Mercedes-AMG One. “Estávamos embriagados quando dissemos sim!”

O patrão da Daimler, Ola Kallenius não teve papas na língua: ele acha que estavam todos bêbados no conselho de administração quando aprovaram a realização do AMG One.

O patrão da Daimler, Ola Kallenius não teve papas na língua: ele acha que estavam todos bêbados no conselho de administração quando aprovaram a realização do AMG One. Trata-se do supercarro da Mercedes-AMG que continua a ter um parto difícil e começa a ser um incómodo para a casa de Estugarda. Parece que, finalmente, o AMG One vai iniciar a produção na segunda metade de 2022. 

Numa entrevista à revista britânica Autocar, Ola Kallenius referiu que “a equipa na AMG e na High Performance Powertrain Fórmula 1, vieram ter connosco há quatro anos dizendo que “temos uma grande ideia: vamos colocar um motor de Fórmula 1 num carro de estrada.” 

Ola Kallenius

O Mercedes-AMG One derivou do concept Project One, apresentado no Salão de Frankfurt em 2017. Cinco anos depois, apenas podemos dizer que já circula em circuito numa fase avançada de testes.

“Devíamos estar bêbados quando dissemos que sim!”

Ola Kallenius, CEo MERCEDES-AMG

Depois desta frase, Ola Kallenius deixou esta tirada deliciosa: “tenho de ir verificar o tempo que durou a reunião, mas tenho a certeza que estávamos todos embriagados quando dissemos sim!”

O projeto do Mercedes-AMG One passou por muitos problemas. Desde logo conseguir homologação de consumos e emissões segundo o protocolo WLTP. Porquê? Porque o carro tem de usar catalisadores e o motor F1… não tem.

Ola Kallenius não rejeita que conseguir compatibilizar o carro com várias normas para utilização em estrada foi complicadíssimo. O que não estranha para um carro com um V6 de 1.6 litros turbo com motor gerador alimentado por energia cinética. E outro alimentado pelos gases do escape. Há dois motores elétricos no eixo dianteiro. Tudo junto oferecerá mais de 1000 cv e a velocidade máxima será superior a 350 km/h.

Bettina Fetzer, a responsável pelo marketing, já disse que dentro de algumas semanas a AMG Mercedes dirá mais alguma coisa sobre o AMG One. Sobre o carro e o progresso do desenvolvimento do modelo.

Para já, conforme confirmou Ola Kallenius, estão previstos 275 exemplares do Mercedes-AMG One com um preço de 2,27 milhões de euros, antes de impostos. E sabemos que há um português na lista de compradores do AMG One que, naturalmente, continua à espera do seu carro. Talvez só o receba em 2023.