Fiat Panda continuará a ser produzido até 2026

O Fiat Panda é produzido em Pomigliano e receberá a companhia do Alfa Romeo Tonale, num esforço para se manter no mercado.

O Fiat Panda é produzido em Pomigliano e receberá a companhia do Alfa Romeo Tonale. É a forma encontrada pela Stellantis para manter as unidades de produção em Itália funcionais. Assim, por acordo com os sindicatos, o Fiat Panda continuará em produção até 2026. Uma vitória para os sindicatos, depois de duras negociações que colocaram em causa muita coisa. O acordo chegou e a consequência é a manutenção da ocupação da fábrica de Pomegliano.

Fiat Panda Cross Hybrid 1

Para lá deste acordo que vai manter o Panda em produção até 2026, os sindicatos estão expectantes com outra situação. Falamos do anúncio da Stellantis em construir uma fábrica de baterias em Itália. E foram os sindicatos que deixaram escapar que a decisão está, praticamente, tomada.

Panda mantém-se no mercado

Atualmente, a questão é o Panda. A Fiat nunca deu uma data para descontinuar o modelo, que sobreviveu à morte anunciada por Mike Manley, em 2019. O então CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) queria acabar com os citadinos em prol dos mais rentáveis utilitários.

Enfim, com esta decisão, o fantástico Fiat Panda irá manter-se em comercialização por mais uns anos. Entretanto, os sindicatos fizeram um comunicado onde declararam que a terceira fábrica de baterias vai para diante e que depois de França e Alemanha será Itália a receber essa terceira fábrica.

Por outro lado, as fábricas de Pomigliano e Termoli vão ser totalmente atualizadas para enfrentar a mobilidade elétrica.