Toyota é líder mundial de vendas num mercado em quebra

A Toyota é líder mundial de vendas após os primeiros quatro meses de vendas em 2022, com uma diferença superior a 1 milhão de unidades.

A Toyota é líder mundial de vendas após os primeiros quatro meses de vendas em 2022, com uma diferença superior a 1 milhão de unidades. Apesar disso, a casa japonesa viu as vendas caírem 5,8%. Em contrapartida, o grupo Volkswagen conheceu uma quebra nas vendas de 26%. Em síntese, num mercado em queda, a Toyota amorteceu melhor que o grupo germânico a perda de vendas e, assim, a casa nipónica está a caminho do terceiro ano como líder de vendas a nível mundial.

Tanto a Toyota como a Volkswagen conheceram duros meses em 2022 com a propagação da Covid-19 na China. Confinamentos e falta de matéria-prima prejudicaram estes e outros construtores. mesmo assim, a Toyota é líder mundial.

Contas feitas, a Toyota anunciou uma perda de 5,8% de vendas entre janeiro e abril. Por outro lado, o grupo Volkswagen, apoquentado com a esteira deixada pela pandemia e com a guerra à porta, viu escaparem por entre os dedos vendas num total superior a 26%. 

Toyota é líder mundial apesar da guerra e do Covid-19

Ao passo que as sanções vão apertando o cerco à Rússia isso vai tendo repercussões no mercado das matérias-primas e na expetativa de compra de muitos consumidores. Mesmo assim, a Toyota é líder mundial e vai conseguindo manter-se perto dos objetivos traçados. Mas com muito esforço dos recursos humanos, duramente impactados com a Covid-19 no Japão, China e outros países.

Curiosamente, a bateu o seu recorde de produção em abril e Akio Toyoda endereçou uma mensagem aos seus colaboradores, dizendo que a casa japonesa está a rever os planos de produção para que as pessoas não fiquem exaustas.

O grupo Volkswagen não está tão exposto ao oriente. Mas tem fortíssima presença na Europa, onde as coisas não estão fáceis devido à guerra e à inflação galopante. Por isso, não será difícil prognosticar que no final do ano, a Toyota é líder mundial e manter-se-á como número 1 mundial. A terceira vez consecutiva!