Volvo Cars soma e segue. Em 2021 os lucros registaram novo recorde

Apesar de um último trimestre de 2021 abaixo do esperado, a Volvo Cars registou lucros recorde no balanço do ano de 2021.

A marca sueca propriedade da Geely está a viver momento fulgurante. Apesar de um último trimestre de 2021 abaixo do esperado, a Volvo Cars registou lucros recorde no balanço do ano de 2021. O resultado menos conseguido no quarto trimestre esteve ligado à crise dos semicondutores, que afetaram a produção, e à inflação galopante das matérias-primas. Contas feitas, o lucro operacional nesse trimestre caiu para 347 milhões de euros. Mas nas contas anuais, a casa sueca não parou de bater recordes.

Volvo XC40 T3

Volvo XC40 bate recorde de vendas a nível mundial

O SUV compacto da Volvo continua a bater recordes e, em 2021, o Volvo XC40 vendeu 201 037 unidades em todo o Mundo.

Ler mais

Apesar disso, a Volvo esteve o ano todo a bater recordes de receitas e rentabilidade. E conseguiu sobreviver ao facto de estar, agora, cotada na bolsa de Estocolmo e ter conhecido alterações contabilísticas à conta da Polestar. Este á uma marca detida em 49% pela Volvo. Finalmente, a Volvo Cars fez um enorme investimento na expansão da linha de produção.

Naturalmente que, um dos principais culpados destes resultados foi o mais pequeno SUV da família XC da Volvo, o XC40. O modelo de sucesso do construtor esteve disponível em versões térmicas gasolina e Diesel e atualmente conta com versões híbridas plug-in e o 100% elétrico Recharge. É este que nos acompanha diariamente para viver “um ano elétrico“.

Último trimestre de 2021 afetado

Tudo isto contribuiu para a redução da margem de lucro operacional de 5,8% em 2020 para 4,6% no derradeiro trimestre de 2021. A casa sueca afirma em comunicado que sem estas perturbações a margem de lucro operacional seria de 7,1%.

As vendas também caíram no derradeiro trimestre de 2021, mas em declarações ao Automotive News Europe, Bjorn Annwall, diretor financeiro da Volvo, referiu que “compensámos a queda do volume de vendas com o aumento dos preços e a redução dos custos. Assim, apesar de um ambiente muito volátil, tivemos um forte desempenho.

Volvo Cars bateu recordes financeiros

E, olhando ao resultado global de 2021, a Volvo esteve muito bem. As receitas de 2021 foram de 26,6 mil milhões de euros e os ganhos de 1,9 mil milhões de euros. Ambos os valores são recordes para a Volvo Cars. A margem de lucro operacional subiu, assim, para 7,2%, um extraordinário resultado face aos 3,2% em 2020.

Para 2022, a Volvo Cars acredita que apesar da instabilidade e volatilidade do mercado poderá antecipar dois anos o objetivo de vender 800 mil unidades por ano. E sobre esse assunto, Bjorn Anwall atirou “temos, definitivamente, a procura e temos uma carteira de encomendas para isso. Mas vamos ver o que conseguiremos fazer com base nas restrições na cadeia de fornecimento.”