Audi e Porsche confirmam planos para entrar na F1 em 2026

Audi e Porsche confirmam que têm o desejo de entrar na Fórmula 1. Mas para isso, o regulamento dos motores terá de ser bem diferente.

Audi e Porsche confirmam que têm planos para entrar na F1. Como se diz em bom português, “é malhar enquanto o ferro está quente”. Ou seja, a Fórmula 1 está na moda. A Fórmula 1 está a acelerar com o DRS aberto e são cada vez mais os adeptos a ficarem fans do pináculo do desporto automóvel. A chegada da Audi e da Porsche só pode acontecer em 2026 – ano da nova regulamentação de motores – mas a decisão final ainda não foi tomada.

Um curto comunicado confirma que o Grupo VW tem planos para entrar na Fórmula 1 em 2026. Segundo diz o comunicado “a gestão e o conselho de supervisão da Volkswagen AG, Porsche AG e Audi AG, confirmam que têm planos para uma possível entrada na Fórmula 1 através das duas marcas. A Audi e a Porsche irão revelar mais detalhes mais tarde.”

audif1

Depois do WEC, Audi aumenta oferta para chegar à F1 através da McLaren

A Audi aumentou a sua oferta para adquirir parte da McLaren Formula One Racing e entrar na Fórmula 1.

Ler mais

Porsche com a Red Bull fornecerá motores

Audi e Porsche vão entrar na F1 quando a regulamentação de motores mudar em 2026. Quando o MGU-H, caro e complicado, desaparecer e a componente elétrica for mais pronunciada.

Não sendo oficial, a Porsche terá um memorando de entendimento com a Red Bull para fornecer motores à equipa de Milton Keynes. Será um acordo de longo prazo que servirá que nem uma luva à formação de Christian Horner. 

Audi e Porsche confirmam
Audi F1 pela pena de Sean Bull

Audi quer comprar uma equipa ou uma parceria 

Por outro lado, a Audi ainda não tem o seu alvo definido. Se a Porsche entrará como fornecedora de motores – até porque deverá continuar com o projeto LMDh, tal como sucede com a Ferrari – a Audi quer mais.

Dai ter oferecido 500 milhões de euros pela McLaren Racing e parte da McLaren Automotive. Mas Zak Brown não quis, os árabes não quiseram e apesar da oferta subir para os 600 milhões, a resposta terá sido negativa. Além disso, são conhecidas as conversas da McLaren com o grupo BMW. Não estando descartada a possibilidade da BMW chegar à Fórmula 1 através da entrada na McLaren Automotive.

Assim sendo, a Sauber é a mais forte candidata a receber de braços abertos a Audi. Poder-se-ia pensar na Williams. Porém, no passado as coisas não correram bem com a BMW, pois era difícil abrir mão do controlo da equipa com Frank Williams. Ao que parece, com a Dorliton a situação é a mesma. 

Audi e Porsche confirmam

Audi e Porsche confirmam que… nada está confirmado

Olhemos, de novo, para o comunicado do grupo VW. “Oferecemos, assim, à Audi a oportunidade de demonstrar o ‘Vorsprung durch Technik’ (vantagem através da tecnologia, ndr) no pináculo do desporto automóvel a partir de 2026. Ainda não tomamos uma decisão formal e final, pois ainda estamos numa fase de avaliação. Neste momento, as novas regras de 2026 estão longe e ainda não estão disponíveis.”

Mas o comunicado diz mais. “Esta nova regulamentação trará profundas mudanças para tornar o desporto mais sustentável, o que é um pré-requisito para um possível envolvimento da Audi. A Audi Sport está em conversações, diretas, com a FIA sobre este assunto. A nossa decisão será anunciada logo que ela seja tomada.”

Enfim, há que ter paciência e esperar pelo novo regulamento de motores e a confirmação da presença de Audi e Porsche na Fórmula 1. Sendo certo que o que o Grupo Volkswagen pode estar em conflito com os outros construtores, e que estes podem vetar a participação da Audi e da Porsche. Continuaremos a acompanhar esta novela que pode ter desenvolvimentos a curto prazo. Ou talvez não!