Peugeot 308 venceu “Carro do Ano 2022” em Portugal

O Peugeot 308 foi o vencedor do Carro do Ano em Portugal. A marca francesa arrecadou ainda mais duas categorias.

A edição 2022 do Carro do Ano Troféu Volante de Cristal sorriu à Peugeot, quase uma extensão do que sucedeu no mercado nacional. A casa de Sochaux dominou o mercado nacional em 2021 e levou para casa três troféus da edição 2022 do Carro do Ano Troféu Volante de Cristal: Carro do Ano, Híbrido do Ano e Desportivo do Ano. Remate de um ano de fulgor por parte da marca hoje parte da Stellantis.

A nova geração do Peugeot 308 convenceu os 20 jurados, jornalistas representantes de vinte órgãos de comunicação social, que lhe outorgou o premio de Carro do Ano Troféu Volante de Cristal 2022. Desta forma, a mais recente geração do modelo do leão sucede ao SEAT Leon, vencedor em 2021.

Entrega Trofeu a Joao Mendes

Peugeot 308 chegou às dez gerações após 90 anos de história

Chegou ao mercado nacional no final de 2021 e deu continuidade à “Série 300” construindo, assim, a mais rica história dos modelos da Peugeot.

Ler mais

Peugeot vence com o novo 308

E se ganhou o prémio mais cobiçado de Carro do Ano, o 308 ainda levou para casa o troféu de híbrido Plug-In do ano. Por seu turno, o Peugeot 508 PSE (Peugeot Sport Engineering) conquistou o galardão de Desportivo do Ano.

O Peugeot 308 venceu depois de fazer parte do grupo de 22 modelos lançados em 2021 e chegar aos sete finalistas escolhidos pelo júri do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. Contas feitas à votação dos jurados, o Peugeot 308 ficou na frente dos seus seis adversários: CUPRA Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Skoda Enyaq iV e Toyota Yaris Cross.

Sendo um híbrido Plug-In, o Peugeot 308 venceu, também, o galardão de “Híbrido Plug-In” do ano. Já na categoria “Desportivo do Ano”, o vencedor foi o Peugeot 508 PSE, o híbrido desportivo da Peugeot.

No que diz respeito ao troféu “Car of the Year“, ou seja, “Carro do ano europeu”, o Peugeot 308 ficou em 4º lugar. O mais alto lugar do pódio foi conquistado pelo Kia EV6, seguido do Renault Mégane E-Tech e do Hyundai IONIQ 5.

Os outros vencedores

Quanto à lista de vencedores da edição 2022 do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, foi a seguinte:

  • Citadino do Ano – Hyundai Bayon
  • Elétrico do Ano – Kia EV6
  • Híbrido do Ano – Toyota Yaris Cross
  • Familiar do Ano – Skoda Enyaq iV 80
  • Grande SUV do Ano – Kia Sorento PHEV
  • SUV compacto do Ano – Nissan Qashqai MHEV

A organização do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal submeteu ao escrutínio dos jurados um grupo de tecnologias associadas à indústria automóvel. O vencedor foi o projeto “Easy Ride” desenvolvido pela Bosch Car Multimédia sediada em Braga. 

Quanto à Personalidade do Ano, a organização elegeu Miguel Sanches, vice-presidente de operações da VW do Brasil e América do Sul.