Mobilidade elétrica. Serão precisos mais 14 000 postos de carga… por semana!

Para atingir os objetivos previstos até 2030, a rede pública de carregamento precisa de mais 6,8 milhões de carregadores em toda a Europa.

A mobilidade elétrica, diz a ACEA (Associação Europeia de Construtores Automóveis), está a colocar desafios enormes. Isto porque a aceleração da transição energética está a esmagar tudo à sua passagem. E porque os veículos elétricos e eletrificados precisam de pontos de carregamento, a ACEA lançou um aviso que deverá ter deixado os políticos a coçar a cabeça. Os estilhaços deste aviso acabarão por atingir os construtores. Para conseguir atingir a necessária mobilidade elétrica, será preciso instalar, em toda a Europa, 14 mil carregadores… por semana!

Mobilidade elétrica

Este é mais um aviso sobre a inevitável aceleração da transição energética, tendo peso por ser feito pela ACEA. Ou seja, a associação europeia dos construtores automóveis regressa ao tema dos carregamentos.

Carregamento sem fios. Será este o futuro dos elétricos?

Chegar, estacionar e carregar. Tudo sem a necessidade de cabos. A norte-americana WiTricity apresenta uma solução para o carregamento sem fios.

Ler mais

Mobilidade elétrica exige muito mais capacidade de carregamento

Sob o mesmo ponto de vista, há que reconhecer que 90% do carregamento é feito em casa dos proprietários dos veículos. Porém, a utilização maciça dos modelos eletrificados no âmbito da mobilidade elétrica exigirá mais carga fora de casa. A proliferação dos veículos elétricos vai levar famílias a ter mais de um modelo eletrificado.

Ora, esse multiplicar das vendas de veículos elétricos e eletrificados vai levar a uma procura crescente de pontos de carregamento. E com as viagens a serem asseguradas por esses mesmos veículos eletrificados, os carregadores rápidos são essenciais.

Sem esses carregadores, a mobilidade elétrica e os automóveis eletrificados deixam de poder ter protagonismo como se pretende.

Fundo Ambiental reforçado. Sobe para 4000€ o incentivo para automóveis elétricos

O Fundo Ambiental, criado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, foi reforçado com 10 milhões de euros. Todos os detalhes aqui.

Ler mais

6,8 milhões de carregadores

Perante isto, a ACEA pega no estudo da McKinsey que deixa evidente que serão precisos mais de 6,8 milhões de pontos de carregamento para os objetivos do projeto “Fit for 55”. Um projeto que quer milhões de carros eletrificados nas estradas até 2030.

Mas para isso, é preciso que sejam instalados 14 000 carregadores… por semana! Não se vislumbra que isso aconteça num futuro próximo. Porém já há construtores que meteram mãos à obra. Estão a criar as suas redes próprias, à semelhança do que se verifica com a Tesla, e a colarem-se a empresas que tomaram nas mãos o crescimento das redes de carregamento. Faltará, agora, o impulso dos políticos com custos que ainda se desconhecem.