Testes EuroNCAP: cinco estrelas para os VW ID.5, Polo e Taigo

Os testes EuroNCAP de embates analisaram três dos mais recentes modelos da marca Volkswagen.

Os testes EuroNCAP de embates analisaram três dos mais recentes modelos da marca Volkswagen. No caso, o Volkswagen Polo, o novo SUV Taigo e o 100% elétrico ID.5. Os resultados fizeram sorrir os responsáveis da marca alemã. Todos conseguiram reclamar as cinco estrelas. Isto, depois de serem avaliados nos quatro critérios testados pela EuroNCAP: proteção dos ocupantes adultos, das crianças e dos utilizadores mais vulneráveis da estrada e os sistemas de assistência oferecidos de série.

Testes EuroNCAP

Quatro áreas de avaliação nos testes EuroNCAP

O Volkswagen ID.5 conquistou cinco estrelas nos testes EuroNCAP de “Proteção de Ocupantes – Adultos”. A percentagem de pontos possíveis foi de 93%. Recordamos como é feita a avaliação.

Conforme a norma, os veículos são avaliados após embates frontais e laterais e medição do efeito “chicote” durante o embate. Do mesmo modo, o airbag central, colocado entre os bancos dianteiros ajudou a prevenir e, em certa medida, a reduzir os ferimentos na cabeça, pois mitiga eventual choque de cabeças entre os ocupantes dos bancos da frente.

No que diz respeito à “Proteção dos Ocupantes – Crianças”, o ID.5 obteve 89% dos pontos disponíveis. Neste particular, destaca-se a proteção fornecida pelos sistemas de retenção para crianças em caso de impacto frontal ou lateral. Depois, é avaliada a instalação desse equipamento e aquilo que cada veículo oferece para a segurança do transporte de crianças.

De acordo com o protocolo da EuroNCAP, a categoria “Sistemas de Assistência” olha para o equipamento de série e para os auxiliares de segurança e condução disponibilizados. E, uma vez mais, o ID.5 esteve bem com 85% dos pontos disponíveis conquistados.

Finalmente, o protocolo da EuroNCAP analisa a forma como os sistemas de travagem de emergência protegem os utilizadores mais vulneráveis da estrada em caso de embate eminente. Falamos dos peões e dos ciclistas. O VW ID.5 conquistou 76% dos pontos disponíveis.

Polo e Taigo com bom desempenho nos Testes EuroNCAP

Contas feitas, o ID.5 reclamou as 5 estrelas EuroNCAP. Quanto aos outros dois modelos, o Volswagen Polo conquistou 94% na “Proteção de Ocupantes – Adultos”, exatamente o mesmo resultado do VW Taigo.

Simultaneamente, na “Proteção de crianças, o VW Polo conquistou 80% e o Taigo chegou aos 84%. O Polo e o Taigo igualaram-se com 70% dos pontos disponíveis na categoria “Sistemas de Assistências”.

Finalmente, na área da proteção dos peões, ambos se ficaram pelos 70%. Desta forma, os três modelos receberam as cobiçadas 5 estrelas EuroNCAP.