Chegou o inevitável. O próximo 500 Abarth será mesmo elétrico

Não é que não estivesse-mos à espera. Os Pocket Rocket como o 500 Abarth também vão passar a ser elétricos… Estará o segmento comprometido?

Já foi tema de uma das rúbricas da PocketRocket.pt, aqui no website do Clube Escape Livre. A reflexão terminou com a conclusão que não tínhamos “razões para duvidar que a troca das octanas pelos eletrões vai mudar este paradigma (diversão e prazer de condução), podendo até trazer novas vantagens e pontos fortes”. Agora, com o 500 Abarth elétrico, a espera está prestes a chegar ao fim, por isso vamos tentar perceber o que a marca do escorpião preparou para nós.

Eletrificação. Também vai chegar aos pequenos desportivos (?)

A eletrificação parece fazer parte dos planos de todos os construtores. Contudo, para os pequenos desportivos, nem tudo está perdido!

Ler mais

Receita familiar

Apesar de totalmente diferente do atual modelo, o futuro Abarth elétrico terá uma receita já muito conhecida. A potência será aumentada, as suspensões afinadas para um comportamento mais desportivo assim como será também alterado o sistema de travagem.

Segundo o CEO da Abarth Olivier François todo o carro será modificado, não sendo por isso um processo simples. François acrescenta ainda que o projeto está já na sua fase final de desenvolvimento e que não deverá demorar muito até termos o novo Pocket Rocket na estrada.

Fiat 500e Abarth XTOMIDESIGN
No exercício do designer X-Tomi, será assim o novo 500 Abarth elétrico?

Há um ano e meio atrás, disse que [desenvolver um 500 Abarth elétrico] não devia ser assim tão difícil. Os carros elétricos são já tão divertidos de conduzir. A boa notícia é que que estamos ativamente a trabalhar nisso e, assim que seja confirmado, deverá ser relativamente rápido.

François Olivier, CEO Abarth

Os pormenores não são ainda conhecidos de todo, assim como não sabemos também quando exatamente ficaremos a conhecer este novo 500 Abarth elétrico.

O que sabemos são as performances do Fiat 500e convencional. Com um tempo dos 0-100 km/h de nove segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h, deverá ser facilmente suplantado pelo novo Abarth.

Interessante mas controverso

A Abarth é, na sua essência, uma marca emotiva e que apela ao coração de uma forma genuína e visceral. A sensação ao volante, a posição de condução e o som rouco destes pequenos diabretes, são inigualáveis e a razão pela qual apaixonam tantos condutores.

Por esta razão, preocupa-nos a afirmação do responsável da Abarth, onde afirma que “o som será interessante. Poderá ser silencioso ou não.” E é nesta última frase que reside o problema.

Seja elétrico ou a combustão, um Abarth tem que ser puro e focado no que realmente interessa, a condução. Esta aparente preocupação com o som do carro, mostra que a Abarth não terá problemas em introduzir algo artificial no modelo, ao invés de potenciar as suas aptidões naturais.

Abarth 595 Monster Energy Yamaha. Escorpião da PISTA, para a estrada…

O Abarth 595 Monster Energy Yamaha é um “pocket-rocket” limitado a 2000 unidades e inspirado na Yamaha YZR-M1 de 2020 de Valentino Rossi e Maverick Viñales.

Ler mais

Caso este paradigma se transporte, também, para outros componentes, podemos correr o risco de ter um carro que nem é um bom Pocket Rocket nem um bom elétrico. Algo, portanto, que não serve qualquer propósito, podendo mesmo ditar o fim deste icónico Pocket Rocket.

Estamos a exagerar? Talvez! Não somos contra a eletrificação, de resto, deixamos já isso claro no nosso artigo em que falamos sobre o assunto. Somos, sim, contra a perda da alma, sobretudo em algo tão carismático como um 500 Abarth.