Alfa Romeo caminha para a eletrificação total com, pelo menos, mais dois SUV

A Alfa Romeo caminha para ter um novo modelo topo de gama em 2017. Segundo o CEO Jean-Philippe Imparato, será um SUV 100% elétrico.

A Alfa Romeo caminha para ter um novo modelo topo de gama em 2027. Segundo informações dadas pelo CEO, Jean-Philippe Imparato, será um SUV e 100% elétrico. Ou seja, a Alfa Romeo está a caminho da eletrificação e durante a jornada quer voltar às 100 mil unidades vendidas num ano. E já em 2023! O que não será uma tarefa fácil para uma marca que vendeu 56 mil unidades em todo o Mundo e pouco mais de 28 mil veículos no mercado europeu.

O novo Alfa Romeo Tonale, já disponível para encomenda e cujas primeiras unidades chegarão já durante o próximo mês de junho será uma das peças fundamentais para cumprir os objetivos.

Alfa Romeo caminha

Alfa Romeo caminha para uma gama com muitos SUV?

Em declarações proferidas durante uma visita à fábrica de Pomegliano da Stellantis, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, deixou clara a importância do novo modelo. Enquanto visitava precisamente a zona de produção do novo Tonale, o alto responsável da marca do Biscione disse que o SUV de grandes dimensões será crucial para as vendas na Europa, Estados Unidos e China.

Para Imparato, o novo modelo será rival do BMW X5. Em outras palavras, o novo SUV será esculpido com inspiração naquilo que a BMW faz. Não é por acaso que a marca bávara é a bitola que Imparato usa para nivelar a Alfa Romeo. Já o novo Tonale alinha-se pelo BMW X1.

Alfa Romeo acaba de apresentar o seu novo SUV. Vem aí o Tonale!

O novo Alfa Romeo Tonale tem como alvo principal e bitola o BMW X1. Chegará com versões híbridas, plug-in e Diesel.

Ler mais

Se o novo SUV da Alfa Romeo tiver o mesmo sucesso do BMW X5, contribuiria com mais de 46 mil unidades para o volume de vendas.

Nesse sentido, este será o quarto SUV da marca. Depois do Stelvio e do Tonale, em 2024 chegará um SUV compacto que se chamará Brennero e, depois, em 2027, este topo de gama. 

Pode parecer que a Alfa Romeo se iria “SUVizar”, mas Jean-Philippe Imparato deixou claro que a casa de Arese não vai ser uma segunda Jeep. Ou seja, não construirá a sua gama, exclusivamente, sobre este tipo de modelo.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio – Mamma Mia!

O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio é um misto de emoções, capaz de nos deixar sem palavras… só o motor Ferrari faz dela uma das melhores berlinas desportivas.

Ler mais

Giulia será elétrico e o Giulietta não regressa

Conforme Imparato tinha dito em fevereiro numa entrevista ao “Automotive News Europe”, o substituto do Giulietta não estava no topo das prioridades. Tanto quanto é possível saber, o modelo não terá substituto. A Alfa Romeo caminha para a eletrificação e o Giulietta não se enquadra.

Não vamos abandonar o Giulia! Há um futuro para o Giulia e será um novo modelo 100% elétrico. Contudo, tendo o Tonale para no segmento compacto, um produto global, o Giulietta faz pouco sentido. É um produto europeu e queremos que a Alfa Romeo seja uma marca global.

Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo

Alfa Romeo quer chegar às 100 mil unidades/ano

Definitivamente, o trabalho de Jean-Philippe Imparato tem sido extraordinário. Com uma gama resumida a dois modelos difíceis de vender – o que é estranho pois são dos melhores Alfa Romeo das últimas décadas – o francês conseguiu estancar a hemorragia financeira.

Por outro lado, Jean-Philippe Imparato conduziu a Alfa Romeo ao lucro em 2021, a primeira vez em décadas! A Alfa Romeo vendeu 56 mil unidades em todo o mundo. Dessas, 28 mil na Europa (18 334 Stelvio, 6 476 Giulia e 3.027 Giulietta) e 18 250 unidades nos EUA (10 539 Stelvio e 7634 Giulia).

A Alfa Romeo caminha para um reforço de vendas, mas ainda se desconhece o efeito do Tonale. Tanto quanto se sabe, a fábrica de Pomegliano tem uma capacidade de 23 carros por dia, ou seja, um potencial entre 40 e 80 mil unidades por ano.

De acordo com palavras de Imparato, o Alfa Romeo Tonale deve vender entre 70 e 80 mil carros por ano. O “mix” de vendas será 45 a 60 mil na Europa e 10 a 15 mil nos EUA. Para 2022, a Alfa Romeo espera que a produção do Tonale chega a 20 mil unidades. Isto para um modelo que começa a ser vendido em junho na Europa e no final do ano nos EUA.