VW ID Buzz é um divertido “Pão de forma” elétrico e chega ainda este ano

A inspiração do VW ID Buzz é evidente. O “Pão de Forma” regressa também em formato elétrico, e com versões de passageiros e comerciais.

A inspiração do VW ID Buzz é evidente. O “Pão de Forma” regressa em formato elétrico e com versões de passageiros e comerciais. Revivalista, mas não em demasia, o ID Buzz faz parte da ofensiva da Volkswagen para ultrapassar a Tesla como a marca elétrica mais vendida no Mundo. A revelação foi feita online a partir de Speicherstadt, em Hamburgo. Aquele que é o maior bairro de lojas e armazéns do mundo construído sob alicerces de madeira com autoria do arquiteto Carl Johann Christian Zimmermann.

O ID Buzz é um modelo revivalista, 100% elétrico, e que quer recordar, através de uma interpretação moderna, o famoso VW Pão de Forma. Assim, assume-se quase como a versão 100% elétrica do, também recente, Volkswagen Multivan. O desenho, moderno, lembra aquele modelo, e os detalhes mostram isso mesmo: o enorme símbolo da VW na frente do veículo e a simulação de portas suicidas. Não têm abertura convencional, pois são deslizantes sobre calha.

Volkswagen Mutivan já chegou a Portugal. TUDO sobre o novo “pão de forma”

O herdeiro do famoso “Pão de Forma” chama-se Volkswagen Multivan e já chegou a Portugal a partir de 50 051€.

Ler mais

VW ID Buzz sustentável

O VW ID Buzz apanha o comboio do regresso ao futuro com as cavas das rodas generosas, os faróis e farolins LED e um interior muito diferente. Por outro lado, os modelos da gama ID Buzz serão os primeiros a serem feitos com materiais sem origem animal. Ou seja, o couro é artificial e não animal.

A Volkswagen anunciou que as versões ID Buzz e ID Buzz Cargo vão estar à venda já no outono, com as reservas a serem abertas em maio. 

Base comprovada

O VW ID Buzz tem como plataforma a nova MEB dedicada aos veículos 100% elétricos. O estilo é obra de Josef Kaban. O “designer” eslovaco tem no seu currículo modelos como o VW Lupo, Seat Arona, Skoda Octavia e o Bugatti Veyron. O ID Buzz é uma criação sua que, nas suas palavras, “tem maravilhosos avanços dianteiro e traseiro curtos”. A lembrar, claramente, o “Pão de Forma”.

VW ID Buzz com interior espaçoso

O novo modelo oferece espaço para cinco pessoas. Contudo, o ID Buzz terá uma variante de chassis longo (com possibilidade de ter configurações de seis ou sete lugares) que surgirá mais tarde e que será vendida nos EUA, mas só em 2024.

Por outro lado, as dimensões do ID Buzz oferecem um interior acolhedor com uma bagageira que oferece 1121 litros na configuração de cinco lugares. Cortesia de uma distância entre eixos de 2988 mm dentro de um comprimento total de 4712 mm. 

A versão de carga tem capacidade para albergar duas euro-paletes, uma cifra muito interessante. Dizer que o ID Buzz tem uma altura de 1937 mm e uma largura de 1985 mm, o que torna o VW ID Buzz mais largo que um VW Caravelle ou T6, por exemplo.

O painel de instrumentos tem um ecrã de 5,3 polegadas, enquanto no topo da consola central, de forma flutuante, um ecrã sensível ao toque com 10 ou 12 polegadas, dependendo da versão.

Conectividade em destaque

O VW ID Buzz destaca a conectividade com a oferta das aplicações “We Connect” e “We Connect Plus” bem como integração do smartphone e receção digital de áudio. O interior tem até oito tomadas USB e USB-C, sendo que a versão de carga terá, igualmente, soluções de conectividade.

Simultaneamente, o ID Buzz possui tecnologia que lhe permite devolver carga elétrica à rede em caso de necessidade (Vehicle to Home). 

Por outro lado, o ID Buzz utiliza a tecnologia “Car2X”, sistema de alerta que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detetar perigos rodoviários em tempo real. Paralelamente, o sistema de conectividade do ID Buzz tem uma função de memória para poder usar o estacionamento automático.

Sob o mesmo ponto de vista, caso exista ligação à internet, a função “Car2X” consegue oferecer condução autónoma. Nesse sentido, a VW está a testar protótipos com condução autónoma de nível 4. Ou seja, debaixo de supervisão do condutor, o carro conduz sozinho. Mas isso, só para 2025.

Motor de 150 kW e bateria de 81 kWh

Sendo um carro 100% elétrico, o ID Buzz receberá, na Europa, uma bateria de 81 kWh (capacidade líquida de 77 kWh) e um motor de 150 kW (203 cv). A tração é feita às rodas traseiras, tal como no original “Pão de Forma”.

A bateria pode ser carregada em todo o tipo de carregador, entre 11 kWh e 170 kWh. Num carregador rápido, a bateria recebe carga entre 5 e 80 % em cerca de 30 minutos.