Óleo do motor. Como verificar o nível, como trocar e qual escolher!

Depois de termos trazido temas como as velas, a iluminação, ou os pneus, agora é […]

Depois de termos trazido temas como as velas, a iluminação, ou os pneus, agora é a vez de falarmos um pouco sobre algo igualmente indispensável para o bom funcionamento de um motor a combustão, e por isso deveras importante. Ao contrário do que possa parecer, os óleos de motor não são todos iguais. Há várias características que devem ser tidas em consideração na hora de fazer a substituição do óleo do motor, já que este é responsável pela lubrificação das peças móveis do motor, reduzindo a probabilidade de desgaste rápido por fricção e corrosão.

Oleo motor 1
Óleo do motor

Existem diversos tipos de óleos para o motor de um veículo a combustão, e que podem ser considerados em função de:

  • Estação do ano (temperaturas) – Corresponde à rotulação SAE;

Inverno: Rotulado com um W, estes são adequados para estações frias. O número que precede o W serve para indicar a temperatura mínima a que o óleo pode proteger o motor a frio. O grau 0 significa -35 °С. Cada série seguinte conta 5 °С. Ou seja, 5W = -30ºC, 10W = -25 °С, etc.

Verão: Pouco comuns, são óleos que fornecem lubrificação em estações quentes, mas são ineficazes na estação fria. Também apresentam os números: 20, 30, 40, 50 e 60, mas que aqui representam a viscosidade cinemática do óleo a 100 °С.

Todas as estações: Estes sim são os mais comuns. Mantêm tanto a temperatura mínima como o nível de viscosidade a uma temperatura quente máxima: Ex: 5W-30, 10W-40.

  • Tipo de motor (gasolina, Diesel, etc…) – corresponde à classificação API;

De acordo com esta classificação, os óleos de motor dividem-se em duas categorias, cada uma contendo várias classes. S, para motores a gasolina e C para motores Diesel. Estas letras são seguidas de outras letras e números que correspondem às classes. Contudo, poderão existir óleos com designação API SL / CF, o que significa que devido às suas características é adequado tanto para motores a gasolina como para motores Diesel.

Tipo de óleo de motor

  • Mineral. Estes apresentam altos níveis de viscosidade. Quando aquecidos, evaporam-se rapidamente e contaminam devido à degradação química dos aditivos na sua composição.
  • Semi-sintético. Contêm uma maior quantidade de aditivos em relação aos óleos minerais. Adequados para regiões com invernos suaves e verões moderados. Têm várias vantagens face aos anteriores como tempo de funcionamento prolongado, maior resistência às mudanças de temperatura e eficiência geral.
  • Sintético. Estes impedem a formação de depósitos e apresentam características ótimas de viscosidade em condições de clima frio. Mantêm as suas propriedades mesmo em temperaturas muito altas e, por isso, são adequados para climas quentes.
Engine oil

Verificar o nível de óleo do motor

Independentemente de quando tiver sido feita a última substituição, é importante que o nível do óleo do motor seja verificado com alguma regularidade, principalmente em motores com maiores quilometragens. Um motor com muitos quilómetros poderá ter mais tendência para perdas de óleo, que se devem a vários fatores.

Apesar de atualmente alguns automóveis já permitirem uma leitura através do menu de manutenção, nada como fazer as coisas à moda antiga. Só desta forma poderemos por exemplo constatar a viscosidade e a cor do óleo. A cor e a consistência do óleo são indicadores do tempo e do estado desse mesmo óleo. Assim, o nível do óleo deve ser verificado regularmente, mas em particular antes de viagens mais longas. A primeira premissa obrigatória é ter o veículo num terreno plano, caso contrário a leitura não será correta. O motor do carro deverá estar frio, ou à temperatura normal de funcionamento e, estando a trabalhar, deverá estar ao ralenti.

No compartimento do motor deverás procurar a vareta de verificação do nível do óleo. Na primeira vez que a retirares, poderás analisar a cor e a viscosidade. O nível não será conclusivo, já que é expectável que a vareta esteja totalmente suja de óleo. Com um papel macio, ou um pano adequado, limpa a vareta. Na extremidade deve ser visível uma escala de medição. Coloca a vareta no orifício até ao fim e retira-a novamente. Agora sim deverá ser possível tirar uma conclusão quanto ao nível de óleo no motor. Se o motor estiver frio, o correto é que o nível se encontre exatamente a meio, entre o máximo e o mínimo. Se o motor tiver estado a trabalhar, é possível e expectável que o nível se encontre acima de meio. Em contrapartida, se tiver abaixo de meio deves acrescentar óleo logo que possível.

Nota: Um óleo em boas condições deve apresentar uma coloração amarelo-esverdeada, e nunca uma coloração escura. O óleo a acrescentar deverá ser igual, ou pelo menos ter as mesmas características do atual.

Como escolher

Na escolha do óleo a colocar deves ter em conta vários fatores como: A utilização do carro, o tipo de motor, e ainda a estação do ano se esta for rigorosa. Contudo, o mais recomendado é seguir a recomendação do fabricante a nível de especificidade, já que estes foram testados no motor em questão.

A viscosidade é uma das propriedades mais importantes de um óleo para o motor. Pode ser definida como a resistência ao movimento que um fluído apresenta a uma dada temperatura, daí a divisão por estação do ano.

oil change g4efaaf75c 1920

Como mudar

  1. Estaciona o carro numa superfície plana e deixa o motor arrefecer durante uns 10 minutos.
  2. Desenrosca a tampa do cárter do óleo.
  3. Deixa escorrer o óleo usado para um recipiente próprio que permita a reciclagem ou depósito em local apropriado.
  4. Sempre que mudares o óleo, deves também substituir o respetivo filtro de óleo.
  5. Antes de colocares o novo filtro, despeja cerca de 200 ml no mesmo e lubrifica o anel vedante.
  6. Coloca, em primeiro lugar, cerca de 80 % da quantidade de óleo recomendado pelo fabricante do carro. Adiciona gradualmente o resto, cerca de 150 ml de cada vez, e vai verificando o o nível com a vareta do óleo.

Nota: Em alguns casos pode ser recomendável a utilização de um funil. Existem outras formas de fazer a substituição do óleo, nomeadamente em viaturas que não dispõem de bujão do óleo. Nestes casos, muito provavelmente a substituição do óleo do motor terá que ser feita por aspiração, com uma máquina adequada.

Conselhos

O óleo do motor deve ser substituído a cada 10 ou 15 mil quilómetros, ou anualmente. Em alguns casos, nomeadamente de uma utilização intensa como a que acontece em carros mais desportivos, esta quilometragem pode e deve ser reduzida.

Muita atenção ao nível. Óleo em excesso é tão ou mais prejudicial para o motor que o contrário.

As informações sobre o óleo do motor são retiradas do site auto-doc.pt