Toyota Aygo X. O mini crossover que é aposta única no segmento dos citadinos

O Toyota Aygo X é um modelo urbano com formato da moda – crossover do segmento A – que foi desenhado e produzido tendo em conta as exigências da vida urbana e suburbana da Europa.

O Toyota Aygo X é um modelo urbano com formato da moda – crossover do segmento A. Foi desenhado e produzido tendo em conta as exigências da vida urbana e suburbana da Europa. Por outro lado, é um automóvel compacto muito colorido e a mostrar algum músculo. Da mesma forma é um carro ágil e com uma excelente versatilidade. Conforme dizem os códigos dos SUV e crossover, o Aygo X tem uma posição de condução dominante e uma excelente visibilidade. O tejadilho retrátil em material maleável é uma mais-valia. Para além disso, o Toyota Aygo X está recheado de tecnologia.

TOYOTA AYGO

Citadino que usa plataforma TNGA

O pequeno e compacto citadino utiliza a versão GA-B da plataforma TNGA, estreada com o Yaris e usada no Yaris Cross. Por outro lado, o Aygo X cumpre com todos os elementos necessários aos modelos do segmento A. Compacto, ágil e capaz de comunicar confiança ao condutor. Ao mesmo tempo, tem de transmitir alguma confiança e oferecer uma base com a mais recente tecnologia, sendo, paralelamente, económico de utilizar.

TOYOTA AYGO 2

Estilo segue modelos como o Yaris Cross

Quando chegou ao mercado em 2005, o Aygo era o carro mais barato da gama Toyota. Mas também era o mais divertido e encontrou adeptos em pessoas de espírito jovem que gostaram da forma irreverente do Aygo. 

A passagem para uma carroçaria crossover foi acompanhada por um estilo irreverente. Este começa num capot elevado, cavas das rodas musculadas e uma forma em cunha que deixa o Aygo X em movimento… mesmo parado!

De maneira idêntica, as jantes de 18 polegadas encostadas aos extremos da carroçaria adicionam mais musculo e mais sedução. Depois junta-se a linha de cintura elevada, a pintura a duas cores e uma superfície vidrada afilada.

TOYOTA AYGO 3

Toyota Yaris Cross. Suavidade e eficiência no segmento B-SUV!

Depois de renovar o Yaris, a Toyota entra no segmento B-SUV com o Yaris Cross. Será muito mais do que um Yaris de “calças arregaçadas”?

Ler mais

Toyota Aygo X é um carro… picante!

A casa japonesa não quis deixar de se divertir e além de oferecer novas cores, criou um ambiente divertido com quatro cores “picantes”. Cardamom, Chili, Ginger e Juniper, são as cores, respetivamente, verde, vermelho, bege e azul. O primeiro quer destacar estilo e elegância, o segundo chamar á atenção, o terceiro é sofisticado e o quarto oferece um toque de masculinidade.

Podem ser cruzadas com o tejadilho de outra cor, preto. Que se estende para a parte traseira do Aygo.

Interior é… divertido!

O interior do novo citadino da Toyota é, igualmente, divertido. O painel de instrumentos e a consola central seguem essa ideia. Os estofos destacam o símbolo “X”, bem disfarçado. O estilo é ousado, divertido e a tecnologia de topo. Há vários ambientes para combinar com as cores exteriores e a tecnologia avançada.

Conta com o Toyota Safety Sense, Android Auto e Apple CarPlay, deteção de peões, deteção diurna de ciclistas, cruise control adaptativo, manutenção na faixa de rodagem, ajuda à direção em caso de emergência e travagem autónoma de emergência. Há, ainda, câmara de visão traseira e alerta para a utilização dos cintos de segurança. 

Para lá de uma altura ao solo aumentada em 11 mm face ao modelo anterior, o Aygo X tem o banco do condutor mais alto 55 mm para melhorar a visibilidade. O pilar A foi reduzido em tamanho e o ângulo foi incrementado 10% para 24 graus.

Maior, mais alto e mais largo

De acordo com a Toyota, o Aygo X tem o menor peso da carroçaria, mesmo com majoradas dimensões: 3,7 metros de comprimento (mais 235 mm que o anterior modelo) e mais 90 mm de distância entre eixos. A largura cresceu 125 mm (1740 mm) e a altura subiu 65 mm para 1525 mm.

Estas dimensões oferecem mais 45 mm de largura à altura dos ombros, enquanto os bancos dianteiros estão mais longe um do outro 20 mm.

Igualmente a bagageira cresceu com mais 125 mm de comprimento. Assim, há mais 60 litros de capacidade (231 litros agora) que pode chegar a 829 litros com os bancos rebatidos. 

Naturalmente que há uma aplicação “MyT” que oferece informação sobre o Aygo X. Ligado ao Toyota Smart Connect que utiliza um ecrã de alta-definição com 9 polegadas sensível ao toque.  O sistema multimédia também utiliza o mesmo ecrã.

O som também é importante e, por isso, ao mesmo tempo que reduziu o ruído interior para um maior conforto, ofereceu ao Aygo X com um sistema de som da JBL com 300 watts e um subwoofer de 200 mm. 

Finalmente, destaque para o tejadilho de abrir em lona que tem proteção total contra chuva e poeiras, mas permite uma abertura generosa que inunda o habitáculo de luz.

Toyota Aygo X é citadino com motor a gasolina

O novo citadino da Toyota está equipado com o motor 1.3 litros acoplado à caixa manual de seis velocidades ou S-CVT automática. Os consumos são de 4,7 a 5,0 l/100 km/h e emissões de 107 a 114 g/km de CO2, para o modelo com caixa manual. Com caixa S-CVT regista um consumo de 4,9 a 5,2 l/100 km e emissões de CO2 de 110 a 117 g/km.