Porsche alcançou margem operacional de 16,6% em 2021

A Porsche alcançou um valor de 16,1% de margem de lucro operacional. Um valor espantoso que estimula, ainda mais, o desejo de vender a casa de Weissach.

A Porsche alcançou um valor de 16,1% de margem de lucro operacional. Um valor espantoso que estimula, ainda mais, o desejo de vender a casa de Weissach. Apesar da volatilidade dos mercados e das dificuldades aportadas pelo conflito na Ucrânia, a Porsche SE quer avançar com a dispersão em bolsa do capital da rentável marca alemã. As famílias Porsche e Piech estão de olho nesta oferta publica de venda, pois ao controlarem o grupo VW através de ações preferenciais, podem receber um dividendo extra para comprarem uma posição minoritária de bloqueio.

Porsche 911 999 GTS 1

Porsche alcançou margem de lucro operacional de 16,5%

A Porsche alcançou, em 2021, uma margem de lucro operacional de 16,5%, uma forte evolução face a 2020 que registou um valor de 15,4%. A Volkswagen, a maior marca do grupo VW, conheceu uma margem de lucro operacional de 3,3% (antes dos resultados da altamente rentável operação chinesa).

Recordamos que as vendas da Porsche chegaram a 301 915 unidades, um aumento de 11% que permitiu à casa de Weissach ultrapassar a barreira das 300 mil unidades. Simultaneamente, a Porsche vendeu 41 296 unidades do Taycan. Que, assim, vendeu mais que o 911 que não encontrou mais de 38.464 compradores.

Do mesmo modo, Arno Antilitz, diretor financeiro do grupo VW, veio dizer que o sucesso do Taycan é a prova quer os modelos elétricos podem ser rentáveis. O que é um incentivo mais para a oferta pública de venda.

Ambiente hostil não para OPV

Todos acreditam, que será levada a cabo no quatro trimestre, mesmo perante um ambiente volátil e cheio de incertezas. Enquanto isso, o grupo VW anunciou que a crise dos semicondutores está a ser menos intensa, mas a tensão a leste oferece novos desafios. Mesmo assim, a perspetiva de vendas é melhor que em 2021, mas não haverá, ainda, o regresso aos valores de 2019.

A oferta pública de venda da Porsche faz parte de uma revisão profunda do grupo VW, libertando recursos para manter o pé a fundo na transição para a mobilidade elétrica. Além disso, estão prontos os planos para um investimento de cerca de 2 mil milhões de euros para uma nova fábrica perto de Wolfsburg.