Tonale. Já conhecemos, ao vivo e a cores, o novo SUV da Alfa Romeo

Fomos conhecer ao vivo o novo Alfa Romeo Tonale. Toda a gama, preço, e motorizações do novo SUV que chega ao mercado este ano.

O Alfa Romeo Tonale foi visto pela primeira vez no Salão Internacional de Genebra, já lá vão três anos. Depois disso, a versão final foi totalmente desvendada no início do mês de fevereiro. O novo SUV marca o primeiro passo da marca italiana na eletrificação e chega finalmente ao mercado no ano em que a Alfa Romeo assinala os seus 112 anos. As primeiras unidades chegam ao mercado nacional em junho mas nós já o fomos conhecer, ao vivo e a cores! E deixem que vos diga, que cores! Este azul assenta-lhe tão bem!

O passado da Alfa Romeo é sobejamente conhecido e dele é impossível esquecermos modelos como o GT, o primeiro Giulia, ou o SZ entre vários outros. Um passado do qual faz parte não só a competição como a Fórmula 1, mas também onde o design sempre teve um papel importante. Durante estes 112 anos de história, nem sempre a marca esteve atrás da sua concorrência, pelo contrário. É com base neste legado que a marca aposta tudo neste próximo modelo, até porque ele será a verdadeira “boia salva-vidas” da marca italiana.

Para além disso, é o primeiro modelo lançado desde que a marca se encontra por baixo do grupo Stellantis, e com o qual já irá partilhar algumas mecânicas, mas já lá vamos. O objetivo é tornar a Alfa Romeo a marca Premium global do grupo. O Tonale marca esta mudança apelidada pela marca de “metamorfose”.

Alfa Romeo acaba de apresentar o seu novo SUV. Vem aí o Tonale!

O novo Alfa Romeo Tonale tem como alvo principal e bitola o BMW X1. Chegará com versões híbridas, plug-in e Diesel.

Ler mais

Estilo inconfundível Alfa Romeo

O novo SUV desde logo transpira imagem de um Alfa Romeo. Completamente inconfundível, o Tonale foi buscar inspiração a outros icónicos modelos da marca como o 8C. Na frente destaque para os faróis LED denominados de 3+3 e que encontramos por exemplo no SZ. Ao lado desses temos duas entradas de ar antes do típico scudetto da marca onde reside o logótipo.

Na lateral sobressai uma linha de cintura pronunciada e as jantes, também elas típicas da marca conhecidas ou associadas aos antigos telefones de disco. Na traseira mantém-se uma assinatura LED com base no 3+3 e que culmina no logótipo da marca, ao centro. O óculo traseiro uma vez bebeu inspiração ao Alfa Romeo 8C.

Interior (quase) premium

No interior também (quase) nada é estranho. Uma vez mais os manómetros binoculares característicos dos modelos da marca estão presentes, ainda que agora alberguem um painel 100% digital e configurável, mas com grafismos que apelam ao DNA da marca. Também se mantém o arranque do motor no volante e o botão rotativo para os modos de condução DNA.

Ao centro da consola contamos agora com um ecrã na horizontal, onde se concentra o sistema de info-entretenimento. Ao volante, e ainda que neste primeiro contacto não o tenhamos conduzido, sobressai o DNA desportivo da marca. Volante com boa pega e por trás as enormes patilhas da caixa de velocidades fixas à coluna de direção. Estas contribuem para o bom feeling de condução dos modelos Alfa Romeo.

Ao nível do equipamento estará disponível uma suspensão eletrónica variável, um diferencial autoblocante eletrónico, navegação TomTom, sistema NFT (non-fungible token) que permitirá guardar toda a informação da viatura, incluindo manutenções e reparações, de forma permanente. Para além disso, não podiam ter ficado de fora os muitos sistemas de segurança e ajuda à condução que lhe atribuem o nível 2 de condução autónoma.

Versões e motorizações

A gama Tonale será composta por quatro versões de equipamento, todas elas com nomes bem conhecidos da marca. Super, Sprint, Ti e Veloce, e ainda uma versão especial de lançamento denominada de Speciale.

Quanto a motores, o Alfa Romeo Tonale vai contar com motorizações híbridas e híbridas plug-in a gasolina, e ainda Diesel. Para já no lançamento poderemos contar com o novo motor 1.5 l turbo com duas versões de potência, 130 e 160 cv, ambos com caixa automática de dupla embraiagem e sete relações, que contará com uma ajuda elétrica para mais 50 Nm de binário e 15 kW de potência. O menos potente nas versões Super e Sprint, ao passo que o de 160 cv estará disponível nas versões Ti e Veloce.

Para conseguir chegar a frotas, e provando que o Diesel ainda faz sentido, o Tonale estará também disponível um pouco mais tarde com um motor 1.6 l Diesel de 130 cv, nas versões Super, Sprint e Ti, uma vez mais sempre com caixa automática de dupla embraiagem e sete relações.

A aposta numa motorização Diesel e outra híbrida plug-in, é um piscar o olho ao mercado das frotas onde o Tonale pretende entrar

O híbrido plug-in chegará mais tarde e conta com o motor 1.3 l turbo de 180 cv e um motor elétrico de 90 kW com base numa bateria de 15,5 kWh. A potência combinada é de 275 cv e anuncia uma autonomia em modo 100% elétrico entre 60 e 80 km. Para além disso, a inclusão do segundo motor atribui-lhe a tração integral Q4. Quando chegar ao mercado, mais para o final do ano, estará disponível só nas versões mais equipadas, Ti e Veloce.

Para além de todos os detalhes sobre motorizações e versões, já temos um preço de 39 000€, e que corresponde à versão especial de lançamento, Speciale com o motor 1.5 l e 130 cv e com base na versão Veloce acrescentando a esta jantes de liga leve de 20”, pespontos em cinzento escuro na consola, e emblemas “Edizione Speciale” na lateral.

As encomendas para esta versão especial de lançamento abriram hoje, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado em junho deste ano, altura no lançamento comercial do modelo.

Primeiras impressões do Alfa Romeo Tonale

Neste primeiro breve contacto estático com o Alfa Romeo Tonale gostámos bastante do que vimos. Para além de linhas gerais arrebatadoras, temos um interior moderno e que, apesar da aplicação de alguns materiais menos nobres, parece sólido e com boa montagem. Contamos também com vários comandos típicos da marca e virados para a experiência ao volante. Isso é aliás, o que mais ansiamos. A boa distribuição de peso, e o bom racio da direção que promete ser rápida e precisa, deixam antever bons momentos.

Gostámos da posição de condução, dos grafismos presentes no painel de instrumentos digital e do facto de termos comandos para a climatização independentes. A unidade com a qual tivemos este primeiro contacto, com o nível de equipamento Veloce, sobressaía tanto no exterior como no interior. Se no exterior a cor Azul em conjunto com as jantes de 20″ e pinças de travão em vermelho enchem o olho, no interior é a linha de cintura de toda a consola forrada a Alcântara com pespontos a vermelho e os bancos com bom apoio que mais se destacam.

Nos lugares traseiros existe uma boa altura e o túnel central é muito pouco pronunciado o que facilita a habitabilidade. Para além disso contamos com fichas USB e USB-C.

Não é muito, mas é para já tudo o que conseguimos adiantar com a certeza porém que este Alfa Romeo Tonale terá certamente uma palavra a dizer no segmento dos SUV premium onde se insere. Quando chegar terá pela frente o BMW X1, o Volvo XC40 ou o Mercedes-Benz GLA. E se a escolha se limitasse ao exterior, eu não teria qualquer dúvida!