Kia EV6 vence o galardão de “Carro do Ano 2022”

Dos 7 finalistas, apenas um recorria a motorização de combustão, todos os outros eram veículos 100% elétricos. O vencedor foi o novo Kia EV6.

Os 61 membros do júri do Carro do Ano, entre eles dois portugueses (Francisco Mota e Joaquim Oliveira), oriundos de 23 países, reduziram a sete os candidatos ao galardão no mês de novembro de 2021. Inicialmente faziam parte os seguintes os finalistas: CUPRA Born, Renault Mégane E-Tech, Hyundai Ioniq 5, Skoda Enyaq iV, Ford Mustang Mach-E e Peugeot 308. Ou seja, havia, apenas, um automóvel com motorização de combustão interna nos sete finalistas do Carro do Ano 2022. Mas, no final, foi mesmo um dos elétricos a vencer. O Kia EV6 conquistou o galardão e é o novo “Car of the Year”.

A cerimónia de divulgação e entrega do galardão ao vencedor da edição 2022 decorreu, como habitualmente, em Genebra e foi emitida online, pois o Salão de Genebra voltou a ser adiado devido à pandemia.

Kia EV6. Começo a GOSTAR, e MUITO, de elétricos!

O Kia EV6 é mais uma das melhores propostas 100% elétricas do mercado. Desenvolvido de raiz e pensado ao pormenor, surpreende ao volante.

Ler mais

O regresso de Genebra?

A organização confia que em 2023 regressará o certame suíço e a entrega do galardão numa cerimónia física e não virtual como sucede desde 2020. Quem o disse foi Sandro Mesquita, CEO do Salão Internacional do Automóvel de Genebra. “Estamos a trabalhar de forma afincada para que a próxima edição do Salão de Genebra seja realizada em 2023. E a cerimónia de entrega do galardão Carro do Ano voltará a ser o evento que servirá de abertura do dia de imprensa do Salão, no ano em celebrará o 60º vencedor do galardão.”

Contas feitas ao troféu de 2022, o Kia EV6 conquistou o troféu com 279 pontos, na frente do Renault Mégane E-Tech Electric com 265 pontos e o Hyundai Ioniq 5 com 261 pontos. O Peugeot 308 ficou no quarto lugar com 191 pontos, seguido do Skoda Enyaq iV (185 pts), Ford Mustang Mach-E (150 pts) e no último lugar do CUPRA Born com 144 pontos.

É uma enorme honra conquistar o troféu ‘Carro do Ano’ 2022 com o Kia EV6, o primeiro modelo da marca a ganhar este prestigiante galardão. O EV6 é um desenvolvimento marcante para a Kia, pensado para tornar a mobilidade elétrica, divertida, conveniente e acessível. Combinando uma impressionante autonomia real, capacidades de carregamento ultrarrápido, um interior espaçoso de alta tecnologia e uma condução gratificante. O Kia EV6 conquistou o troféu o que é um empolgante sinal daquilo que está a chegar na nossa gama eletrificada.

Jason Jeong, presidente da Kia Europa
Kia EV6 Car Of the Year 2022 2