Aconteceu! O novo 500e Abarth elétrico já está em testes

Era apenas uma questão de tempo. Parece que os dias barulhentos do apimentado utilitário italiano, chegaram ao fim.

Não é algo que nos surpreenda, aliás já o tínhamos antevisto. Como mencionamos no nosso artigo, a confirmação deste modelo chegou do próprio CEO da Abarth, François Olivier, já em março. Agora chegam-nos as imagens do primeiro protótipo.

Chegou o inevitável. O próximo 500 Abarth será mesmo elétrico

Não é que não estivesse-mos à espera. Os Pocket Rocket como o 500 Abarth também vão passar a ser elétricos… Estará o segmento comprometido?

Ler mais

Para os mais distraídos, não passa de um simples 500e. Mas as imagens divulgadas por Walter Feyr nas redes sociais, denunciam algo diferente. O protótipo do 500 Abarth elétrico, fotografado numa das instalações do grupo Stellantis, destaca-se pelas jantes, provenientes do Alfa Romeo Mito assim como os habituais dispositivos de segurança como o “corta corrente”, visível numa das imagens.

A maior pista para a verdadeira identidade desta unidade de testes, no entanto, vem na forma de uma folha A4. No vidro traseiro do lado direito encontramos a designação 332 BEV Abarth M 001.

Com um pouco de interpretação, o significado é facilmente decifrável. O número “332” refere-se, provavelmente, à referência interna do modelo, seguindo a lógica dos restantes protótipos.

A sigla “BEV” não obriga a muito raciocínio, indicando a natureza do grupo propulsor deste 500e Abarth, “Battery Electric Vehicle”, imediatamente seguido pelo nome da marca.

Já o seguinte conjunto, “M 001” indicará que este é de facto o primeiro protótipo, e por isso se justifica o visual “à civil”, provavelmente servindo apenas o propósito de testar e validar o sistema propulsor.

Trabalho de casa já foi feito

Recordando as palavras de François Olivier quando confirmou este novo Abarth, o desenvolvimento e processo de testes estará já bem avançado. Apesar de apenas agora conhecermos as primeiras imagens, o estado deste protótipo indica precisamente isso. Nas fotografias são claramente visíveis alguns danos na carroçaria, bem como pontos de oxidação nos discos de travão. Um outro factor que indica esta fase já avançada, é o facto de estarem instalados pneus de inverno, indicando, provavelmente, que esta unidade terá sido usado durante esta época, que terminou há pouco.

Tudo isto parece indicar que o primeiro Abarth elétrico está mesmo ao virar da esquina, quebrando-se brevemente um dos tabus da indústria automóvel.

O que achamos deste futuro, cada vez mais próximo? Passa no nosso Instagram e deixa-nos a tua opinião!