Toda a história MINI reunida em festa no Caribbean MINI Fest

Foram 220 os MINI que estiveram presentes no Caribbean MINI Fest realizado na Lionesa Business Hub em Leça do Balio. Nós também estivemos lá!

Marcámos presença no Caribbean MINI Fest, o primeiro festival MINI do país, que se realizou no passado fim-de-semana na Lionesa Business Hub. Mais de duas centenas de MINI e cerca de 500 fãs da marca reuniram-se sobre o lema “Life is short, enjoy the ride”.

Com o intuito de juntar todos no mesmo espaço, o ponto de encontro estava marcado a partir das 10h no maior e mais dinâmico “business hub” da indústria em Portugal. A equipa do Escape Livre, rumou de Lisboa ao Porto a bordo de um MINI Cooper S John Cooper Works GP de primeira geração. Para os amigos, ou mais conhecedores, um GP1. Cumprimos o horário com pontualidade britânica, ou não fosse a MINI uma marca de terras de sua majestade. Contudo, ao chegarmos à Lionesa Business Hub, o enorme parque de estacionamento da antiga fábrica de sedas já se encontrava muito colorido e animado!

O check-in foi feito ainda dentro do nosso MINI. Aqui todos os participantes receberam a última edição da nossa Escape Livre Magazine com a capa da autoria do artista Ricardo Santos da Ricardo Fine Car Artwork. Depois disso foi nos indicado o local de estacionamento para o nosso MINI, junto das restantes edições especiais e limitadas.

220 MINI, alguns especiais

MINI é MINI, seja ele qual for. Gasolina, Diesel, elétrico, hatch, cinco portas, Clubman, Countryman, Cabrio, e neste caso não faltaram sequer exemplares dos mais raros, e já descontinuados, como o Coupé, o Roadster e o Paceman. Toda a família MINI esteve presente! No entanto, destacamos um MINI John Cooper Works World Championship 50, um dos 500 produzidos. Um MINI Cooper S Goodwood produzido em colaboração com a Rolls-Royce, um dos 1000 produzidos, e também um mais recente MINI JCW 60th Anniversary Edition.

Surpreendentemente, para além do nosso MINI John Cooper Works GP, estiveram ainda presentes dois MINI JCW GP de segunda geração (GP2) e três MINI JCW da mais recente geração (GP3). Isto claro, sem esquecer as origens do modelo, com os clássicos a marcarem presença com o seu charme. Aqui destaque para duas MINI pick-up, também elas em estado irrepreensível.

Uma coisa é certa, por entre os 220 MINI presentes no evento, não havia um igual ao outro, e muitos com as suas próprias alcunhas, provando que a MINI é uma marca diferente. Para muitos, mais do que um automóvel, um estilo de vida!

Conosco levámos também o MINI do Duarte. Uma pequena réplica do nosso MINI GP1 que foi também o centro de muitas atenções. Para os menos conhecedores, recordamos que qualquer uma das edições MINI GP dispõe apenas de dois lugares, motivo pelo qual o pequeno Duarte não pôde estar presente. Contudo, e apesar de se ter estreado com o nosso Volvo XC40 elétrico, parece também já ter uma paixão pelo modelo criado por Sir Alec Issigonis. Porque será?

De Norte a Sul e para lá fronteiras

O estacionamento da Lionesa Business Hub foi enchendo com participantes vindos um pouco de todo o país. O mais aventureiro chegava de Sagres, percorrendo cerca de 600 km para cada lado. Contudo, e ainda que abdicando do seu MINI, não faltaram participantes de Espanha, Holanda, e do Reino Unido. Enquanto se trocavam as primeiras impressões, conheciam algumas caras novas e se reencontravam outras tantas, já se ouviam os primeiros Pops&bangs tão característicos dos modelos britânicos. Bom, pelo menos dos movidos a gasolina. Pouco depois chegava o ponto mais alto do dia, a MINI Ride.

Escoltados pelas forças policiais, a enorme caravana com mais de duas centenas de MINI percorreu o percurso delineado. A sucessão de curvas da Serra de Vilar de Luz e o Túnel do Aeródromo da Maia fizeram naturalmente as delícias de todos, imediatamente antes de chegar ao Aeródromo da Maia, onde houve nova reunião. Aqui a dificuldade foi conseguir “encaixar” todos no mesmo espaço que de repente parecia pequeno. Uma vez todos reunidos e registado o momento, e após mais algum convívio, a caravana do Caribbean MINI Fest seguiu de novo para a Lionesa Business Hub.

Música, prémios e test-drives

Logo após a chegada, decorreu o almoço entre os vários restaurantes disponíveis no espaço, e ao qual se seguiram bons momentos de convívio ao som de vários hits escolhidos pelo Dj de serviço. Esteve ainda presente praticamente toda a gama de modelos MINI da Caetano Baviera para test-drives que decorreram durante toda a tarde. Por outro lado, esteve também presente a equipa MINI Genius para responder a todas as questões sobre equipamento, tecnologia e configurações MINI.

Antes do regresso a casa de alguns, houve ainda tempo para distribuição de prémios atribuídos pelos próprios participantes. Para além dos selecionados pela organização do Caribbean MINI Fest, nós destacaríamos ainda “O mais aventureiro” e “O mais ousado”. O primeiro para aquele que rumou de Lisboa até Leça do Balio no seu MINI Cooper SE, numa ainda autêntica odisseia, carregando-o nos carregadores disponíveis no espaço da Lionesa Business Hub. O segundo para nós próprios. Convenhamos que o MINI Cooper S JCW de primeira geração não é nem o mais confortável, nem o mais económico para fazer 700 km no mesmo dia! Contudo, é inegável que valeu a pena ter aceite o convite da organização para marcar presença. Pelo convívio, partilha de experiências, amizades e boa organização.

Caribbean MINI Fest MINI GP1 Escape Livre
Equipa Escape Livre presente no Caribbean MINI Fest – © p1.photo

Por fim, rumámos nós a casa. Com mais algumas amizades no bolso, outros tantos contactos, e com toda a certeza que o próximo será ainda maior e melhor, e que o pequeno Duarte irá conosco. Afinal, lá diz o ditado… “é de pequenino que se torce o pepino!”