Vendas na Europa com queda histórica em janeiro

A crise dos semicondutores explica que as vendas na Europa, em janeiro, tenham sido negativamente recordistas.

A crise dos semicondutores explica o mês de janeiro negativamente recordista das vendas na Europa, ao não passar das 822 423 unidades vendidas. Um recuo de 2,4% na área da União Europeia, EFTA e Reino Unido, segundo dados da ACAE, a associação europeia de construtores automóveis. O sétimo mês consecutivo de quebra nas vendas no Velho Continente aumenta as dificuldades experimentadas pelos construtores dependentes do mercado interno.

Foi uma quebra histórica nas vendas na Europa. Desde que há registos sérios das vendas (década de 90 do século passado), foi o pior resultado e, pela primeira vez, foi registado o recorde de sete meses de seguida a perder vendas.

Diz-se que as dificuldades de uns são os benefícios de outros. Neste caso, Hyundai e Kia, capazes de ultrapassar as dificuldades com os semicondutores, foram dos maiores beneficiados. Podendo produzir com menos dificuldades que os europeus, contrariaram a tendência e ganharam vendas na Europa e quota de mercado.

Vendas na Europa - VW ID GTX

VW recua 3,7%, vendas na Europa caiem 2,4%

Contas feitas, o mercado, em janeiro, contraiu 2,4% para 822 423 unidades. O grupo Hyundai Kia conseguiu um aumento de 36%, subindo a quota de mercado de 7,4 para 10,3%!

O grupo VW viu as suas vendas na Europa recuarem 3,7% em janeiro. Decompondo o portfólio de marcas, a VW perdeu 6,1%, a Skoda recuou 5,5% e a Seat teve crescimento negativo de 19%. A Porsche ganhou 38% e a Audi cresceu 8,8%.

Vendas na Europa - Peugeot 308 PHEV

Stellantis perde 12% nas vendas

Pior performance conheceu a Stellantis. O recuo foi de 12%, com a Fiat a perder 19% e a Citroen a recuar 17%, a Peugeot teve evolução negativa de 14% e a Opel acabou com 3,6% negativos. Curiosamente, a DS conheceu ganhos significativos de 19%. Tudo face a janeiro de 2021.

Enquanto isso, no lado da Renault houve um amortecimento da queda com um recuo de 0,9%, ajudada pelo crescimento de 19% da Dacia que acomodou o recuo de 13% da Renault.

Quanto às piores performances do mercado europeu, em janeiro, figuram Jaguar, Volvo e a Nissan. A Jaguar perdeu 32% das vendas, a Volvo caiu 20%, enquanto a Nissan recuou 18%. Tudo comparando com o mês de janeiro de 2021.