Vem aí o Peugeot 408. O novo crossover da casa francesa

O Peugeot 408 será revelado no mês de junho e será um crossover que se vem juntar à gama 308 (carro e carrinha) e ao SUV 3008.

O Peugeot 408 será revelado no mês de junho e será um crossover que se vem juntar à gama 308 (carro e carrinha) e ao SUV 3008. Completa-se, assim, a gama do segmento C da Peugeot, o mais rentável do mercado europeu. A casa gaulesa revelou, apenas, a grelha do novo modelo, mas não falta muito para se ficar a conhecer o novo modelo que não deverá ser muito diferente do estilo do 308.

O carro deverá pertencer à categoria dos crossover com estilo de coupé, uma moda que se instalou e parece ter vindo para ficar. No comunicado em que anuncia o 408, a Peugeot diz que “combina as características típicas de um SUV com a dinâmica de um ‘fastback’” acrescentando que o Peugeot 408 será um carro global.

Peugeot 408

Já conduzimos a nova Peugeot 308 SW. Todos os detalhes aqui.

A Peugeot acaba de colocar no mercado a versão carrinha do seu modelo para o segmento C. Senhoras e senhores, esta é a nova Peugeot 308 SW.

Ler mais

Segmento em crescimento

Recordamos que os crossover coupé nasceram com modelos como o BMW X6 ou o Mercedes-Benz GLE. Hoje estão massificados com automóveis como o Renault Arkana ou o Toyota C-HR

Alguns estilistas dizem, mesmo, que este tipo de carroçaria é muito apropriado para os modelos 100% elétricos. Porquê? Porque a aerodinâmica é melhor e o coeficiente de arrasto diminui face ao formato SUV, aumentando a autonomia do veículo.

O Peugeot 408, acreditamos, será feito com base na plataforma EMP2 que autoriza motores a gasolina, gasóleo, híbridos Plug-In e 100% elétrico. O Peugeot 308 bem como o SUV 3008 foram feitos com esta plataforma.

Para se perceber a razão por que a Peugeot vai lançar este 408, ficam aqui os números de vendas do Toyota CH-R e do Renault Arkana. O primeiro, desde que foi lançado em 2017 comercializa, regularmente, 100 mil unidades/ano. O segundo ultrapassou, facilmente, as vendas do Kadjar. Em abril, o Toyota vendeu 39 mil unidades, o Renault mais de 25 mil. Fica fácil perceber por que razão a Peugeot vai lançar o 408.