Diário de Bordo. Atualizações OTA. O que são, e o que podemos esperar?

O Volvo XC40 Recharge é um dos modelos que recebe atualizações “Over the Air”. Que melhorias podemos esperar? Explicamos tudo neste artigo.

Comecemos pelo princípio. O que são Atualizações OTA? Então, as atualizações “Over The Air” são atualizações ao software do carro feitas via internet. Assim, isto significa que não precisamos de nos deslocar até um concessionário propositadamente para as fazer. O que consequentemente faz com que possamos ter o carro sempre com as versões de software mais recentes, sem qualquer incómodo para o utilizador.

Estas atualizações incluem várias melhorias. Desde correções de bugs e melhorias de estabilidade dos sistemas até novas funcionalidades e incrementos de autonomia, nesta caso no Volvo XC40 P8 Recharge.

Poder atualizar o carro sem sair de casa é a grande vantagem das atualizações OTA.

Não há muitos anos, ter algumas melhorias como estas nos nossos carros implicava uma de duas coisas: ir a uma oficina ou, em muitos casos, trocar pelo modelo mais atual do veículo. Mas, hoje, com estas atualizações, o carro vai continuar a evoluir e melhorar ao longo do tempo. Tudo isso aproveitando a aprendizagem feita à medida que mais e mais veículos iguais circulam nas estradas.

Como funciona uma atualização OTA?

A marca trabalha constantemente em novas melhorias nos sistemas do carro. No entanto, não espere uma nova atualização sempre que houver uma melhoria. Se não se tratar de uma resolução crítica, a marca opta por juntar várias melhorias a diferentes sistemas numa espécie de pacote. E, quando estiverem todas disponíveis, lança um novo ficheiro de atualizações OTA.

Com constantes atualizações e melhorias, os carros mantêm-se atuais durante muito mais tempo.

Depois, sempre que houver uma nova atualização disponível, recebemos uma notificação na aplicação Volvo Cars. Mas, também podemos procurar por novas atualizações diretamente no ecrã do carro.

Somos imediatamente informados do tempo que irá durar essa atualização mas claro que pode variar depois consoante a força de sinal de internet disponível. No caso do nosso Volvo XC40 Recharge, para efetuar a atualização é necessário ter o carro estacionado e fechado. Depois, é só aguardar. No final, recebemos uma nova notificação na aplicação a informar da conclusão.

O que foi melhorado?

Para saber todas as novidades e melhorias que foram efetuadas, basta ir ao menu das últimas atualizações. Aqui encontra um histórico de tudo o que foi feito em cada versão do sistema.

Como já referimos, podem ser desde melhorias na autonomia (apesar de não serem muito específicas), melhorias na programação dos carregamentos, melhorias no comportamento do carro, por exemplo na tração, correção de bugs, etc. No caso do nosso Volvo XC40 Recharge, verificam-se também atualizações do sistema Google Android.

Mas notamos alguma coisa?

Sim. E vamos usar como exemplo aquelas que possivelmente mais interessam: autonomia real e informação de autonomia. Assim, numa das atualizações OTA que realizámos, notámos que agora o carro é capaz de nos informar sobre a autonomia real que temos, tendo em conta a temperatura exterior.

Noutra, que prometia uma melhoria da autonomia em certas condições, notámos, numa das últimas viagens Guarda-Lisboa, que os consumos foram inferiores aos efetuados anteriormente. Ainda não o suficiente para percorrer toda a viagem sem carregar, mas quase!

As atualizações OTA permitem-nos acompanhar alguma da evolução da tecnologia sem termos de trocar de carro.

Inegavelmente, o futuro dos automóveis passa cada vez mais por este tipo de atualizações. E a Volvo já as começou a fazer em todos os modelos da sua gama.

Continuem a seguir o nosso Diário de Bordo Um Ano Elétrico para se manterem sempre atualizados!

Pub ADN Energy leaderboard