Grupo VW mantém planos para colocar a Porsche em bolsa

A VW mantém os planos de colocar em bolsa o capital da Porsche naquela que será uma das maiores OPA de sempre na Alemanha.

A VW mantém os planos de colocar o capital da Porsche em bolsa, naquela que será uma das maiores OPA de sempre na Alemanha. Esta oferta pública de venda do capital da Porsche pode valer qualquer coisa como 90 mil milhões de euros. Paralelamente, o grupo VW vai investir de forma massiva no desenvolvimento e produção de modelos 100% elétricos.

Provando ser resiliente navegando pelo mar picado da indústria automóvel dos últimos anos com relativa facilidade – até à crise dos semicondutores – a Porsche é um dos bens mais cobiçados do grupo VW. Por isso, como referiu Arno Antlitz, o diretor financeiro do grupo VW, o gigante alemão vai fazer a oferta pública de aquisição do capital da Porsche.

VW mantém
Arno Antlitz, CFO do grupo Volkswagen

“Ainda anda por aí capital, mas também há muito ceticismo sobre investir em empresas de tecnologia” referiu Antlitz, não deixando de dizer que a Porsche “é muito sólida!”

Decisão tomada

A VW mantém a decisão de colocar a Porsche em bolsa e está, claramente, otimista que tudo vai correr bem. Não está preocupada com a volatilidade dos mercados que está cada vez maior devido à guerra na Ucrânia. Mas não só. A crise económica tendida pela inflação, taxas de juro crescentes e inflação. Tudo indicadores que pesam muito nas decisões sobre o investimento.

Por outro lado, a VW mantém a ideia de investir de forma maciça no desenvolvimento e produção de veículos 100% elétricos. Tudo para enfrentar a Tesla. 

Dai que o grupo VW mantém a vontade de construir 240 gigawatts/hora de células de baterias espalhadas por sete unidades de produção, parcialmente com parcerias.

Ora, os 90 mil milhões de euros, a avaliação da Porsche, são fundamentais para este investimento. Ainda que o grupo VW tenha músculo financeiro para não ter de gastar tudo. “Tudo está preparado para o incremento de investimento, mas também para financiar esse incremento” deixou claro Arno Antlitz. 

A VW também está aberta para uma OPA sobre a sua unidade de baterias, depois de ter financiado com capitais próprios e encontrar parceiros estratégicos. O negócio está pensado para ser feito em 2023 ou em 2024.