Sabes lavar o teu carro? A Detailing Academy explica como o deves fazer.

Lavar o carro é muito mais do que passar-lhe água e shampoo. A Detailing Academy explica tudo para teres o melhor resultado possível.

Assim à primeira vista pode parecer que, lavar um automóvel, não tem nada que saber… mas enganam-se! Se és um verdadeiro petrolhead e estimas o teu carro, sabes que há regras, materiais, e determinados procedimentos, que deves seguir para preservar o bom estado da pintura e diversos outros materiais. A Detailing Academy Portugal fez recentemente um workshop e explica todos os passos de como lavar o carro para os melhores resultados possíveis.

Como lavar um carro de acordo com as regras e procedimentos do detalhe automóvel? Em primeiro lugar, há duas regras principais e imprescindíveis. Carro à sombra, e a chapa fria. Se estivermos no verão ou com tempo quente, o ideal é lavar o carro de manhã bem cedo ou então mais ao final do dia.

Todos os produtos para lavar carros usados durante o workshop são da Innovation Detailing line, uma marca portuguesa preocupada com a sustentabilidade, algo bem patente no packaging orgânico de cada produto. Para além disso, assenta a sua gama de produtos com uma numeração que pretende simplificar a escolha e seleção na hora de os adquirir. Se quiseres experimentar os produtos da Innovation fixa esta conta:

  • 20 + 21 + 22 +24 + 27 + 30 + 46 + 01 + 02 + 03 + 05 + 07 + 14 + 45 = O teu carro como nunca o viste!
Innovation Detailing line

Uma coisa podes ter a certeza, este é um bom guia de como lavar o carro profissionalmente, já que todos os conselhos aqui presentes foram dados pela Detailing Academy.

Lavagem de jantes – (20+21)

Podes, e deves, utilizar acessórios específicos que, de acordo com cada jante, podem ser de microfibra, nylon, ou lã. São usados também pincéis que ajudam particularmente em zonas de dificil acesso e/ou junto dos pernos das rodas. Cuidado com os materiais mais agressivos em jantes que tenham brilho.

banner innovation 2em1 1170x150

Deves usar um descontaminante férreo como o Iron 0 e um produto adequado para lavagem de jantes (21). As jantes são áreas que acumulam muita sujidade como ferodo dos travões, fuligens, etc… logo, aqui não deves ser poupado no uso do produto. É necessário haver muita lubrificação para que toda essa sujidade seja desincrustada sem danificar/riscar a jante. No processo de lavar o carro, as jantes são um ponto fundamental.

Descontaminação química – (20)

Um processo que, tal como o nome indica, tem como objetivo descontaminar a pintura de contaminantes férreos, como por exemplo resinas de árvores, alcatrão, entre outros contaminantes e partículas ferrosas. Podes usar o Iron 0 (20) no carro todo.

Uma dica: Quanto mais rosa ficar o teu carro, mais contaminado ele estava. O produto descontaminante reage à contaminação química e ferrea tornando se rosa. Deves deixar o produto atuar uns minutos, mas lembra-te(!) nunca o deixes secar! Antes disso deves removê-lo passando o carro por água. Recordamos a importância de lavar o carro à sombra e com a chapa fria.

Pré lavagem – (22+24)

Depois de retirado o Iron-0 (20), segue-se a fase da pré-lavagem. É um passo muito importante ao lavar o carro. Deves usar um produto próprio de pré-lavagem (22) pulverizando o carro todo, mas em particular nas zonas inferiores e mais sujas. Por exemplo também na zona frontal com mosquitos, nos espelhos, escape, etc… A utilização deste produto remove o excesso de sujidade agarrada ao verniz antes de iniciar o processo de lavagem. As partículas desencrustam-se da pintura em dois a três minutos. Mais uma vez… não te esqueças que o produto não deve secar na chapa.

Posteriormente podes, e deves, usar uma espuma de pré-lavagem (24) e que vai atuar sobre a sujidade mais difícil como insetos, excrementos de pássaros e outras sujidades. A espuma mantém-se durante bastante tempo na superfície permitindo dissolver a sujidade acumulada. O único “inconveniente” desta espuma é que deve ser aplicada com recurso a máquina de pressão e lança. Aqui também podes recorrer a pincéis para ajudar nas zonas mais delicadas. Depois do processo de lavar o carro concluído, vais ver que faz diferença.

O objetivo é que toda esta sujidade e partículas sejam removidas antes de qualquer contacto direto com a pintura. Faz sentido, certo? Tens o carro todo “ensaboado”? Ok, depois dos tais minutos para o produto atuar, passa-o por água com pressão para remover toda a espuma.

Lavagem manual – (27)

Agora vais iniciar o processo de lavagem em si e com uma maior segurança por teres removido as maiores partículas encrustadas na pintura. Vais precisar de: Dois baldes. Um com água limpa e outro com o Shampoo (27) diluído. Uma luva microfibra.

