Smart #1 marca o começo de uma nova vida para o construtor… chinês!

Smart #1 é o primeiro modelo da “nova” marca chinesa. A smart iniciou uma vida nova na posse da Geely e da Mercedes-Benz.

O Smart #1 (lê-se Smart hashtag 1) é o primeiro modelo da “nova” marca chinesa. Atualmente com metade do capital nas mãos da Geely e outra metade na posse da Mercedes-Benz, a Smart iniciou uma vida nova. Com os seus produtos criados e construídos na China e com o estilo entregue ao departamento de estilo da Mercedes-Benz, a Smart mantém-se como construtor 100% elétrico. Recordamos que a Smart já tinha dado esse passo ao acabar com os motores de combustão interna. Como disse Tong Xiangbei, CEO da smart, “a estreia mundial do smart #1 marca outro marco na incrível jornada de desenvolvimento que iniciámos com a renovação da marca.”

smart1

Smart #1 com estilo diferenciado

Podemos caracterizar o Smart #1 através de várias coisas como a nova tecnologia e a inovadora abordagem de carro urbano. Porém, é o estilo que marca esta nova geração da Smart.

O exterior é inovador e avançado. Sob o mesmo ponto de vista, o estilo do Smart #1 marca e destaca os puxadores das portas elétricos ocultos, portas sem molduras e o tejadilho panorâmico. Em contrapartida, as dimensões são compactas: 4270 mm de comprimento, distância entre eixos de 2750 mm e jantes até 19 polegadas.

Segundo Gorden Wagener, o diretor de estilo da Mercedes-Benz e responsável pela supervisão do desenho do Smart #1, o modelo “representa um novo começo para a marca smart e revela o nosso ADN de design. É adulto, cool e incorpora a beleza com soluções inteligentes. É novo, fresco e encantador.”

Interior inovador com vista melhorada

Colocando o utilizador no centro, o Smart #1 marca um ambiente de aplicações dedicado e uma interface de utilizador personalizável. Nesse sentido, o novo modelo adota uma tecnologia objetiva e, lá está, centrada no utilizador. Então, o sistema de interface com o condutor inclui um “avatar” como companheiro, com controlo por voz baseado em inteligência artificial.

Simultaneamente, tudo isto está conectado ao ecossistema do automóvel. Bem como à aplicação Smart e às “clouds” de dados. Tudo acedido através de uma identidade única protegida através de padrões de encriptação.

No Smart #1 todos os produtos e serviços conectados formam um ecossistema coerente, intuitivo e adaptado. Uma arquitetura de computação centralizada e de alto desempenho garante atualizações dinâmicas através do ar (Over The Air), para que mais de 75% de todas as ECU (Eletronic Control Unit) no automóvel possam ser continuamente iteradas e atualizadas remotamente. Tudo isto é acedido através de um ecrã sensível ao toque com 12,8 polegadas. O painel de instrumentos é servido por um ecrã de 9,2 polegadas e por um “head up display” de 10 polegadas.

Por outro lado, e aos olhos dos mais atentos é impossível não encontrarmos no interior deste Smart #1 algumas parecenças com os modelos da Mercedes-Benz.

Bagageira com dois compartimentos

Em contrapartida, o modelo oferece dois porta-bagagens. Um “frunk” na dianteira com pequenos 15 litros e uma bagageira traseira com 273 litros, ampliáveis a 411 litros. No interior há mais espaços para arrumação, especificamente na enorme consola central que divide os dois bancos dianteiros.

smart1 g

smart #1 absolutamente elétrico

O novo Smart #1 marca a orientação do construtor sendo um produto 100% elétrico. Conforme a folha de especificações no lançamento do carro, o motor elétrico está no eixo traseiro. A tração é feita, igualmente, às rodas traseiras. Contas feitas, debita 200 kW (272 cv) e um binário de 343 Nm. A bateria tem uma capacidade de 66 kWh

De acordo com esta capacidade e com uma velocidade máxima limitada a 180 km/h, a autonomia oscila entre 420 e 440 km.

Simultaneamente, o Smart #1 oferece carregador de 22 kW de corrente alterna e 150 kW de corrente contínua. Assim, carregar entre 10 e 80% com o carregador de 22 kW leva três horas. Por outro lado, utilizando o carregador mais rápido, menos de 30 minutos servem para carregar a bateria entre 10 e 80%. A generosa bateria inflige ao modelo um peso de 1820 kg.

Em conclusão, o CEO da smart na Europa, Dirk Adelmann, referiu ter “muito orgulho em apresentar, finalmente, a versão de produção do smart #1. Não é apenas um símbolo da nova abordagem da smart. É, também, o núcleo de todas as coisas que estão para vir. Com a renovação da marca, vamos concentrar-nos ainda mais numa experiência de mobilidade sem lacunas.”

O primeiro SUV da Smart chega no início do próximo ano e, como seria de esperar, ainda não são conhecidos os seus preços.