Totem Automobili. Arte italiana em movimento

Mais do que automóveis, a italiana Totem Automobili cria verdadeiras obras primas artesanais de quatro rodas. Impossível ficar indiferente!

Restomod, interpretações, re-imaginações, enfim… Nomes há muitos, mas a verdade é que a moda veio para ficar, com cada  vez mais fabricantes a trazerem clássicos modernizados para o mercado. Hoje falamo-vos da Totem Automobili, uma verdadeira fábrica de arte automóvel. Poucos automóveis podem exibir o estatuto de arte. Baseado no icónico Alfa Romeo Giulia, o Totem GT, pertence, merecidamente, a esse restrito clube.

Pura elegância

A marca, baseada em Veneza combina inovação e paixão pela indústria automóvel italiana para criar modelos únicos e inconfundíveis, numa abordagem que tem tanto de artesanal, como de tecnológico.

Exemplo disso são as unidades motrizes disponíveis para o GT. Para além do motor de combustão interna, com uns impressionantes 620 cv, a Totem disponibiliza também uma versão totalmente elétrica, capaz de percorrer os 0-100 km/h em menos de três segundos.

Na versão térmica, o GT Super, a potência advém de um bloco 2.9 l bi-turbo proveniente do, moderno, Alfa Romeo Giulia. O bloco, capaz de produzir 720 Nm de binário, permite que o GT Super alcance os 100km/h em 3,1s, facilitado pelos seus, apenas 1150 kg de peso.  A velocidade máxima, essa, depende da coragem de cada um.

A controlar toda essa potência, temos uma caixa manual de seis velocidade a transmitir os 620 cv para os pneus 265/40 R18, montados no eixo traseiro.

Já no inovador, GT Electric, a unidade motriz é composta por uma bateria de 81 kWh, associado a um motor elétrico com 590 cv e uns impressionantes 1100 Nm de binário!

O conjunto permite uma autonomia de cerca de 390 km, com um tempo de carga, dos 0% aos 80% em 15 minutos, num carregador rápido DC de 90 kWh. Forma e função, harmoniosamente associadas.

Esta versão movida a eletrões conta ainda com uma particularidade. De forma a manter a emoção da condução, a Totem Automobili desenvolveu um sistema de som que replica as vibrações e barulhos de um motor a combustão. Segundo a marca é possível introduzir, dentro e fora da cabine os sons de mudanças, subida e descida de rotações, podendo inclusivamente ser instalado uma “alavanca de velocidades”, acoplada ao controlador, que oferecerá as mesmas sensações de um sistema real.

Em ambas as versões, aquilo que sobra do modelo original representa apenas 10% do produto final. A plataforma foi substituída por uma estrutura em alumínio, que lhe permite uma maior resistência e dinâmica capaz de suportar o salto na potência.

Todos os painéis exteriores são também novos, produzidos inteiramente em fibra de carbono. No seu conjunto, toda a carroçaria conta apenas com 95kg de peso.

Já o preço, não é assim tão leve. Cada GT é produzido à mão e com as especificações exatas de cada cliente, por esta razão os valores começam nos cerca de 450 000€ e daí, vai subindo dependendo das opções escolhidas.