Escape Livre inova e compensa emissões dos seus eventos e testes de estrada

Já este ano, o Escape Livre compensará todas emissões de carbono dos seus eventos e ensaios, sendo o primeiro meio a fazê-lo em projetos nacionais.

É mais um passo importante não apenas para a história do clube da Guarda, mas principalmente para contribuir para um futuro mais verde e próximo da neutralidade carbónica. Depois de ter estabelecido uma parceria com a empresa Terraprima para compensar todas as emissões de gases com efeito de estufa dos seus eventos ao longo do corrente ano, agora é a vez de o fazer para todos os ensaios e testes de estrada que poderás consultar aqui no nosso site.

Contudo, e ciente de que a energia utilizada para o carregamento dos veículos elétricos que atualmente testamos, e que são cada vez mais, não é uma energia limpa, o Escape Livre compensará também todas as emissões de carbono decorrentes desses mesmos carregamentos para as viaturas 100% elétricas em ensaio. Só para exemplificar, durante o ano de 2021, testámos cerca de 15 automóveis 100% elétricos.

Compensação em projetos nacionais

Desta forma, e não sendo pioneiro, é sim o primeiro meio especializado a fazê-lo em projetos nacionais, fazendo toda esta compensação em Portugal. A pegada de carbono correspondente aos nossos ensaios foi calculada pela mesma empresa em cerca de seis toneladas de CO2eq, valor equivalente à queima de 15 barris de petróleo.

Este valor resultou da estimativa face aos ensaios e testes de estrada efetuados por toda a equipa do Escape Livre ao longo do ano de 2021. No final do corrente ano o valor será ajustado à realidade.

Como?

A primeira fase para a compensação das emissões consiste no processo de contabilização das emissões dos gases com efeito de estufa associadas às deslocações do veículos durante todos os ensaios e testes de estrada. No caso dos veículos equipados com um motor de combustão interna, foram contabilizadas as emissões resultantes da queima direta do combustível (Diesel/gasolina) nos motores dos veículos.

No caso dos veículos eléctricos a contabilização passa pela avaliação do consumo energético dos veículos durante a fase de carregamento, energia esta que será utilizada para locomoção do veículo. Tal é possível de constatar e avaliar através do carregador utilizado para essa finalidade, uma das soluções da ADN Energy. Nestes casos, a este consumo energético foram associadas as emissões de gases com efeito de estufa aquando da produção desta energia elétrica no contexto gerador português.

Onde?

A compensação de todas as emissões contabilizadas é efetuada através do investimento em projetos de sequestro de carbono em Portugal. Em particular, a Terraprima encontra-se atualmente a promover o sequestro de carbono em solo florestal e na biomassa na área florestal de Carvalho Negral, presente na Quinta da França, no coração da Beira Interior, onde o Escape Livre sempre marcou presença forte através das suas iniciativas e eventos. A promoção deste sequestro e, desta forma, a manutenção desta paisagem só é possível através de projetos de compensação de emissões como este que agora o Escape Livre desenvolve. Isto porque a floresta em causa não é explorada comercialmente e para ser viável teria de ser convertida em floresta de produção e/ou agricultura.

Escape Livre Compensar emissoes I

Neste sentido, o carbono apoiado e sequestrado é adicional e só existe dado o apoio das empresas a estes projetos. A contabilização do carbono sequestrado é feito de acordo com Inventário Nacional de Emissões (2021), elaborado pelo Estado Português.

Numa altura em todos nós temos de fazer a nossa parte em prol de uma neutralidade carbónica cada vez mais célere, este é um passo importante para nós. Não o fazemos apenas durante os nossos eventos, mas também durante todos os milhares de quilómetros que percorremos semanalmente com os testes e comparativos a novos modelos. Poder fazê-lo, em parceria com a Terraprima, em projetos nacionais, é não só algo que é palpável e visível, como nos enche de orgulho

Nuno Antunes, Escape Livre