Elétrico de luxo Mercedes EQS conhece a cidade mais alta

O Mercedes EQS conheceu a cidade mais alta num abraço entre o futuro e a história. A Guarda a bordo do elétrico de luxo da Mercedes-EQ

Foi o primeiro modelo 100% elétrico feito a partir de uma folha de papel em branco. Destaca conforto, tecnologia e qualidade por ser o alter ego elétrico do Classe S. O Mercedes EQS conheceu a cidade mais alta num abraço entre o futuro e a história e o resultado está expresso nestas fotos absolutamente fabulosas.

Guarda fria, mas acolhedora como o EQS

Quando olhamos para o horizonte, identificamos a Serra da Estrela, imponente maciço que oferece à Guarda um dos seus cinco F… Fria. Mas com o EQS, o frio não é uma questão tal a qualidade da climatização.

A maior bateria do segmento confere força igual à da Guarda

O Mercedes EQS é o primeiro carro 100% elétrico feito de raiz pela casa de Estugarda, exibindo uma longa distância entre eixos que alberga as baterias que alimentam a unidade motriz do EQS. Um carro com uma força espantosa vinda da sua bateria com 107,8 kwh de capacidade útil, que imita outro dos cinco F da cidade mais alta. Sim, a Força que é concedida pela famosa muralha que tornava a Guarda inexpugnável.

Farta tecnologia no EQS

Por outro lado, o Mercedes EQS oferece um farto equipamento e farta tecnologia. A Guarda é uma cidade farta devido ao Vale do Mondego, rico em diversidade e valor cinegético e alimentar, sendo este mais um dos cinco F da cidade mais alta.

Tal como acontece com o seu “Irmão” a combustão, o Mercedes-Benz Classe S, o EQS é a montra tecnológica do construtor alemão. Do reconhecimento facial ou vocal, a um painel de instrumentos tridimensional, passando por todas as tecnologias de realidade aumentada, uma viagem a bordo deste porta estandarte elétrico é uma verdadeira experiência e um apelo aos sentidos.

Guarda formosa na vista

O desenho do Mercedes EQS assenta no ADN da submarca EQ, responsável pelos modelos 100% elétricos da casa alemã. A frente ampla com uma grelha falsa que alberga os sensores, câmaras e radares dos sistemas de ajuda à condução e de segurança. Os faróis beijam essa grelha e por baixo temos os nichos dos faróis de nevoeiro. Uma frente agressiva que se espraia por uma carroçaria com uma elevada linha de cintura e um formato coupé do melhor efeito.

A traseira fecha-se com farolins unidos por uma faixa luminosa que funciona como assinatura luminosa do EQS.

Ora, o Mercedes EQS é formoso, tal como um dos 5 F da cidade da Guarda, a cidade Formosa. A beleza natural oferecida pela proximidade da Serra da Estrela, vales de cortar a respiração e uma vista única por ser a cidade mais alta, permite dizer que tanto a cidade da Guarda como o EQS são… formosos!

Fidelidade da Guarda é igualada pelo compromisso com a segurança do EQS

A cidade mais alta, encravada na Beira Interior a 1065 metros de altitude e a um tiro de pedra da Serra da Estrela, ganhou o quinto F quando Álvaro Cabral, alcaide Mor do Castelo da Guarda se recusou a entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383 a 1385. O homem que foi, posteriormente, o Mestre de Avis foi fiel e tornou-a numa cidade Fiel.

O EQS é fiel ao seu utilizador ao oferecer uma série impressionante de ajudas à condução e segurança. Um conjunto que nos deixa boquiabertos e assegura que tudo é feito para evitar um acidente e assim proteger, tal como a Guarda sempre protegeu, os seus ocupantes e utilizadores.

Instrumento contra as alterações climáticas

Sendo 100% elétrico, o Mercedes EQS é um carro muito importante na luta contra as alterações climáticas. As zero emissões permitem uma maior tranquilidade de utilização, um pouco à imagem do que o Clube Escape Livre está a fazer com as suas atividades. Numa colaboração com a Terra Prima, o clube egitaniense vai compensar todas as emissões das suas iniciativas através de um projeto inovador de sequestração de carbono.

O EQS faz o mesmo com a sua motorização elétrica que rima de forma perfeita com a Guarda e os seus monumentos. Com enorme silêncio, conforto, agilidade e zero emissões, o Mercedes EQS convida á descoberta das cidades e, particularmente, da cidade mais alta.

A agilidade proporcionada pelos 333 cv de potência do motor elétrico aliada ao conforto proporcionado pelos bancos suaves e acolhedores e com toda a informação oferecida no enorme Hyperscreen – que domina o interior – é possível visitar locais emblemáticos da cidade mais alta.

O silêncio da motorização elétrica e a agilidade do EQS permite passar pela Praça Luís de Camões e admirar a imponente Sé da Guarda. Permite que possa seguir para o Museu da Guarda. Aqui encontramos a exposição de inúmeras peças representativas de áreas como a arqueologia, escultura e pintura sacra.

Perto da Porta d’El Rei encontrará as ruas da judiaria e mantendo a confiança no Mercedes EQS, degustar a gastronomia egitaniense.


Poder elétrico leva-nos à Serra da Estrela

Para lá da qualidade de materiais no interior, da imensa tecnologia embarcada e da facilidade de condução, o Mercedes EQS tem, graças à gigantesca bateria, uma autonomia, também ela enorme.

Assim, não terá problemas com a ansiedade de ficar sem carga. Com mais de 500 quilómetros de autonomia oferecidos, depois de varejar a cidade da Guarda, degustar a sua cultura, beleza arquitetónica e paisagista e a sua história, a descoberta da Serra da Estrela é, apenas, uma questão de tempo.

A autonomia do EQS permite-lhe abandonar a proteção e a força da cidade mais alta e encarar os grandes espaços em busca da beleza esmagadora do maciço montanhoso mais alto de Portugal Continental. Uma sugestão que lhe deixamos para explorar os limites do EQS. E no regresso à Guarda, uma passagem num carregador rápido permite recuperar energia no carro, enquanto recupera energia em um dos fantásticos restaurantes da Guarda onde a gastronomia local é rainha.

Estrada Nacional 2. 738 km. 1 carro elétrico, e apenas uma carga. Será?

Dia 16 de março de 2022, o objetivo é percorrer os 738 km da Estrada Nacional 2, no novo EQS da Mercedes-EQ, com apenas uma carga!

Ler mais

Mais complicado será voltar costas à Guarda como complicado foi virarmos as costas ao fantástico Mercedes EQS que nos acompanhou nesta jornada pela cidade mais alta!