Segurança infantil na estrada! A importância dos melhores sistemas de retenção

Usar sistemas de retenção para crianças adequados e bem instalados, é a principal medida para garantir a segurança infantil no automóvel.

A evolução da sinistralidade envolvendo crianças até aos 14 anos tem sido, felizmente, bastante positiva ao longo dos últimos anos. Como resultado, a taxa de mortalidade infantil em 2021 foi a mais baixa de sempre. Contudo, a maior parte das crianças vítimas de sinistralidade, são passageiros de automóveis ligeiros. Por outro lado, em 2021 aumentaram em 33,7% as infrações pelo não uso de sistemas de retenção para crianças, num total de 2011 infrações.

Assim, vale a pena recordar a importância de usar corretamente os sistemas de retenção para crianças. Não só evitam infrações como também, e acima de tudo, garantem a segurança infantil. Sobretudo porque, devido à sua fragilidade física, as crianças são quem mais perigo corre quando viaja na estrada. E no que diz respeito a estes sistemas, não se trata apenas da sua correta utilização, mas também, e principalmente, do uso de sistemas recentes, apropriados e homologados.

Cybex seguranca infantil na estrada

A Cybex é parte da solução

É aqui que a Cybex, marca líder em segurança infantil, entra para dar uma grande ajuda. Fundada em 2005, a CYBEX tornou-se parte de uma das empresas líderes globais de produtos juvenis com mais de 25 anos em pesquisa e desenvolvimento em 2014. É esta que atualmente define os padrões globais de segurança, inovação e design, tendo já recebido mais de 450 prémios dentro destes parâmetros.

São as colisões que provocam o maior número de feridos graves entre as crianças (44% do total)

As cadeiras auto para crianças são regularmente testadas e avaliadas por institutos de testes independentes, onde os modelos Cybex têm sido premiados como Test Winner, com resultados muito bons.

Para viagens em segurança, a CYBEX destaca e recomenda as cadeiras auto da Linha Z, que obtiveram excelentes resultados nos testes ADAC e RACE nos últimos anos. Além disso, é uma família de cadeiras auto que cobre todas as necessidades das crianças: desde o nascimento até aos 12 anos.

CYBEX 22 banner Pub Portugal Zline

Cloud Z i-Size, onde tudo começa

A viagem pelo mundo das cadeirinhas de criança, e particularmente pela marca Cybex, começa com a Cloud Z i-Size . Do nascimento até aproximadamente aos 24 meses, a Cloud Z pode ser utilizada até aos 87 cm, ou máximo de 13 kg. Assume-se como o Ferrari dos “ovinhos” para recém-nascidos.

Não se trata de uma cadeirinha que se limitou a cumprir todos os testes exigidos para receber a homologação necessária. A Cloud Z i-Size é muito mais do que isso, e é por esse motivo que mereceu um artigo dedicado que pode ser consultado aqui.

Para além dos prémios reddot award 2019 e “German Design Award” 2020, a Cloud Z i-Size da Cybex recebeu o prémio de “Melhor da categoria”, confirmando ser a melhor no que diz respeito a segurança infantil.

Cybex Cloud Z i-Size. O Ferrari das cadeirinhas de bebé!

A Cybex Cloud Z i-Size é um cadeirinha de bebé, para uso do nascimento até aos 24 meses, e que foi distinguida pela sua segurança e design.

Ler mais

Sirona Z i-Size, acompanha o crescimento

Em seguida, a Cybex propõe a cadeira Sirona Z i-Size, igualmente premiada. Tal como acontece na Cloud Z i-Size, tem mecanismo de rotação 360º, o que facilita a entrada e saída da viatura. Permite viajar no sentido inverso à marcha, o mais recomendado até aos 4 anos de idade ou 105 cm de altura, mas também no sentido da marcha, sendo a cadeira ideal para esta mudança.

Uma cadeira auto no sentido inverso à marcha, reduz os danos em caso de colisão frontal em mais de 80%. O encosto de cabeça tem 12 posições de ajuste e oferece 5 posições de reclinação quando está no sentido inverso à marcha e 3 no sentido da marcha. Quando instalada no sentido da marcha, o sistema ER-Tech reduz as forças exercidas no pescoço da criança durante uma colisão frontal em até 20% em comparação com outros sistemas de arnês de 5 pontos no mercado.

