Dacia atinge as 10 milhões de unidades produzidas!

A Dacia chegou aos 10 milhões de unidades no mês de abril quando um Duster Extreme L.E. cinzento saiu da linha de montagem.

A Dacia chegou aos 10 milhões de unidades no mês de abril quando um Duster Extreme L.E. cinzento saiu da linha de montagem. Foi em Mioveni, na Roménia, que foi celebrado este marco importante: 10 milhões de Dacia foram produzidos desde 1968. Em síntese, a Dacia alcançou o primeiro milhão de unidades produzidas em 1985. O segundo milhão chegou em 1998 e os 5 milhões em 2014. A aceleração das vendas permitiu que a Dacia produzisse tanto em oito anos (5 milhões de unidades) entre 2014 e 2022, que em 46 anos, entre 1968 e 2014.

Dacia chegou

Dacia com produção de 10 milhões de unidades

Para Denis Le Vot, CEO da Dacia, “é um orgulho ter ultrapassado a marca simbólica dos 10 milhões de automóveis produzidos. Este resultado recompensa uma visão pragmática do automóvel centrada no que é realmente essencial para os nossos clientes. Com base na sua experiência, a Dacia continuará a crescer e a oferecer automóveis atrativos e adaptados ao estilo de vida dos nossos clientes.”

A Dacia chegou aos 10 milhões de unidades, mas tudo começou em agosto de 1968 com o Dacia 1100. O 1300 deu origem a uma família de variantes (berlina, carrinha, coupé e comercial) e manteve-se em produção durante 35 anos. Uma referência no panorama automóvel da Roménia.

Dacia chegou

Renault compra produção Dacia em 1999

Quando a Renault comprou a Dacia em 1999, abriu-se um novo capítulo para a marca. Desde logo com o lançamento do Logan em 2004 que tornou a marca internacional. Por outro lado, a marca romena abriu uma fábrica fora da Roménia em Casablanca, Marrocos, em 2005.

A chegada de modelos como o Sandero e o Duster incrementaram a produção e as vendas. Simultaneamente, a Dacia alargou a rede industrial com mais uma fábrica em Marrocos (em Tânger) em 2021. Depois, mais uma linha de produção em Oran, dedicada ao mercado argelino. Finalmente, a produção do Spring, feita na China em Shyan, tem ajudado ao crescimento acelerado da marca.

Em contrapartida, a Dacia está presente em 44 países, com clara ênfase no Velho Continente e na bacia do Mediterrâneo.

Dacia chegou

Dacia chegou aos 10 milhões de automóveis em 54 anos

Os 10 milhões de unidades produzidas dividem-se por vários modelos ao longo dos anos.

O Dacia Sandero e o Sandero Stepway, são os automóveis mais vendidos a particulares na Europa desde 2017, com 2,6 milhões de unidades. O Dacia 1300 e as diversas variantes chegaram às 2,3 milhões de unidades. Segue-se o Duster, o SUV mais vendido a clientes particulares, com 2,1 milhões de unidades. Finalmente, foram produzidos 1,95 milhões de Logan e Logan MCV.