DS7 renova-se mantendo o requinte e perdendo o sufixo Corssback

O DS7 foi renovado tendo como destaques conforto, requinte e eletrificação, naquela que é a mais profunda mudança no modelo.

O DS7 foi renovado tendo como destaques conforto, requinte e eletrificação, naquela que é a mais profunda mudança no modelo. Lançado em 2017 como o primeiro DS original, o DS 7 Crossback fez a sua carreira apostando na irreverência e qualidade, abrindo alas para este novo modelo que a DS promete ser superior em tudo ao SUV atual. 

O diretor de estilo da DS, Thierry Metroz, lembra que “respeitando sempre a personalidade e a elegância da linhagem atual, injetámos um toque adicional de dinamismo, com uma carroçaria de linhas mais afiladas. O carácter do novo DS 7 recebe um novo impulso, particularmente à frente e atrás.”

E o responsável pelo estilo do DS7 vai mais longe explicando que “na frente apresentamos uma nova geração de assinatura luminosa, inspirada diretamente nos nossos mais recentes ‘concept-cars’. Novas confecções veem, também, reforçar o caráter do interior, procurando sempre o maior requinte. O novo DS 7 resulta de uma forte colaboração entre as minhas equipas, os peritos das diferentes áreas, designadamente da iluminação, que lhe integraram uma tecnologia de vanguarda, os engenheiros da DS Performance, sem esquecer as nossas equipas da fábrica.”

DS7 FRENTE 1

DS7 foi renovado com um estilo moderno

Face ao atual modelo, o novo DS7 exibe alterações significativas na frente e na traseira. Reclama a DS que o carro manteve-se elegante, mas mais dinâmico, linhas mais definidas e estruturais. Enfim, é mais coerente e está mais perto daquilo que são os atuais produtos da DS.

A frente tem linhas mais afiladas num trabalho do DS Design Studio de Paris. A assinatua de luz evoluiu e o DS7 utiliza os pequenos faróis DS Pixel Led Vision 3.0 em combinação com luzes diurnas DS Light Veil.

Depois surgem as DS Wings com uma grelha mais generosa e um painel inferior com uma nova gama de cores consoante a versão.

DS7 TRASEIRA 1

Na traseira, o DS7 foi renovado com farolins LED são mais pequenos e redesenhados para um acabamento metálico escuro. Igualmente redesenhados foram o portão da bagageira e o símbolo da marca, enquanto a denominação DS Automobiles passa a estar na traseira. Para além disso, o novo DS7 deixa o sufixo Crossback.

Há novas jantes de liga leve (Edinburgh e Silverstone) com 19 polegadas, além das opcionais Brooklyn com 21 polegadas, exclusivas do DS7 E-Tense 4×4 360 híbrido Plug In.

DS7 INTERIOR 1

Interior de qualidade e requinte

A DS Automobiles reclama que o DS7 foi renovado com uma escolha de materiais de alta qualidade e requinte. O topo de gama Opera é proposto com duas cores de pele Nappa: Preto Basalt e Cinzento Pearl. Em extensões mais amplas, a zona de maior qualidade da pele acrescenta um toque natural e refinado ao interior. 

Novos estofos com um efeito drapeado no acabamento em pele Nappa estão agora aplicados no tablier e nos painéis das portas. Sem costuras ou juntas, mantêem a sensação e o aspeto do couro natural. 

A pele é ainda melhorada pelo processo de estampagem, com linhas equiparadas à assinatura DS Light Veil.

Já a variante Rivoli introduz a cor Preto Basalt e que conta com acabamentos acolchoados cosidos, combinados com os estofos em Pele Claudia, com um grão de pele mais pronunciado. Finalmente, nos níveis Performance Line e Bastille, também há diferenças. O primeiro apresenta uma cor preta mais profunda, com o tecido de microfibra Alcantara em toda a sua extensão e pormenores em tom Gold e Carmine, que realçam o seu aspecto, o primeiro. O segundo foi renovado com um novo acabamento DS Canvas e um grão em Preto Basalt inspirado na pele dos peixes.

Motorizações híbridas… mas não só

O DS7 foi renovado e surgirá no mercado com três motorizações híbridas Plug-In (225, 300 e 360 cv) e uma unidade Diesel BlueHDI com 130 cv. Fora da Europa estão disponíveis os blocos Pure Tech a gasolina com 130, 215 e 225 cv.

As variantes híbridas são três com 225, 300 e 360 cv. O primeiro usa o motor PureTech 180 com um motor elétrico de 110 cv com caixa automática de oito velocidades e tração dianteira. Já os mais potentes têm tração integral utilizando o bloco PureTech de 200 cv e dois motores elétricos de 110 e 122 cv. A versão 360 cv tem afinações especificas da DS Performance.

Todos utilizam uma bateria de 14,2 kWh que autoriza uma autonomia em modo 100% elétrico de 65 km em ciclo misto e até 81 quilómetros em cidade. O tempo de carga da bateria num carregador de 7,4 kW é de cerca de duas horas.

Aposta na tecnologia

O sistema de info-entretenimento é uma das maiores alterações no novo DS 7, com a inclusão do DS Iris System. Esta nova solução introduz uma interface totalmente renovada, completamente configurável, reativa, fluida e suportada por reconhecimento de voz natural. 

O redesenhado ecrã tátil de 12″ de alta resolução apresenta um menu composto por widgets. Permitindo, assim, aceder a todas as funções com um único movimento. Seja para controlar a navegação conectada, a ventilação, as fontes de áudio digital e a informação de viagem. 

Este ecrã permite, também, a visualização da frente e da retaguarda. Essa visão é proporcionada por novas câmaras digitais de alta resolução, e ainda o acesso à função Mirror Screen via wi-fi. 

Há um novo painel de instrumentos digital de 12 polegadas. Com ecrãs que podem ser alterados e personalizados. Conta com gráficos renovados com toda a informação vital, como o fluxo de energia nas versões híbridas plug-in.

Renovação com sistemas inéditos no segmento

Depois há outras tecnologias como o DS Active Scan Suspension e o DS Night Vision. O primeiro é um sistema de amortecimento. Este é controlado por câmaras que ajustam o amortecimento de cada roda de forma independente, de acordo com as imperfeições na faixa de rodagem. 

O segundo é uma câmara de infravermelhos. Esta analisa a faixa de rodagem e as suas laterais para detectar ciclistas, peões e animais a distâncias até 100 metros. O condutor recebe a informação no novo painel de instrumentos digital de alta resolução, reforçada por um aviso especial em caso de perigo.

O DS Driver Attention Monitoring permite, com duas câmaras, vigiar o nível de atenção do condutor. A primeira verifica o comportamento do automóvel, a segunda está frente ao condutor e verifica o nível de sonolência e de atenção.

Além disto tudo, o DS7 oferece o DS Drive Assist. Um sistema de regulação de velocidade adaptativo com “stop&start” sem intervenção do condutor, ajudando a manter o veículo na faixa de rodagem.

O DS7 será produzido em Mulhouse para os mercados europeus. As encomendas serão abertas no verão e as primeiras unidades chegam no outono deste ano. Nessa ocasião, a DS Automobiles divulgará os preços e a gama para Portugal.