Começando por cima, e sempre de cima para baixo (das zonas menos sujas para as mais sujas) vais passando a luva nas zonas a limpar. Primeiro passas na água com Shampoo, e depois passas a luva no balde de água limpa para remover a sujidade. Este procedimento de lavar o carro deve ser feito painel a painel.

Depois, deves fazer a secagem com uma toalha microfibra. A secagem também pode ser feita com soprador de ar especifico, se o tiveres. Posteriormente pode ainda ser feita também uma selagem com selante liquido ou cera dura.

Limpeza do motor – (30 + 46)

Sabemos que um verdadeiro petrolhead não quer o carro limpo e a brilhar apenas por fora. O motor é importante, e por isso aqui ficam também algumas dicas essenciais para a lavagem do motor. Deves usar um desengordurante de motores (30) e ajudar nas áreas mais difíceis com um pincel para soltar a sujidade. Depois podes, com a devida precaução, usar uma máquina de vapor. No final, utiliza um pano microfibras para limpar tudo.

Nesta altura o compartimento do motor deverá estar limpo, mas não está nem protegido nem com aquele brilho que tu queres. Podes condicionar os plásticos e borrachas com condicionador específico (46) para estes materiais, igualmente com o auxílio de um pincel e um pano. Remove sempre bem os excessos de produto.

Limpeza interior – (02 + 03 + 05+ 07 + 08 + 14)

O primeiro passo no interior é, sem dúvida alguma, uma boa aspiração, detalhada com auxílio de um pincel de interior. Sempre com cuidado ao passar o pincel na superfícies sensíveis, como ecrãs e frisos preto piano, os mais delicados.

Depois, no resto do interior usa sempre produtos apropriados para lavar carros, neste caso os que recomendamos são produtos profissionais para lavagem automóvel. Nos plásticos, deves utilizar um produto conhecido como APC (All Prupose Cleaner) (08) Uma vez mais, com a ajuda de um pincel para soltar a sujidade, e um pano de microfibras para secar bem. Após limpeza podes condicionar com condicionador de plásticos (07) com proteção UV.

Ok, mas os interiores não são todos iguais. Podes ter bancos em tecido, ou em couro/napa/pele, certo?

Tecidos: Utiliza um produto específico para tecidos (02) (estofos, alcatifas ou tapetes). Pulveriza e utiliza uma escova própria para tecidos para ajudar a soltar a sujidade. De seguida aspira com uma máquina de extração de líquidos.

Couro/napa/pele: Deve ser limpo e condicionado. A limpeza deve ser feita com um produto específico para pele (05) e escova de couro. Depois, secar bem com pano microfibras. No final, utiliza um condicionador (14) com auxílio de um pano.

Achas que os bancos estão limpos? Esquece! Durante o Workshop foi utilizado um dos Vanderhall que nós já ensaiámos. Vejam a diferença do antes e depois num “carro” com apenas 2000 km.

Por fim, algo que não só interfere com a segurança, como contribui para um aspeto irrepreensível do teu carro. Os vidros! Enquanto estás a lavar o carro, pode parecer que estes estão limpos mas, sejam eles interiores ou exteriores, devem também ser limpos com um produto específico para vidros (03). Atenção! Para os vidros existem também panos específicos que não são os mesmos que utilizas para os restantes processos. Deves usar um pano de microfibra densa e lisa para evitar deixar marcas ou pelos soltos.

Depois poderão ser aplicados determinados produtos para vidros, borrachas, pneus, etc. Estes têm como principal função não só deixar um aspeto renovado e natural, mas também fazer o papel de proteção como um selante.

Alguns “miminhos” opcionais

Ainda com o carro molhado, podes aplicar um selante hidrofóbico (45), algo que é sempre incluído na lavagem Base da Reverse Lab. Este selante é ativado pela água, pelo que sugere nova passagem por água antes da secagem.

info

Queres poupar nos produtos?

Se optares por adquirir produtos da Innovation Detailing Line, podes usar o cupão “escapelivre” para obteres 10% de desconto na loja online.

O que é a Detailing Academy?

A Detailing Academy Portugal nasceu para oferecer uma ampla seleção de cursos personalizados. Apoiada por várias empresas do ramo do detalhe automóvel, o principal objetivo é formar profissionais, aspirantes a profissionais e entusiastas que pretendam adquirir conhecimentos e aprofundar técnicas de detalhe automóvel. 

Detailing Academy Portugal 3

Contam com instrutores com vasto conhecimento, experiência e profissionalismo, não só a lavar carros, como a administrar os cursos, apoiados por marcas de renome como a Flex Tools e Innovation.

Atualmente estão abertas as inscrições para duas formações. Curso de Restauro de Interiores e Curso Master Detailer, ambos a realizar em Lisboa. O primeiro de 27 a 28 de maio, e o segundo de 13 a 17 de maio.

Banner Innovation 2em1