Tal como a Cloud Z i-Size dispõe do Sistema LSP (Proteção integrada contra impacto Lateral) integrado que oferece um aumento da segurança em caso de colisão lateral. Para além disso tem um sistema de arnês de cinco pontos. A fim de facilitar a entrada e saída da criança dispõe ainda de um suporte magnético para o cinto.

Solution Z i-Fix,

O último nível antes de viajar sem qualquer sistema de retenção infantil, é a Solution Z i-Fix que vai dos 15 aos 50 kg, ou dos 100 aos 150 cm. Mais uma vez premiada como “melhor na categoria” em 2020, é uma cadeira auto concebida para crianças mais crescidas, a partir dos 4 anos, aproximadamente, até aos 12 anos.

É homologada pelo ultimo standart de segurança UN R129/03. Com o intuito de acompanhar o crescimento da criança, oferece 12 posições de ajuste automático dos protetores de ombros e cabeça, em altura e largura.

A Solution Z i-Fix da Cybex é a cadeira auto melhor avaliada no seu grupo (Grupo 2/3), nos testes de 05/2020 realizados por várias organizações de consumidores europeias. Para além disso, e tal como a Cloud Z i-Size, também a Solution Z i-Fix foi vencedora do reddot award 2019, e ainda do “German Design Award” em 2021.

Uma base modular, dos 0 aos 4 anos!

Na hora de viajar, a Cloud Z i-Size e a Sirona Z i-Size da Cybex são o expoente máximo da praticidade quando utilizadas com a Base Z. Uma base segura e modular com mecanismo de rotação que permite que a cadeira auto rode para o lado da porta do automóvel, facilitando, e muito, a tarefa de a colocar e retirar do automóvel. É assim uma solução duradoura já que pode ser utilizada por duas cadeiras diferentes até aos 4 anos de idade.

Para além disso, a Base Z da Cybex tem sistema prático e seguro de fixação Isofix, e dois sistemas para confirmar que a cadeira auto está fixada de forma correta e segura, um com indicadores visuais e outro com sinal sonoro, garantindo a segurança infantil.

Além de ser obrigatório, estes são os acessórios de segurança mais eficazes para a proteção dos
passageiros, permitindo minimizar a gravidade das lesões em caso de acidente. Contudo, ainda é frequente verificar-se o uso de “cadeirinhas” não apropriadas ao tamanho e idade da criança, ou mal colocadas, que podem anular a função protetora deste equipamento.

A maioria das vítimas ocorre nos arruamentos, estradas municipais, estradas nacionais e regionais

Surpreendentemente Portugal está entre os países com menor percentagem de vítimas mortais com idade inferior ou igual a 14 anos. Ainda assim, nunca é demais recordar a importância de usar corretamente os sistemas de retenção para crianças.

Por fim, quanto aos ensinamentos a transmitir às criança enquanto passageiro de automóveis ligeiros, destaca-se, desde logo, a utilização do sistema de retenção homologado e adequado ao seu tamanho e peso, e do cinto de segurança, os dispositivos de segurança passiva mais importantes para a sua proteção.

Alguns conselhos úteis e importantes sobre segurança infantil:

  • A cadeirinha deve ser homologada para uso no carro;
  • Verificar se a cadeira auto que pretende adquirir é compatível com o automóvel em que vai ser instalada;
  • Verificar se há espaço suficiente para um sistema de retenção infantil (cadeira auto) ao colocá-lo na direção oposta da marcha;
  • Certificar-se de que o banco onde será colocada a cadeirinha possui fixações ISOFIX e que sua largura é suficiente para acomodar a cadeirinha;
  • Se a cadeirinha tiver uma perna de apoio, é necessário verificar se está instalada num local que ofereça a estabilidade necessária em caso de impacto;
  • Os apoios de cabeça do banco traseiro podem ser removidos se viajar com crianças mais velhas sentadas em bancos elevatórios com encosto alto (Grupo 2/3).
  • Se não houver outra opção a não ser colocar a cadeira auto no banco do passageiro dianteiro, certifique-se que desativa o airbag se estiver a utilizar uma cadeira auto no sentido inverso à marcha.