Toyota Land Cruiser 70. Conduzimos o ícone que não pode circular em Portugal!

Descontinuado na Europa e nos EUA, o Land Cruiser 70 continua uma referência em África. Fomos experimentá-lo, em Portugal, na versão V8!

É verdade! Aquando da nossa visita à fábrica de Ovar, onde ainda hoje é produzido o Land Cruiser 70, tivemos o enorme privilégio de conduzir um automóvel que, infelizmente, não pode circular nas nossas estradas. Falamos precisamente desse ícone, o Toyota Land Cruiser 70.

A relação entre a Toyota e o fora de estrada é, dizemos com algum exagero, lendária. Não só pelas pick-up mas sobretudo pelos todo o terreno, nomeadamente o Toyota Land Cruiser. Lançado no pós II Guerra Mundial, o Land Cruiser comemorou recentemente 70 anos de vida. Durante estes já vendeu mais de 10 milhões de unidades. Presença comum pelo mundo fora, especialmente em África, na Austrália e na América do Sul, a atual geração do Land Cruiser tem nome de código J70. Produzida desde 1984 recebeu varias alterações entretanto, não só na carroçaria e interior mas também no chassis. Desde 2015 é produzida também na fábrica da Toyota, em Ovar, e representou um investimento de 10 milhões de euros.

Não confundamos este com o mais recente Land Cruiser da Toyota, com o qual também já tivemos uma experiência ao volante, mas bem diferente desta. Além disso a nova série 300 do Toyota Land Cruiser já chegou ao mercado asiático, médio oriente e russo no passado verão, não se sabendo ainda se chegará ao mercado nacional.

Toyota Land Cruiser 150 – À prova de tudo!

Quase sete décadas desde o seu aparecimento, o Toyota Land Cruiser apresenta-se hoje mais maduro e capaz de enfrentar qualquer adversidade dentro e fora de estrada.

Ler mais

Construído para durar…

Regressando ao nosso ícone… Com um standard de qualidade muito próximo do indestrutível, o Toyota Land Cruiser 70 é um todo o terreno “à moda antiga”. Afinal, boa parte das unidades produzidas fazem a sua vida em condições inóspitas e com percentagens de utilização fora de estrada brutais, o que exige um veículo robusto e fiável… É que não há assistência em viagem no meio do deserto, das picadas ou do outback australiano.

Para terem uma noção do tratamento que estes carros levam, na costa da África do Sul são normalmente usados para colocar redes anti-tubarão na praia, ou seja, passam boa parte do tempo com água salgada até meio das portas! É apenas um exemplo de tantos outros que desconhecemos…

…em Portugal e no Japão

Este nível de qualidade que a Toyota coloca no Land Cruiser levou a que a produção nunca saísse do Japão. Contudo, isso mudou em 2015 quando a fábrica da Salvador Caetano em Ovar passou a produzir o Toyota Land Cruiser 70 para o mercado Sul Africano. A escolha por Portugal esteve, uma vez mais, relacionada com os elevados padrões de qualidade e rigor.

Assim, o robusto chassis de longarinas recebe uma carroçaria com tratamento reforçado anti corrosão, pintada manualmente. Analogamente, os eixos são rígidos tanto à frente como atrás, com mola/amortecedor na dianteira e lâminas na traseira.

Se quiseres saber tudo sobre a produção automóvel que é feita no nosso país, além de mais detalhe sobre a fábrica de Ovar, não percas este especial!

Esta é a nossa seleção! Descobre TODA a atual Produção automóvel nacional!

Nós por cá também fazemos automóveis! Neste especial mostramos tudo sobre a produção automóvel nacional. As fábricas, os modelos, a história e os números!

Ler mais

Disponível em pick-up, cabine simples ou cabine dupla, ao todo o Land Cruiser 70 é produzido em seis versões, e com três motores. Destes, dois são Diesel e um gasolina, sempre com caixa manual de cinco velocidades, a saber:

  • 4.2 l Diesel de 6 cilindros com 123 cv e 280 Nm de binário
  • 4.5l V8 Diesel com 202 cv e 430 Nm de binário
  • 4l V6 a gasolina com 228 cv e 370 Nm de binário

O depósito tem 130 litros de capacidade, o que dá boas autonomias. Já sabes que não o podes adquirir em Portugal, mas se tiveres curiosidade, podes ver o catálogo deste modelo com todas as especificações neste link.

Ao volante do Land Cruiser 70!

Com a enorme simpatia dos responsáveis da Toyota Caetano Ovar, pudemos tirar um Land Cruiser 70 acabado de montar da linha de produção e experimentá-lo na zona de testes da fábrica!

Além de ter volante à direita, por causa do mercado Sul-Africano, o Land Cruiser 70 não está homologado para a Europa por não cumprir naturalmente todos os requisitos para tal. Um deles está relacionado com a certificação de motores para emissões na Europa. É um carro à antiga, como tem de ser. Por esse mesmo motivo não pode circular em Portugal, com muita pena nossa!

Bom, a menos que alguém com residência na África do Sul se lembre de vir a Portugal com um destes Land Cruiser 70. Claro está que, se o fizer, o tempo durante o qual poderá circular com a viatura por cá será limitado.

Apesar disso, nós não só tivemos oportunidade de o conduzir, como de o fazer no circuito de testes por onde passam todas as unidades que inclui vários testes de suspensão, torção do chassis, estanquidade, entre outros.

Foi para nós um enorme privilégio, poder conduzir este ícone no circuito de testes da fábrica da Ovar.

Aberta a porta temos um interior espartano. Vidros elétricos, ar condicionado e uma tomada USB são as únicas mordomias. A unidade que experimentamos tinha o enorme motor V8 de 4.5 l Diesel, perfeitamente audível assim que damos à chave. Subimos “lá para dentro” e arrancamos. O binário vasto faz com que a 1ª velocidade seja quase um pró-forma, tal é a disponibilidade do motor com um torque de respeito. A direção não esconde a sua origem, mas não é excessivamente pesada.

Por fim, nas zonas de lombas e depressões usadas para testar ruídos e suspensão, o Land Cruiser 70 sente-se como um tanque e com uma aceleração mais do que suficiente. Claro que neste contacto curto não foi possível levar o Land Cruiser para o seu terreno de eleição, o fora-de-estrada. Para isso, teríamos que viajar para a África do Sul, mercado deste ícone.