Grupo VW anuncia nova fábrica de baterias com produção de 40 GWh / ano

O Grupo VW vai localizar a sua nova fábrica de baterias em Sagunto, localidade nos arredores de Valência.

O Grupo VW vai localizar a sua nova fábrica de baterias em Sagunto, localidade nos arredores de Valência. A capacidade de produção será de 40 GWh por ano. Será produzida ali a nova bateria formada pela nova geração de células unificadas. Palavras do responsável pela tecnologia do grupo VW, Thomas Schmall, em comunicado. A construção da fábrica começará no final deste ano e começará a produção apenas em 2026.

Grupo VW vai localizar

Grupo VW vai poder beneficiar de incentivo estatal

O Grupo VW vai localizar em Espanha a sua fábrica de baterias. Será em Sagunto, arredores de Valência. De acordo com informações locais, o Governo espanhol lançou um processo de licitação para distribuir três mil milhões de euros para promover a produção de veículos elétricos.

Igualmente, a Volkswagen e a sua fábrica de Sagunto, mais a fábrica de Barcelona da SEAT, fazem parte dos proponentes.

Segundo informou um porta-voz do Grupo VW, está previsto um investimento de 7 mil milhões de euros, em parceria com fornecedores externos, nesta unidade de produção de baterias. Mas esse valor de investimento levará a SEAT a fabricar os seus carros elétricos em Espanha. Será em Barcelona e na unidade de produção de Pamplona da VW que essa produção será feita.

Produção de 240 GWh por ano

Sob o mesmo ponto de vista, o Grupo VW vai localizar parte da sua ofensiva elétrica em Espanha. E um pouco por toda a Europa. Serão seis fábricas de baterias com uma capacidade de produção de 240 GWh/ano. Capacidade que será capaz de fornecer o Grupo VW. Este, por sua vez, tem o desejo de ser o líder mundial em termos de modelos elétricos.

Enfim, Sagunto será a terceira giga fábrica do grupo VW quer será construída até 2030. Atualmente, está em construção a unidade em colaboração com a Northvolt no nordeste da Suécia. Seguir-se-á a fábrica de Salzgitter na Alemanha.

Tanto quanto sabemos, a quarta unidade será produzida na zona leste do Velho Continente. A Skoda a tentar forçar a localização na República Checa. Portugal continuará à espera do que será feito com a AutoEuropa. E esta poderá, ou não, receber mais uma unidade de baterias da VW.