Vai viajar na Páscoa? Estes são alguns conselhos para viajar em segurança!

Se vai viajar nesta Páscoa, vale a pena recordar estes conselhos do Escape Livre e da Bridgestone para uma maior segurança em viagem.

Se vai viajar na Páscoa, talvez seja uma boa ideia escutar os conselhos do Escape Livre e da Bridgestone para viajar em segurança. A “normalidade” permitida pelo aliviar das restrições devido à Covid-19 levará as estradas a ficarem pejadas de veículos. Por isso há a necessidade de controlar várias áreas e preparar bem a deslocação que tem em mente. O Escape Livre e a Bridgestone deixam-lhe algumas dicas muito úteis.

O contexto atual é preocupante e o aumento dos preços, particularmente dos combustíveis, faz-se sentir. Os pneus podem ter uma influência maior do que aquilo que pode pensar.

Vai viajar na Páscoa

Verifique o seu veículo para viajar em segurança

Deve verificar o veículo em geral e os pneus em particular para viajar em segurança. Acredite que não há nada mais desesperante que ficar parado na estrada quando seguimos a caminho de um merecido descanso em família. Isto não falando dos custos que, habitualmente, vêm agregados a essas paragens indesejadas.

Primeiramente, verifique o seu veículo. Abra o capot e verifique os níveis de óleo e líquido do sistema de refrigeração. Mesmo que a previsão meteorológica diga que a chuva também vai estar de férias, aproveite e verifique o nível do líquido de lavagem do para brisas. 

Logo depois, verifique o funcionamento dos faróis, dos indicadores de mudança de direção, faróis de nevoeiro traseiro, e dianteiro (se tiver), farolins traseiros e farol de marcha atrás. 

Simultaneamente, abra a bagageira e verifique o estado do triângulo de sinalização, do “kit” de primeiros socorros e dos coletes refletores. 

Vai viajar na Páscoa

Agora os pneus:

Verificar os pneus é fundamental para viajar em segurança, principalmente quando se trata de uma viagem maior. Da mesma forma, nunca se esqueça que, como lembra a Bridgestone, “o único elemento de contacto entre o veículo e a estrada são os pneus!

Siga estes conselhos:

  • Verifique se os pneus têm o nível de pressão correto. Pneus com pressão baixa comprometem a segurança ativa do veículo, reduzindo a capacidade de travar e manobrar em segurança, levando à perda do controlo do veículo. A pressão correta permite não só poupar combustível, como também ter um desgaste mais uniforme e tardio. Deve-se lembrar que a pressão dos pneus deve ser sempre verificada quando os pneus estão frios. Informações sobre os valores recomendados podem ser encontradas no manual do proprietário, no interior das portas ou na tampa do combustível.
  • Verificar a profundidade do piso (a profundidade mínima legal do piso é de 1,6 mm). A forma mais fácil de o determinar é através da utilização de um calibre especial ou do indicador de desgaste incorporado no pneu. Se os indicadores de desgaste (pequenas marcas perpendiculares ao sentido da marcha) estiverem ao nível do piso, é altura de os mudar. Há um truque muito simples: basta inserir uma moeda de um euro na ranhura e se conseguir ver o contorno dourado, é tempo de mudar. 
  • Verificar se há rasgos, cortes e/ou outros danos nos pneus. Além disso, cargas elevadas durante a viagem e baixa pressão dos pneus podem levar a um rebentamento e, consequentemente, a uma possível perda do controlo da direção, cujo desenlace, no melhor dos cenários, será a necessidade de parar e mudar o pneu com a correspondente perda de tempo e risco de segurança, dependendo de onde ocorreu o rebentamento. Deve ser dada especial atenção aos pneus de caravanas, autocaravanas e reboques, especialmente se não tiverem sido utilizados durante algum tempo. 

Pneus. Quando trocar? Como escolher? Onde mudar?

Os pneus são o único ponto de contacto do automóvel com a estrada, por isso devem ser escolhidos de forma consciente e de acordo com a utilização.

Ler mais

Como poupar combustível

Do mesmo modo, se seguir os conselhos acima, reduzirá o consumo de combustível. Mas há mais formas de diminuir esse gasto. Desligue o motor sempre que estiver parado caso o seu veículo não tenha sistema “start/stop”. Utilize o travão motor sempre que possível, pois assim reduz o consumo em 2%. Nunca desengate o carro, pois quando desacelera, o sistema corta a alimentação e o motor funciona com pouco combustível.

Constantemente, vigie a aceleração, evite ser agressivo e respeite os limites de velocidade. Acredite que se fazer isso, conseguirá reduzir em 20% o consumo de combustível.

Por outro lado, evite a utilização de suportes de tejadilho e conduza com as janelas fechadas para maior eficiência aerodinâmica.

E com carro elétrico? Siga estas dicas!

Se vai viajar na Páscoa, para lá da manutenção do veículo deve cuidar da pressão dos pneus. Se tiver as pressões corretas do fabricante, reduz a resistência ao rolamento, melhorando o deslocamento do veículo. Isso leva à menor necessidade de energia para avançar, logo aumenta a autonomia.

Por outro lado, deve usar a travagem regenerativa do veículo sempre que possível. Assim repõe alguma da energia gasta, diminui o consumo de energia e verá a autonomia alargar-se. Enfim, respeite os limites de velocidade, pois desta forma reduz o consumo de energia. Pode não parecer, ou assemelhar-se a um exagero, mas se não respeitar os limites de velocidade o consumo de energia poderá fazer diminuir a autonomia em 30%.