Quanto ganham os executivos de topo da indústria automóvel!?

Acha que sabe quanto ganham os executivos dos maiores grupos industriais da indústria automóvel?

A curiosidade matou o gato! Neste caso, não faz mal a ninguém mas suscita a dita curiosidade. Afinal, quanto se ganha na indústria automóvel? A estrutura salarial dos executivos de topo é complexa. Os CEO (Chief Executive Officer) ou diretores executivos não têm um “ordenado”. Em 2021, as remunerações cresceram e os europeus aproximaram-se dos norte americanos, habituais líderes quando toca a fazer contas ao dinheiro ganho como gestor. E neste breve resumo dá para ficar a conhecer o que cada um ganhou em 2021.

Indústria automóvel lucrou 90,2 mil milhões de euros em 2021. Como?

A indústria automóvel lucrou muito e, particularmente, os grandes grupos, durante 2021. Como é que isso foi possível?

Ler mais

Estrutura de remuneração complexa

Para fazer as contas, temos de consultar os relatórios de contas dos grupos e conhecer a estrutura remuneratória dos seus CEO. Além do ordenado, são contabilizados bónus de desempenho, ações, opção sobre capital e capital para a reforma. 

Os grupos não revelam, habitualmente, as remunerações dos seus executivos. Porém, a Stellantis, a Ford e a Volkswagen deixam tudo às claras.

Ou seja…

Contas feitas a tudo isso, o homem mais bem pago entre os CEO dos grandes grupos industriais, é Jim Farley. Tanto quanto sabemos, o patrão da Ford recebeu 22,1 milhões de dólares, cerca de 20 milhões de euros. Quer isto dizer que Jim Farley recebeu 356 vezes mais que a média dos ordenados da casa da oval azul.

jimfarley ford
Jim Farley (Ford)

Para lá disso, Farley ainda tem qualquer coisa como 830 mil dólares para despesas como o avião privado que o CEO da Ford pode usar nas suas deslocações profissionais e pessoais. O avião é recomendado pelo concelho de supervisão da Ford, por questões de segurança e para agilizar uma agenda que será, acreditamos, muito exigente.

Carlos Tavares é dos mais bem pagos

O executivo português líder da Stellantis recebeu, em 2021, exatamente 19 153 507 euros! Dinheiro pago ao homem que desenhou a fusão entre a PSA e a FCA, tornou a Opel rentável em um ano, e colocou a Stellantis a gerar uma margem de lucro operacional recorde. Os pouco mais de 19 milhões de euros ganhos por Carlos Tavares em 2021 traduzem 2 milhões de euros de remuneração fixa e 17 milhões de euros em bónus e prémios de curto e longo prazo e para a reforma. Isto é quanto ganha o executivo português. Em três anos, a remuneração de Carlos Tavares… triplicou!

carlos tavares capa

Herbert Diess reduziu remuneração em 2020

O patrão do Grupo Volkswagen acordou com a empresa reduzir a sua remuneração em 2020. De acordo com os relatórios e contas da empresa, Diess ganhou 6,1 milhões de euros nesse ano. Mas os bons resultados e a recuperação do grupo permitiram que a remuneração do CEO do grupo VW subisse para os 10,3 milhões de euros. Neste valor estão incluídos os benefícios e bónus ligados à reforma.

Bem menos que os exemplos acima, mesmo que o grupo VW tenha vendido mais 3 milhões de unidades em todo o mundo que a Stellantis. E Diess está longe dos seus antecessores que com menos lucros e uma margem de lucro operacional mais curta, levaram para casa mãos de 15 milhões de euros anuais. Por exemplo, Martin Winterkorn.

Sabe quanto va
Herbert Diess (Grupo VW)

Este é o TOP 10 dos modelos mais vendidos na Europa em 2021

No Top 10 das vendas, o VW Golf fechou 2021 como o carro mais vendido na Europa, mas o Renault Clio e o Dacia Sandero aproximaram-se…. muito!

Ler mais

Sabe quanto ganham os executivos (CEO) da General Motors e Hyundai?

Ainda não são conhecidos os resultados da GM de 2021, mas os valores pagos a Mary Barra não devem ser muito diferentes dos que auferiu em 2020. 21,4 milhões de euros será quanto ganha a executiva. Já no grupo Hyundai, o CEO, Chung Mong-koo, embolsou em 2021 qualquer coisa como 20 milhões de euros. É o executivo sul coreano mais bem pago de toda a economia daquele país.

Sabe quanto ganham
Mary Barra