Fomos conhecer um pneu do outro mundo! O Continental SportContact 7!

Fomos até ao Autódromo Internacional do Algarve testar, nas mais variadas situações, o novo pneu desportivo da Continental, o SportContact 7!

A Continental escolheu o nosso país para fazer a apresentação internacional daquele que é, segundo a marca, o pneu mais avançado de sempre, o Continental SportContact 7. O palco foi o fantástico circuito do Autódromo Internacional do Algarve onde vários modelos de cariz desportivo serviram de cobaias para evidenciar as diferenças e mais valias do novo pneu da Continental. Nós estivemos presentes e vivenciámos a experiência ao máximo.

A Continental diz ter encontrado a fórmula perfeita durante os mais de cinco anos de desenvolvimento do SportContact 7. Ou seja, uma boa rigidez lateral, excelentes níveis de aderência, mesmo em piso molhado, e tudo isto com um índice de desgaste inferior ao anterior modelo, o SportContact 6. Será possível?

Travagem em molhado 8% mais eficaz

O primeiro desafio colocava-nos ao volante de um Volkswagen Golf GTI. O objetivo era conseguir chegar à conclusão que o novo Continental SportContact 7 consegue um melhor compromisso e uma menor distância de travagem, mesmo em piso molhado.

O exercício consistia em arrancar de um determinado ponto, atingindo pelo menos os 90 km/h e de seguida, após entrar numa zona molhada, travar a fundo até imobilizar a viatura. Uma telemetria montada em cada um dos carros permitia medir o espaço de travagem desde os 80Km/h até à imobilização. Em primeiro lugar fizemos o teste com o SportContact 6, e de seguida exatamente o mesmo mas já com os SportContact 7, para os quais a marca anuncia mais 8% de eficácia na travagem em piso molhado.

Após recolha das informações obtidas por todos os jornalistas presentes, e ao longo dos vários testes de travagem, os resultados evidenciaram uma melhor performance para o novo pneu. Este conseguiu reduzir cerca de um metro na travagem. Pode parecer pouco, mas poderá significar a morte, ou não, de um peão, ou a diferença entre uma colisão forte, e apenas um ligeiro toque.

SportContact 6 vs SportContact 7, em pista!

Depois do exercício anterior efetuado na zona do paddock do Circuito de Portimão, chegava altura de nos fazermos à pista. O objetivo agora era semelhante, mas na pista com o asfalto do circuito bem seco e quente. Arrancámos então para três voltas à pista com um Hyundai i30 N. Primeiro com os SportContact 6, e de seguida, o mesmo modelo montando os novos SportContact 7.

Estaria a mentir se dissesse que não são notórias as diferenças. O SportContact 7 proporciona um handling superior com o Hyundai i30 N a responder a qualquer toque de volante de uma forma bem mais pronta. Depois, em curva e em travagem sente-se uma maior aderência com todo o chassis mais “plantado” no asfalto. Os limites de aderência que se sentem com o SportContact 6 também parecem aumentar ligeiramente com o novo SportContact 7.

O novo pneu é, sem qualquer dúvida, mais macio, o que permite uma maior aderência e que foi notória em pista. O culpado parece ser o composto a que a marca deu o nome de “BlackChili”. Este inicialmente era tão pegajoso que na hora de o tirar da forma a tarefa revelava-se quase impossível.

Se na teoria as diferenças não se revelam significativas, com a marca a anunciar para o SportContact 7 mais 6% de eficácia para a travagem e 3% para o limite de aderência, na pista a conversa foi outra.

No final do dia, depois de muitas e muitas voltas ao circuito a bons ritmos e com diferentes condutores, também era inegável um desgaste mais uniforme por parte dos SportContact 7 sem deformação do piso.

O momento alto: Em pista com o Porsche 911 Carrera 4S

Para o exercício mais gratificante do dia esperavam-nos os elegantes Porsche 911 Carrera 4S, todos eles montados com os Continental SportContact7. O eixo da frente com 245/35 ZR20 e o eixo traseiro com 305/30 ZR21.

Depois de uma primeira volta com instrutor, passámos nós para o volante para tirar o máximo partido de tudo. Ou seja, um automóvel com tração integral e que dispensa apresentações, um circuito fantástico com curvas para todos os gostos e um pneu que, nesta altura, já tinha provado estar à altura do desafio.

Aqui não tivemos a oportunidade para qualquer comparação. Contudo, o grip que o SportContact 7 demonstrou ao longo das voltas ao circuito e nas mais variadas situações, fosse de travagem forte, fosse de aceleração em curva, foi notório. Naturalmente com toda a potência e excelente tração do Porsche 911 Carrera 4S a ajudar significativamente. Como devem calcular, foi uma tarde muito bem passada a “derreter” borracha a ritmos bem mais interessantes do que aqueles que estava habituado a propósito do Troféu C1.

O pneu conta, mas as “mãozinhas” também!

Estava tudo a correr muito bem. As muitas voltas feitas no Autódromo Internacional do Algarve durante as 24h do Troféu C1, ainda que a outro ritmo, deram-me alguma confiança para abordar as curvas, e muita noção das dificuldades do circuito. Surpreendentemente, o piloto que me esperava para a última atividade do dia não parecia ter tantas noções. O que se pretendia era dar duas voltas ao circuito com um piloto profissional ao volante de um BMW M4 de competição. Naturalmente que também este calçado com os Continental SportContact 7. Estes, mais uma vez, não vacilaram, demonstrando uma aderência irrepreensível em qualquer situação.

O mesmo não posso, no entanto, dizer do tal “piloto profissional”. Parecia andar aos papéis no circuito com manobras que ainda me fizeram encolher com uma ligeira saída de pista que podia ter corrido bem pior.

O SportContact 7 da Continental foi desenvolvido para ser o melhor pneu de verão para automóveis desportivos, independentemente da configuração e peso. Por fim, falta ainda referir que é o primeiro pneu de alta performance desenvolvido à medida para cada carro em função do seu peso e medida do pneu. Está disponível em mais de 40 medidas de jante 19″ até 23″.