Estrada Nacional 2. 738 km. 1 carro elétrico, e apenas uma carga. Será?

Dia 16 de março de 2022, o objetivo é percorrer os 738 km da Estrada Nacional 2, no novo EQS da Mercedes-EQ, com apenas uma carga!

Será possível percorrer a estrada nacional mais longa da Europa num automóvel elétrico com uma única carga? A Mercedes-EQ e o Clube Escape Livre vão tentar! Dia 16 de março de 2022, o novo EQS da Mercedes-EQ vai percorrer os 738 km da Estrada Nacional 2, de Chaves até Faro, sem carregar. O desafio chama-se “1ZERO2 – UMA CARGA. ZERO EMISSÕES. TODA A N2”. Uma iniciativa da Mercedes-EQ e do Clube Escape Livre que vão tentar percorrer Portugal de Norte a Sul, de Chaves a Faro, ao longo da estrada nacional mais extensa de Portugal e da Europa.

Ação EQS N2

1ZERO2 – UMA CARGA. ZERO EMISSÕES. TODA A N2

Depois de terem realizado em 2021 a 1ª Volta Elétrica a Portugal, percorrendo os quatro cantos do país, num percurso de mais de 2000 km sem emissões, a bordo do EQA da Mercedes-EQ, a Mercedes-Benz e o Clube Escape Livre voltam à estrada em mais uma iniciativa pioneira que promete testar até ao limite a real capacidade da mobilidade elétrica.

A N2 é a única estrada nacional na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude (há apenas outras duas com as mesmas características em todo o mundo, a Ruta 40, na Argentina, e a Route 66 nos Estados Unidos da América).

Apesar de descaracterizada em alguns pontos do trajeto, é possível fazê-la quase na sua totalidade respeitando o traçado original. Pela frente estão 738 km de asfalto, passando por 35 municípios, cruzando pontes sobre 11 rios e atravessando 11 serras.

EQS 450 N2

Tudo com apenas UMA carga!

Para o conseguir, o EQS da Mercedes-EQ terá de a percorrer na sua totalidade apenas com uma única carga de bateria. Uma garantia que será dada pela FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting que irá acompanhar e certificar esta ação.

Na estrada estará o EQS 450+ com jantes AMG de 21”, cuja autonomia anunciada WLTP é de 717 km. Será posto à prova numa situação de condução real, durante mais de 12 horas de condução. A eficiência será a palavra-chave e irá ditar o sucesso da iniciativa, sobretudo em pleno inverno, com temperaturas que desafiam a capacidade das baterias e num percurso com elevações quase até aos 1000 m.

Esta iniciativa pretende demonstrar que os veículos elétricos já conseguem ter autonomias significativas, capazes de percorrer os mais de 700 km da mítica N2 com apenas uma carga e com uma condução normal. Algo que poderá surpreender muitas pessoas.

Jorge Aguiar, Diretor de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz

O automóvel bandeira da Mercedes-EQ assume o desafio, procurando demonstrar que a evolução da tecnologia dos automóveis elétricos responde a todas as necessidades reais de mobilidade. E tudo com zero emissões CO2.

É este tipo de iniciativas pioneiras e diferentes que distingue o trabalho do Escape Livre em Portugal. Queremos continuar a desafiar as potencialidades das novas formas de mobilidade e mostrar que o automóvel é o aliado perfeito para nos levar a descobrir o melhor do nosso país.”

Luís Coelho, Escape Livre.

A partida para esta ação está marcada para esta quarta-feira, dia 16 de março, pelas 8h, junto ao marco do Km 0 na cidade de Chaves, onde o EQS da Mercedes-EQ vai partir, percorrendo toda a N2 até chegar a Faro. A tampa de carregamento será selada pelo representante da FPAK, que irá também acompanhar toda a viagem validando o percurso, garantindo que não há qualquer carregamento de bateria até ao final. Mais de 700 km depois. Será?