BMW e Ford terão baterias de estado sólido até final de 2022

A BMW e a Ford possuem uma “joint venture” com a Solid Power e essa parceria pode oferecer aos dois construtores a primeira bateria de estado sólido já em 2022.

A BMW e a Ford possuem uma “joint venture” com a Solid Power e essa parceria pode oferecer aos dois construtores a primeira bateria de estado sólido já em 2022. O desenvolvimento deste tipo de baterias acelerou muito nos últimos tempos. Com um forte investimento da BMW e da Ford, a Solid Power já tem os primeiros modelos prontos e espera estar a despachar baterias de estado sólido até ao final do ano para validação da BMW e da Ford.

Quem deu a boa nova foi o CEO da Solid Power, Doug Campbell. O fundador da empresa deu uma entrevista onde anunciou que a empresa já tem os protótipos prontos para validação pela BMW e Ford.

Ford e BMW

Por outro lado, no que toca à industrialização e fornecimento destas baterias, não deverá acontecer o mais tardar em 2026. Curioso notar que apesar da tentativa de alargar o espartilho da Ásia no que toca à produção de baterias, a Solid Power, como deixou claro Campbell, “no longo termo, não queremos ser produtores de baterias!”

Avaliar as baterias de estado sólido

Não estranha, por isso, que o grande parceiro nesta missão de criar as baterias de estado sólido sejam os sul coreanos da SK Innovation. Eles que têm uma “joint venture” com a Ford no Tennesse e no Kentucky para construir unidade de produção de baterias.

Igualmente curiosa a afirmação de Doug Campbell sobre a colaboração com outros construtores. Segundo o CEO da Solid Power, há produção suficiente de protótipos de validação para fornecer outros construtores. Escusando-se, porém, a revelar quais serão esses construtores.

Seja como for, é público que para lá da Ford e da BMW, a Solid Power recebeu investimento da Hyundai e da Samsung. E o CEO da empresa norte americana foi claro quando disse que a competição no âmbito das baterias de estado sólido “é enorme e os ‘big boys’ – Toyota, Panasonic, Samsung, LG Energy SOlution e CATL – e nós ocupamos um espaço pequeno no meio de ‘players’ tão proeminentes e credíveis.”

Muitas vantagens

As baterias de estado sólido da Solid Power tem uma base de eletrólito de estado sólido à base de sulfureto. É através desta base que os iões de lítio se propagam entre elétrodos positivos e negativos durante a carga e descarga.

As vantagens são muitas. As células de baterias de estado sólido têm menos propensão para se incendiarem devido a não haver eletrólitos líquidos. Por outro lado, as baterias de estado sólido que utilizam ânodos ricos em silício e cátodos de níquel-cobalto-manganês, armazenam mais energia. Logo oferecem maior autonomia com custos mais baixos que nas baterias convencionais.

E a Solid Power desenhou as suas células de estados sólido de forma a serem compatíveis com os atuais processos de fabrico das baterias de iões de lítio convencionais.