ajudar os clientes na transição energética. O Peugeot Easy-Charge proporciona fácil acesso a diferentes soluções de carregamento para veículos eletrificados. Uma gama de soluções de carregamento em casa ou no local de trabalho, através de uma vasta gama de equipamentos (tomada reforçada, wallbox, Smart wallbox, etc.), um diagnóstico para avaliar a instalação elétrica a fornecer e a melhor solução de carregamento, bem como a instalação final, graças aos parceiros recomendados.

Um pacote de carregamento público através da Free2Move eSolutions, permitindo o acesso a uma rede de mais de 260 mil pontos de carregamento na Europa: seleção de pontos de carregamento de acordo com a distância, velocidade e preço.

Já conduzimos a nova Peugeot 308 SW. Todos os detalhes aqui.

A Peugeot acaba de colocar no mercado a versão carrinha do seu modelo para o segmento C. Senhoras e senhores, esta é a nova Peugeot 308 SW.

Ler mais

Já o Peugeot Easy-care foi concebido para tranquilizar os compradores no seu processo de descoberta e ajudá-los a desfrutar do seu automóvel com total tranquilidade. Simuladores e viagens digitais para fornecer informações sobre mobilidade elétrica nos sites da marca.

Contratos de serviço adaptados e assistência em viagem que podem ser incluídos num único pacote de financiamento para permitir aos clientes desfrutar do seu veículo com total tranquilidade. Um certificado de capacidade da bateria após um serviço para facilitar a revenda de um veículo eletrificado, garantindo o nível de capacidade da sua bateria. A bateria é protegida por uma garantia de 8 anos ou 160 mil km.