Ford vai lançar ofensiva com 7 novos modelos elétricos incluindo o Puma

A Ford vai lançar ofensiva elétrica sob a qual serão lançados sete modelos 100% elétricos no Velho Continente.

A Ford vai lançar ofensiva elétrica sob a qual serão lançados sete modelos 100% elétricos no Velho Continente. Entre eles estará o Puma, o crossover da casa da oval azul, que é o seu modelo mais vendido na Europa. Tudo isto será feito até 2024, ou seja, num curto espaço de tempo. O que não espanta quando a Ford deseja ser uma marca 100% elétrica em 2030.

ford Stuart Rowley 73 1
Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa

Ford vai lançar ofensiva com ajuda da VW

A VW vai ceder a plataforma MEB para que a Ford produza um crossover médio 100% elétrico semelhante ao VW ID.4. Entretanto, convirá lembrar que a Ford já tinha anunciado um modelo 100% elétrico, mas sem mencionar o tipo de carroçaria.

Segundo informações da própria Ford, o crossover anunciado terá uma autonomia de 500 km. Nesse sentido, o nome do modelo só será revelado no final deste ano. A produção deverá iniciar-se em 2023.

ford quatro modelos

Crossover desportivo está nos planos

Na esteira da ofensiva que a Ford vai lançar, encontramos um crossover desportivo que será produzido em Colónia e que, acredita-se, terá como plataforma a MEB do grupo VW.

Com este modelo, o parque industrial de Colónia vai aumentar a sua produção para 1,2 milhões de veículos no espaço de seis anos.

ford novidades electricas por

Ford vai lançar ofensiva elétrica com forte investimento

No sentido de prosseguir esta ofensiva, a Ford vai investir em Colónia 1,8 milhões de euros. Nesta cifra está incluída a construção de uma nova fábrica de baterias que deverá começar a operar em 2024. Os modelos comerciais serão produzidos na Turquia. O Puma 100% elétrico será produzido na Roménia.

Depois que essa capacidade de produção esteja instalada, a Ford aumentará para 600 mil unidades as vendas de modelos 100% elétricos na Europa. Por sua vez, este nível de vendas permitirá que o EBIT (lucros antes de impostos e juros) na Europa seja de 6% em 2023.

De acordo com Stuart Rowley, presidente da Ford Europe, e, comunicado, “o nosso avanço rumo a um futuro 100% elétrico é uma necessidade absoluta para a Ford Europa no sentido de satisfazer as necessidades de mobilidade de uma Europa em mudança.”

Ofensiva nos comerciais

A Ford vai lançar ofensiva elétrica, também, nos comerciais ligeiros. Conforme o calendário de lançamentos, a Transit Custom 1 tonelada terá versão 100% elétrica em 2023. O Tourneo Custom de passageiros estará disponível em versão elétrica igualmente em 2023. A Transit Courier terá também versão alimentada a baterias em 2024 (com produção na Roménia). Finalmente, a Tourneo Courier de passageiros tem horizonte de lançamento 2024.

Ford será 100% elétrica em 2030

A casa da oval azul confirmou que em 2030 será 100% elétrica e acredita que dois terços dos comerciais vendidos sejam ou elétricos ou híbridos nessa data. Este anúncio é feito em cima das notícias que apontam a separação da divisão de veículos de passageiros em modelos Electric e modelos Ford Blue com motores de combustão interna. Com a ajuda da Ford Pro, unidade focada nos veículos comerciais, serão estes dois braços que vão definir o futuro da casa da oval azul no Velho Continente.

Enfim, a Ford junta estes sete modelos aos dois já existentes nos passageiros – Mustang Mach-E e Mustang Mach-E GT – e à E-Transit entre os comerciais, e que estará à venda no próximo trimestre.