Abarth presta homenagem ao ícone dos Rallies com o 695 Tributo 131 Rally

Após 40 anos desde a ultima participação do Abarth 131 Rally, a marca presta homenagem com o lançamento de uma série limitada do Abarth 695.

O Abarth 131 Rally, automóvel que invadiu o imaginário de toda uma geração de entusiastas de automóveis, pode ser recordado a partir de agora nas estradas de todo o mundo, com o lançamento desta nova edição, o Abarth 695 Tributo 131 Rally. Desta forma, torna-se um tributo à história da Abarth no mundo dos Rallies

Pocket Rocket especial

Esta nova edição do pequeno Pocket Rocket vem equipada com o, já conhecido, bloco 1.4 T-jet, com 180 cv e 250 Nm de binário às 3000 rpm. Necessita de apenas 6,7 segundos, para ir dos 0 aos 100 km/h, sendo a sua velocidade máxima de 225 km/h. O modelo dispõe ainda de amortecedores Koni FSD em ambos os eixos. Para além disso, está equipado com um sistema de travagem Brembo com 4 êmbolos e discos ventilados de 305 mm à frente e de 240 mm atrás.

Esta nova versão faz-se ainda ouvir pelo recente escape Record Monza Sovrapposto, com as saídas de escape sobrepostas verticalmente. Ainda assim, equipa um Spoiler ad Assetto Variabile que pode ser ajustável em 12 posições. Esta solução ajuda na estabilidade em curva e proporciona uma maior reatividade em estradas mistas.

Azul icónico dos Rallies

Comparativamente ao seu anteceder, este novo Abarth 695, recebe uma pintura bicolor metalizada Blue Rally. O Abarth 695 Tributo 131 Rally é o primeiro automóvel da marca com os chamados “Easter Eggs“. Em outras palavras, são pequenos detalhes estilísticos que os designers escondem para surpreender os clientes. São por exemplo, a silhueta do 131 Rally inscrita na parte inferior da porta, no tablier de Alcântara e nos encostos de cabeça dos novos bancos.

De forma a completar a sua estética de Rally, a pintura é complementada por um tejadilho e pilares negros. Todavia, estão também disponíveis as pinturas monocromáticas “Blue Rally” e “Record Grey”. O interior confirma o ADN desportivo com bancos em tecido da Sabelt com inserções azuis e costura inspirada nas do automóvel histórico.

Peso da história!

Este novo modelo ajuda a recordar a lendária história do Abarth 131 Rally que, em 1976, integrou o chamado Grupo 4. O seu invejável historial inclui seis anos de presença no Campeonato do Mundo de Ralis de 1976 a 1981. Em suma, 18 vitórias de ralis internacionais, três Campeonatos do Mundo de Construtores. Bem como dois títulos da Taça FIA de Pilotos de Ralis, através de Markku Alén e de Walter Röhrl.

Mais uma edição especial do pequeno escorpião, desta vez com 695 unidades, a juntar-se a tantas outras que a Abarth tem lançado ao longo do tempo, como o Abarth 595 Monster Energy Yamaha que nós ensaiamos.