Novo Honda Civic chega ainda este ano, apenas com mecânica híbrida

O novo Honda Civic celebra 50 anos do modelo e chega à Europa modernizado e apenas com mecânica híbrida recebendo a sigla e:HEV.

O novo Honda Civic celebra 50 anos do modelo e chega à Europa apenas com mecânica híbrida. Ou seja, terá o prefixo e:HEV. O sistema híbrido faz uso de um motor 2.0 litros a gasolina. Porém, com ciclo Atkinson, dois motores elétrico e novas unidades de controlo e gestão do sistema. Contas feitas, debita 184 cv e 315 Nm e tem como objetivo emitir menos de 110 g/km de CO2 e menos de cinco litros aos 100 km. Vai estar disponível no mercado europeu no outono deste ano.

Honda Civic e:HEV

O Honda Civic e:HEV celebra as mais de 27,5 milhões de unidades vendidas em 170 países desde o lançamento em 1972. O novo modelo estará disponível no último trimestre deste ano apenas no formato híbrido.

Apenas com mecânica híbrida

Completando a eletrificação da sua gama europeia, o Honda Civic está equipado com uma motorização híbrida. Contudo, diferente daquela que é usada no Jazz e no HR-V. E também não é a mesma do CR-V.

Ou seja, é uma unidade híbrida que deita mão ao bloco de 2.0 litros a gasolina. Esta desenhada com ciclo Atkinson (mais favorável no que toca aos consumos) e recebe a ajuda de dois motores elétricos montados perto do bloco térmico. 

367082 ALL NEW HONDA CIVIC e HEV TO DELIVER EXCEPTIONAL DYNAMICS AND EFFICIENCY AS

Simultaneamente, por baixo do banco traseiro está uma bateria com 72 células, de maior densidade. Por outro lado, há uma nova central de controlo que permite alargar a eficiência térmica para os 41%. 

Nesse sentido, o sistema híbrido alterna, automaticamente, entre os modos 100% elétrico, híbrido e os modos de condução, sem necessidade de intervenção do condutor. Os modos de condução são o Eco, Normal, Sport e Individual.

Estilo pouco arrojado

O estilo do Honda Civic e:HEV tem uma nova abordagem por parte da Honda. Há um principio de desenvolvimento conhecido como “M/M – Man-Maximun, Machione-Minimum”. E foi ele que deu a forma que tem pouco rasgo.

O capot está rebaixado 25 mm, dando ao carro um estilo mais afilado. Além disso, foi aumentada a superfície vidrada e as linhas de cintura e ombros foram mais bem definidas. 

Juntamente com isso o Honda Civic e:HEV tem o pilar A recuado e o tejadilho encurva mais rumo à traseira. Na traseira essa linha sob um pouco e cria um pequeno spoiler.

Ao mesmo tempo, os espelhos passam a estar agarrados às portas e a tampa da bagageira é feita em resina. Tudo pensado para reduzir o peso dessa peça que, face ao anterior modelo, pesa menos 20%. 

Honda Civic e:HEV com interior maior 

O anterior Civic já era um dos melhores no que toca à habitabilidade. Agora, o Honda Civic 2022 conta com 35 mm a mais na distância entre eixos, o que vem reforçar esse estatuto. A consola também é nova, mais arejada e com maior qualidade (reclama a Honda). Para além disso integra um novo ecrã de 10,2 polegadas sensível ao toque. O sistema de info-entretenimento conta com som Bose (12 altifalantes) e os, já comuns, Android Auto e Apple CarPlay, agora sem fios de série num pacote de info-entretenimento muito completo e intuitivo. 

Simultaneamente, o sistema ADAS da casa japonesa está presente no Honda Civic e:HEV – conhecido como Honda Sensing – reforçando a segurança, estando equipado com onze airbags. Tudo para sair-se bem nos testes EuroNCAP.